Notícias

UWB é uma das vencedoras do Prêmio Melhores ONGs 2023

A iniciativa reconhece as 100 organizações brasileiras que se destacam pela sua excelência em gestão, sustentabilidade e governança.

A United Way Brasil (UWB) está entre as 100 melhores organizações sociais brasileiras do Prêmio Melhores ONGs 2023, realizado anualmente pelo Instituto Doar em parceria com O Mundo Que Queremos e apoio da Ambev.

A premiação divulga as ONGs do País que mais se destacam pela sua excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. 

O prêmio avalia, de forma técnica, cinco grandes temas transversais: causa e estratégia de atuação; representação e responsabilidade; gestão e planejamento; estratégia de financiamento; comunicação e prestação de contas.

A UWB se aplicou em todas as fases de avaliação, que vão desde responder a questionários até o envio de uma série de documentos comprobatórios.

Fazem parte das 100 melhores organizações as que recebem as maiores notas nos cinco temas avaliados. Não existe um ranking, mas o reconhecimento de instituições que compõem um ecossistema de mais de 815 mil organizações sociais brasileiras (Fecap).

Confira no link todas as ONGs premiadas: https://www.premiomelhores.org/lista-das-100-melhores-ongs-de-2023/

O Prêmio Melhores ONGs 2023 se soma a outras conquistas da UWB neste ano. Em julho, conquistamos o Selo Doar na categoria A+. Já em outubro, recebemos o prêmio VOL por nossas iniciativas de sustentabilidade. 

Sobre a UWB

Somos uma associação sem fins lucrativos formada por cidadãos e organizações de mais de 41 países que, unidas pela crença de que “juntos é possível fazer mais”, dedicam recursos e talentos para transformar e melhorar a realidade de outras pessoas e comunidades ao redor do mundo. Presente no Brasil desde 2001, a UWB articula redes e coalizões para investir na potência das novas gerações, por meio de programas que trabalham o pleno desenvolvimento da primeira infância (0 a 6 anos) e das juventudes em situação de vulnerabilidade social. Só em 2022, as ações coletivas da organização impactaram positivamente a vida de 8.736 famílias com crianças e 10.974 jovens em 28 cidades de 6 estados.  Saiba mais

UWB ganha o Prêmio VOL por melhores práticas de voluntariado

Organização foi premiada pelo Viva Unido Comunidades, ação multiempresas que realiza há 21 anos

Outubro, 2023 – A UWB é uma das vencedoras da categoria Organizações Sociais da Sociedade Civil (Oscs) do Prêmio VOL, que será entregue dia 24 de outubro em cerimônia a ser realizada na cidade de Belo Horizonte (MG).

A categoria, que reconhece as melhores práticas de voluntariado em organizações sociais, recebeu mais de 100 inscrições. Com o Dia Viva Unido Comunidade, a UWB leva o prêmio por articular uma ampla ação de voluntariado empresarial que, em 2023, completou 21 edições. 

O Prêmio VOL, conduzido pelo Instituto Dadivar, um dos idealizadores da plataforma de mesmo nome, está na sua terceira edição e contempla cinco categorias: Oscs, Voluntariado, Empresas, Reportagem e Universidades.

A iniciativa tem como missão ser o primeiro evento nacional de reconhecimento, estímulo e divulgação das melhores práticas de gestão de voluntariado. Também quer incentivar a decisão de pessoas a buscarem oportunidades para doar seu tempo e/ou talento para diferentes causas, de forma estruturada, eficiente e comprometida.

Sobre o Dia Viva Unido Comunidade

O Dia Viva Unido Comunidades é uma ampla ação de voluntariado empresarial implementada pela UWB, há 21 anos, em parceria com empresas associadas. As corporações que aderem à iniciativa assumem a tarefa de mobilizar suas equipes para que participem de um dia dedicado a crianças em situação de vulnerabilidade social.

Na edição de 2023, mais de 350 voluntários de 15 empresas em 13 cidades vão realizar, em outubro e novembro, atividades lúdicas em espaços de aprendizagem e de brincar, como escolas públicas e organizações sociais.

