Juventudes fecham 2021 com planos concretos para o futuro

O programa Competências para a Vida, da United Way Brasil, encerra o ano com resultados que ampliam o otimismo e a esperança das novas gerações. Durante 2021, foram 582 jovens impactados pela formação oferecida pelo programa, que envolve diálogos com especialistas e sessões de mentorias, realizadas por colaboradores voluntários das empresas parceiras.

O Competências para a Vida ampliou a abrangência, chegando a 12 cidades de três estados: São Paulo (Campinas, Francisco Morato, Mogi das Cruzes, Monte Mor, São Paulo, Sumaré, Suzano e Valinhos); Pernambuco (Jaboatão dos Guararapes e Recife), Amazonas (Manaus) e Rio de Janeiro (Rio de Janeiro).

“O Competências para a Vida foi muito importante para mim. Consegui me sentir à vontade com os educadores. O curso nos ajuda a manter a calma e acreditar que tudo vai dar certo”

Jovem participante

Cada jovem recebeu cerca de 20 horas de formação. Só no último dos três ciclos realizados em 2021 (encerrado em dezembro), 256 jovens frequentaram as atividades propostas e puderam trabalhar as competências socioemocionais, tendo mais subsídios para desenhar seus projetos de vida, com foco na carreira profissional que querem traçar para si, nos próximos anos. 

Além dos momentos de formação, jovens participantes, em situação mais vulnerável, receberam bolsa digital para acompanhar as conversas e ter acesso a todas as propostas de interação e capacitação, que aconteceram em plataformas virtuais. Outros jovens também puderam contar com cartões-alimentação para mitigar os impactos negativos da pandemia na situação financeira de suas famílias, como Gabriel Barros (foto), jovem de Francisco Morato (SP).


Espaço de acolhimento, aprendizagem e desenvolvimento

A avaliação realizada junto às juventudes que compuseram o ciclo 3 do programa trouxe vários depoimentos que denotam a importância de iniciativas que deem aos jovens possibilidades e caminhos para encontrarem seus lugares na sociedade e no ecossistema produtivo, especialmente nessa fase da pandemia, em que as incertezas ainda prevalecem. Mais do que isso, o programa Competências para a Vida conduz as juventudes, a partir de suas realidades, ao autoconhecimento, estimulando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

“Ver pessoas contando suas histórias, seus medos e sonhos, como vão fazer para alcançar o que querem da vida, que vamos enfrentar desafios, mas vamos chegar ao nosso objetivo… Foram meses de aprendizado que nunca mais vou esquecer.”

Jovem participante

Ao colocá-los em contato com as experiências dos colaboradores voluntários, por meio das mentorias, os jovens percebem que essas pessoas, que hoje estão em postos de trabalho condizentes com seus sonhos e objetivos, também começaram a carreira profissional em cargos iniciais, tiveram de superar obstáculos e aproveitaram as oportunidades que encontraram pelo caminho para se desenvolverem. 

Essas trocas e identificações mútuas, sobre processos, escolhas, desejos e sonhos, é o grande legado que o programa deixa em cada jovem impactado, para que construa um projeto de vida com bases sólidas e conectadas às suas expectativas de presente e futuro.

“Eu aprendi muitas coisas sobre o mundo do trabalho e melhorei minha comunicação e timidez. Graças ao Competências, já tenho uma ideia do que quero para meu futuro.”

Jovem participante

Conheça o programa Competências para a Vida.