O tema desta edição, “Juntos pela Equidade”, quer promover a reflexão sobre a importância da equidade racial em todos os lugares frequentados pela criança, para que ela possa crescer em uma sociedade mais justa e diversa.

“Essa é a segunda ação que a Caterpillar participa com a UWB. Para mim, no voluntariado, nós recebemos muito mais do que doamos. É um tempo cansativo fisicamente, mas saímos com a alma leve. Pra mim, isso define ser voluntário”, ressaltou Cristiana Motta, colaboradora voluntária da Caterpillar.

Só na cidade de São Paulo, em 6 de outubro, no CEU Guarapiranga, mais de 250 voluntários se engajaram nesse propósito, com a realização de diferentes atividades para resgatar as raízes negras que sustentam a história do Brasil, a fim de criar sinergia e conexão de grandes empresas em torno de um mesmo objetivo: impactar a vida de crianças, proporcionando um ambiente acolhedor, que respeite cada uma e cada um. 

“Profissionais que participam dessa experiência não só proporcionam um momento legal para as crianças, como também voltam para casa muito mais completos, muito mais conhecedores sobre aquilo que podem fazer para transformar a sociedade”, reforçou André Felicíssimo, Presidente da P&G no Brasil e membro do Conselho Deliberativo da UWB.

Viva Unido Comunidade: juntos pela equidade para fortalecer a primeira infância

A iniciativa reunirá 350 voluntários de 15 empresas que apoiam a UWB

Realizado há 21 anos, o Dia Viva Unido é uma ampla ação de voluntariado empresarial implementada pela UWB em parceria com empresas associadas. As corporações que aderem à iniciativa assumem a tarefa de mobilizar suas equipes para que participem de um dia dedicado a crianças em situação de vulnerabilidade social.

Na edição de 2023, são esperados mais de 350 voluntários de 15 empresas que vão realizar atividades lúdicas em espaços de aprendizagem e de brincar em 13 cidades. O tema desta edição, “Juntos pela Equidade”, quer promover a reflexão sobre a importância da equidade racial em todos os espaços frequentados pela criança, para que ela possa crescer em uma sociedade mais justa e diversa.

Uma das características inovadoras dessa mobilização é criar sinergia e conexão de grandes marcas em torno de um mesmo objetivo: impactar a vida de crianças, proporcionando um ambiente acolhedor, seguro e inclusivo que respeite cada uma e cada um. 

Em São Paulo, a ação vai acontecer em 6/10, no CEU Guarapiranga, na zona sul de São Paulo, frequentado por alunos da creche e educação infantil. Os voluntários vão se dividir em atividades como recreação, contação de histórias e brincadeiras de origem afro-brasileira, para resgatar a cultura e as raízes negras que sustentam a história de nosso país.

O Viva Unido Comunidade também contará com a participação de 4 empresas e 115 colaboradores das cidades de Betim (MG), Caçapava (SP), Camanducaia (MG), Goiana (PE), Joinville (SC), Lavras (MG), Louveira (SP), Manaus (AM), Navegantes (SC), São Bernardo do Campo (SP), Seropédica (RJ) e Sumaré (SP).

Nesses municípios, a ação de voluntariado acontecerá em escolas e organizações sociais que atuam com a primeira infância, envolvendo crianças em momentos especiais, de muita interação e estímulos saudáveis.

“O Viva Unido Comunidade é uma iniciativa que mostra, na prática, a força do voluntariado empresarial como alavanca para mudanças. Este ano, o tema ‘Juntos pela Equidade’ quer reforçar a urgência da agenda antirracista para que possamos avançar como sociedade. O preconceito, infelizmente, começa nos primeiros anos de vida, nos espaços frequentados pelas crianças pequenas. É essencial que a gente se una para mudar essa realidade, por isso, é especialmente simbólico ter uma mobilização como essa acontecendo ao mesmo tempo em diferentes lugares. Desejamos que a interação entre voluntários e crianças, por meio de atividades que resgatam a cultura e os saberes do povo negro, seja uma oportunidade transformadora para ambos”, ressaltou Gabriella Bighetti, CEO da UWB.

Agenda de ações voluntárias

DataLocalEmpresas apoiadoras
6/10São Paulo (CEU Guarapiranga)3M
Accenture
American Tower
Caterpillar
Dow
EY
Ecolab
Elanco
Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Lear
Lilly
Morgan Stanley
O-I
P&GSanofi
10/11BetimLear
6/10CaçapavaLear
29/11CamanducaiaLear
24/11GoianaLear
7/11LavrasLear
20/10JoinvilleLear
27/10LouveiraP&G
20/10ManausP&G e 3M
19/10NavegantesLear
26/10São Bernardo do CampoLear
A definirSeropédicaP&G
10/10Sumaré3M
26/10SuzanoEcolab

Alerta de segurança cibernética

Na United Way Brasil (UWB), a transparência e a confiança são valores. Por isso, alertamos sobre possíveis ataques cibernéticos e compartilhamos instruções para evitar golpes.

A UWB não autoriza que pessoas fora de nossa equipe falem em nome da organização pedindo dados ou doações. Reiteramos que nossos canais de doação oficiais são o Pay Pal e o Pix.  Doações corporativas também podem ser feitas via transferência bancária.

Caso tenha dúvidas ou suspeitas com relação a e-mails ou contatos recebidos:

– Cheque se a mensagem veio de uma pessoa com a conta de e-mail no formato nome@unitedwaybrasil.org.br;

– Confira se há um telefone ou canal de contato oficial na assinatura do e-mail;

– Jamais clique em links ou abra anexos que considere suspeitos;

– Entre em contato com a UWB para confirmar a origem dos e-mails pelo site, e-mail  contato@unitedwaybrasil.org.br ou (11) 3197-4567.

UWB conquista o Selo Doar: Certificação A+ reconhece organizações que trabalham com ética e transparência

A UWB conquistou, nesta semana, o Selo Doar, na categoria A+, a mais alta da certificação. A premiação, que existe há 10 anos, avalia os processos de gestão e transparência das organizações sem fins lucrativos de todo o país.

Para ser contemplada com o selo, a instituição é avaliada pelo Instituto Doar com base em 52 critérios que envolvem Causa e Estratégia, Governança, Contabilidade e Finanças, Gestão, Recursos Humanos, Estratégia de Financiamento, Comunicação, Prestação de Contas e Transparência. Para chegar à categoria A+, é necessário atingir ao menos 48 pontos.

A conquista do selo Doar A+ reflete a preocupação da UWB com sua governança e prestação de contas aos investidores e à sociedade em geral. Além de comunicar suas ações por meio das redes sociais e de relatórios anuais e semestrais, ainda divulga, anualmente, um balanço financeiro aprovado por auditoria externa.

Com esta premiação, a UWB reforça seu posicionamento de organização responsável, competente e comprometida em ser ponte entre as comunidades e a educação de crianças e jovens, integrando pessoas, empresas e organizações. Vamos juntos?

Hortolândia sedia maratona de tecnologia para jovens

Mais de 70 estudantes e 8 professores do Ensino Médio, de escolas públicas de Valinhos e Hortolândia, SP, participaram do Hackathon “Vamos Aprender STEM”

A Kyndryl (NYSE: KD) – maior provedora de serviços de infraestrutura de TI do mundo — e a UWB (United Way Brasil) — organização social que atua pelo desenvolvimento das novas gerações do País – realizaram, no dia 1º de julho, uma “batalha do bem” que reuniu mais de 70 estudantes da rede estadual de Hortolândia e Valinhos em um Hackathon (maratona de tecnologia). 

O evento encerrou dois meses de intensa atividade nas três escolas públicas que participaram do projeto “Vamos Aprender STEM”, uma realização da Kyndryl e da UWB, que ofereceu uma experiência em STEM (metodologia de ensino “mão na massa”, baseada em ciência, tecnologia, engenharia e matemática) para mais de 900 estudantes do Ensino Médio, de escolas públicas de Valinhos e Hortolândia, no Estado de São Paulo. Além das ciências exatas, a experiência também desenvolve habilidades 4.0 (conhecidas como socioemocionais) e competências digitais, pois demanda dos alunos e professores um trabalho em equipe. 

Para a realização do Hackathon, os estudantes foram convidados a identificar e resolver desafios reais da escola e da comunidade, a partir de ferramentas de STEM e os 15 projetos pré-selecionados foram para o Hackathon, que aconteceu sábado, dia 1 de julho. No Hackathon os grupos receberam feedback e mentoria de especialistas em STEM e voluntários da Kyndryl para aprimorar suas propostas e participaram de uma banca avaliadora que escolheu os três projetos ganhadores que desenvolveram um dispenser de comida para gatos automático; um óculos feito de plástico reciclável e equipado com um sensor de distância e um buzzer, para auxiliar pessoas com deficiência visual e um desenho esquemático de um piso tátil e uma plataforma para auxiliar pessoas com deficiência visual a atravessar avenidas.

Cada aluno e cada professor dos três grupos ganhadores levaram para casa um prêmio em vale-presente. Além dos prêmios, todos os alunos participantes do Hackathon, foram convidados a visitar a sede da Kyndryl, em Hortolândia (SP) para conhecerem de perto o espaço da empresa e terem a oportunidade de conversar com arquitetos de solução, especialistas de TI e outros profissionais da área.

“Estabelecemos conexões entre estudantes em situação de vulnerabilidade e profissionais da Kyndryl com carreiras consolidadas em TI para promover o aprendizado não apenas técnico, mas também habilidades socioemocionais. Essa foi uma experiência inédita tanto para a Kyndryl quanto para a UWB. Estimulamos os estudantes a perceberem que a ciência e a tecnologia são acessíveis e repletas de oportunidades, bem como aproximamos nossa força de trabalho da comunidade”, esclarece Suelen Scorsin, líder de Responsabilidade Social Corporativa da Kyndryl Brasil.

“Essa aliança com a Kyndryl permitiu que alunos da rede pública tenham tido um primeiro contato com novas tecnologias e linguagens. A relevância do projeto está baseada no compromisso da United Way de proporcionar a jovens-potência oportunidades para desenvolvimento de habilidades e competências requeridas para as profissões de futuro, como visão sistêmica e resolução de problemas”, afirma Gabriella Bighetti, CEO da United Way Brasil.

Sobre o Projeto STEM

A Kyndryl (NYSE: KD), a maior prestadora de serviços de infraestrutura de TI do mundo, e a United Way, centenária organização sem fins lucrativos que atua em uma rede de escolas credenciadas, são parceiras em uma iniciativa de voluntariado que visa apresentar conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (disciplinas STEM, no acrônimo inglês) a mais de 3.000 estudantes e professores da América Latina, distribuídos pelo Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Peru.

No Brasil, desde o mês de maio, 460 voluntários da Kyndryl participam de atividades em modelo híbrido (virtual e presencial) para impactar mais de 906 jovens de aproximadamente dez escolas e organizações sociais das cidades de São Paulo, Hortolândia e Valinhos, no estado de São Paulo.

O projeto utiliza um modelo de bootcamp, ou seja, um curso educativo em formato intensivo, que visa aproximar, por meio de demonstrações práticas e experimentos, as crianças e jovens das escolas participantes às ciências exatas e ao ensino STEM – conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (no acrônimo inglês).

De acordo com o Banco Mundial, apenas 30% dos estudantes da América Latina possuem os requisitos mínimos para o desenvolvimento profissional em carreiras STEM, o que significa que a região carece de preparo e de experiências que são imprescindíveis ao caminho da inovação. Este programa pretende estimular os estudantes de hoje a tirarem proveito de todas as possibilidades oferecidas pela economia digital para que eles possam se tornar a próxima geração de profissionais da tecnologia na América Latina.

Sobre a UWB – A UWB faz parte de uma organização global (United Way), de grande reputação, e atua no Brasil desde 2001. O objetivo da organização é investir na potência das novas gerações por meio da articulação de parcerias e alianças com diferentes setores. A organização promove oportunidades de desenvolvimento a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, a fim de que possam ter acesso a uma vida melhor e mais digna. A instituição transforma ideias em soluções, de forma coletiva e colaborativa, para realizar mudanças socioambientais sistêmicas e sustentáveis. Saiba mais: https://unitedwaybrasil.org.br/ Sobre a Kyndryl – A Kyndryl (NYSE: KD) é a maior provedora de serviços de infraestrutura de TI do mundo, atendendo milhares de clientes corporativos em mais de 60 países. A empresa projeta, constrói, gerencia e moderniza os complexos sistemas de informação de missão crítica dos quais o mundo depende todos os dias. Para mais informações, visite www.kyndryl.com.

Sobre a Kyndryl – A Kyndryl (NYSE: KD) é a maior provedora de serviços de infraestrutura de TI do mundo, atendendo milhares de clientes corporativos em mais de 60 países. A empresa projeta, constrói, gerencia e moderniza os complexos sistemas de informação de missão crítica dos quais o mundo depende todos os dias.Para mais informações, visitewww.kyndryl.com.

Juventudes Potentes: nova narrativa quer multiplicar a agenda urgente da inclusão produtiva de jovens

Para aproximar cada vez mais os diferentes atores da causa da inclusão produtiva de jovens-potência, colocando as juventudes no centro dessa questão, o GOYN SP passa a se chamar Juventudes Potentes 🎉. O nome é novo, mas continuamos integrando o movimento The Global Opportunity Youth Network, liderado pelo Instituto Aspen, sendo articulados, em São Paulo, pela UWB. Nossa missão e nossos objetivos permanecem os mesmos, com muitos avanços para fortalecer essa agenda. 

A mudança de nome foi fruto de muitas reuniões e diálogos com jovens e nossa equipe. Percebemos que GOYN SP não refletia nossa brasilidade e não se identificava com as juventudes periféricas que buscamos alcançar. Por isso, decidimos, de forma coletiva, adotar Juventudes Potentes para o programa, em São Paulo.

Acreditamos que essa mudança trará mais clareza e estabelecerá uma conexão direta com juventudes historicamente excluídas de oportunidades dignas de formação e trabalho. Queremos que todas(os) se sintam representadas(os) e valorizadas(os). Você, jovem paulistano, é foco de nosso trabalho e razão de nossa existência!

Embora o nome tenha mudado, tudo mais continuará como antes: a UWB é a organização articuladora do movimento em São Paulo; todo nosso trabalho em rede seguirá o propósito de engajar mais jovens, empresas e instituições nessa causa vital para o enfrentamento das desigualdades sociais. Nossa meta ambiciosa, de incluir produtivamente 100 mil jovens-potência da cidade até 2030, continua firme. Para isso, contamos com a sua colaboração!

Além disso, todos os nossos materiais e canais de comunicação serão atualizados para evidenciar o novo nome. Também faremos a comunicação dessa mudança em nossas redes. Se puder nos apoiar nessa divulgação, agradecemos muito!

Seguimos em frente, com muita motivação e certos de que, juntos, vamos avançar cada vez mais para que Juventudes Potentes seja uma marca forte, transformadora e uma ponte que une diferentes atores em torno de um mesmo propósito. 

#Empresas&JuventudesPotentes: espaço para dialogar sobre a causa

Estamos animados e determinados a seguir em frente para construir uma marca forte e transformadora. Por isso, vamos dedicar uma editoria especial nas nossas redes para compartilhar desafios e conquistas coletivas do Juventudes Potentes. No #Empresas&JuventudesPotentes teremos espaço para dialogar sobre diferentes temas relacionados à inclusão produtiva, reunindo diversos atores em torno do mesmo propósito de promover um futuro mais inclusivo e sustentável. Por isso, não perca nossas postagens. Fique por dentro de nossas ações e dê a sua contribuição para os avanços dessa causa. Curta, comente e compartilhe!

Agradecemos a todas(os) que têm nos apoiado e convidamos você a se juntar a nossa rede, numa jornada emocionante e transformadora. Juntos, vamos superar desafios e criar oportunidades reais para as Juventudes Potentes 💪

UWB e Kyndryl levam o programa “Vamos Aprender STEM” a escolas públicas do interior de São Paulo

“Vamos aprender STEM” 

Em um projeto inédito e inovador, a UWB estreia sua parceria com a Kyndryl, empresa de tecnologia voltada à segurança cibernética para grandes corporações, que nasceu da IBM, no final de 2021. 

A iniciativa irá levar uma experiência em STEM (metodologia de ensino “mão na massa”, baseada em ciência, tecnologia, engenharia e matemática) para 1.120 estudantes e professores do Ensino Médio, de escolas públicas de Valinhos e Hortolândia, no Estado de São Paulo. Além das ciências exatas, a experiência STEM também desenvolve habilidades 4.0 (conhecidas como socioemocionais) e competências digitais, pois demanda dos alunos e professores o trabalho em  grupos para identificar e resolver desafios reais da escola e da comunidade, a partir de ferramentas de STEM.

Também foram doados 115 kits de robótica às escolas a fim de que os estudantes tenham uma boa infraestrutura para desenvolver seus projetos. Além de prepará-los para as profissões de futuro, a iniciativa irá conectá-los com mais de 300 voluntários da Kyndryl em sessões de mentorias virtuais e aulas temáticas para apoiá-los no desenvolvimento dos projetos. Os professores de matérias correlacionadas à tecnologia das escolas participantes também serão capacitados por um time especializado em STEM. 

Foi dada a largada!

Em abril, durante uma semana, as três escolas parceiras, localizadas na periferia dos municípios de Valinhos e Hortolândia, foram apresentadas ao projeto, com palestras de abertura para alunos e capacitação para professores. 

Os representantes dos 640 alunos da E.E. Adoniran Barbosa (Valinhos), dos 520 alunos da E.E. La Fortezza, e dos 180 alunos da E.E. Paulina Rosa (ambas em Hortolândia) participaram de uma palestra sobre novas tecnologias e as profissões de futuro, feita pelo time do professor Miguel da Hora e por colaboradores voluntários da Kyndryl. Os professores receberam capacitação sobre a utilização dos kits de robótica e a metodologia STEM, como forma de oferecer um embasamento teórico para apoiar a aprendizagem dos alunos. 

Processo de construção
Os alunos terão seis semanas para desenvolver seus projetos, sendo que os criadores das 15 soluções mais bem avaliadas serão convidados para um hackathon presencial no final de junho. Os três grupos finalistas farão uma visita à sede da Kyndryl, localizada nas proximidades das escolas participantes. Por meio do “Vamos Aprender STEM”, também se pretende abrir as portas da empresa para a inclusão produtiva de jovens que se destacarem nessa ação. 

A importância do projeto para o mercado de trabalho

Com os avanços da tecnologia, o mercado de trabalho tem vivenciado a falta de mão de obra especializada para postos que exigem habilidades tecnológicas apuradas. Somente no setor de TI, o Brasil terá 530 mil vagas de trabalho até 2025 não preenchidas, de acordo com Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom). Ações que inspirem e preparem jovens para ocuparem esses lugares no curto e médio prazo são urgentes e essenciais.

Voluntariado corporativo

O projeto também é uma estratégia para promover o voluntariado corporativo, envolvendo os colaboradores da Kyndyl para que sejam mentores dos estudantes. Nessa função, os voluntários podem oferecer horas de mentoria e/ou gravar vídeos com conteúdos formativos sobre STEM e soft skills. Além de contribuir para a formação dos estudantes, o voluntariado é uma ótima oportunidade para trabalhar habilidades socioemocionais com colaboradores da empresa. Ao expô-los a um contexto diferente, elas e eles acabam desenvolvendo um senso de empatia por esses jovens, o que irá possibilitar a construção de ambientes mais acolhedores e promissores nas empresas, quando colaboradores jovens entrarem nas equipes, contratados pela corporação.

Para a empresa, o voluntariado corporativo é uma alavanca potente para cumprir pautas da agenda ESG e avançar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. A sua empresa também pode fazer a diferença e apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade. Clique aqui e saiba como.

UWB reúne lideranças empresariais para debater avanços nas agendas 2030 e ESG

No último dia 27, a UWB realizou seu encontro anual, “Juntos pelas novas gerações”, na sede da P&G, em São Paulo. O evento reuniu cerca de 80 pessoas, entre lideranças empresariais, colaboradores das empresas associadas, convidados e o time da organização. Na primeira parte da programação, foram apresentados os resultados do trabalho coletivo da UWB e seus parceiros, em 2022, com o lançamento do Relatório de Atividades. No ano passado, 8.736famílias com filhas(os) na primeira infância e 10.974jovens foram beneficiados pelas iniciativas, envolvendo 764voluntários, 17 empresas parceiras e apoiadoras, totalizando mais de R$6 milhões investidos na potência das novas gerações.

Dados e evidências conduzem painel sobre contexto atual

“Empresas impactantes: como as parcerias podem alavancar a agenda ESG das empresas”, painel mediado pela CEO da UWB, Gabriella Bighetti, contou com a participação de Gabriela Rozman, Gerente Sênior de Capacity Building e parcerias do Pacto Global da ONU no Brasil; Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos; e Gabriel Guimarães, Consultor de Relações Públicas e Diretor de Clientes em Tecnologia e Informação da Edelman Brasil e América Latina.

Gabriel abriu o diálogo, compartilhando dados do estudo recém-lançado Edelman Trust Barometer 2023 sobre a confiança da sociedade nas instituições. “O tecido social está enfraquecido devido ao clima de polarização atual, consequência de diferentes fatores, como a desconfiançadesencadeada pela ansiedade econômica e onda de desinformação. Do total de entrevistados, 78% afirmaram que nosso país está mais dividido hoje do que no passado. Ao mesmo tempo, empresas e ONGs são as únicas instituições vistas como competentes e éticas pelos brasileiros. Isso significa que as lideranças empresariais têm fundamental papel para encontrar soluções aos desafios socioambientais”, ressaltou.

Para Caio, “é preciso que as empresas tragam para o chão a pauta ESG, lembrando que a realidade da Europa e dos EUA é diferente da brasileira. Estamos entre as dez nações no ranking da economia e entre as dez no das desigualdades. A questão não são recursos, porque eles existem. A UWB nos mostrou que tem expertise e faz essa articulação para atuar de forma coletiva, mas ela precisa de recursos para gerar o impacto social necessário. Também acredito que as empresas devam incidir sobre políticas públicas, fazendo alianças para acelerar processos da agenda política, porque ou a gente se senta na mesa ou a gente é o cardápio”.

Gabriela, em sua fala, reforçou que estamos distantes de cumprir a Agenda 2030, da ONU. “São necessárias metas claras e ambiciosas para que as empresas avancem. Existem as ferramentas, meios e caminhos para isso. Não temos respostas para tudo, mas podemos desenhá-las, só que é necessário tocar em algumas feridas profundas. A sociedade tem cobrado, a legislação está mais rígida. É o momento de sair da superficialidade para trabalhar a agenda de forma efetiva. Destaco a ODS 17, que justamente fala das parcerias. Ela é o fio condutor de todos os outros objetivos. É o momento de trazer o potencial de cada setor, de nos sentar à mesa e promover um diálogo para construir soluções coletivas.”

Sobre o que é preciso deixar de fazer hoje e o que é urgente começar a fazer amanhã, pergunta feita aos painelistas, para encerrar a conversa, Gabriela foi enfática: “Deixarmos de nos preocupar com o nosso pedaço e entender que fazemos parte de um sistema integrado, que somos seres sociais e precisamos pensar no nosso bem e no bem do outro”. Para Gabriel, “as empresas precisam deixar o medo de lado e assumir ações para apoiar o desenvolvimento das instituições sociais. Assumir que fazem parte do problema e podem contribuir com as soluções”. Para Caio, “é preciso deixar de naturalizar a violação dos direitos humanos e fazer a autoanálise sobre situações do dia a dia em que violamos esses direitos. Também precisamos descobrir o momento individual, em que lugar chegamos, perceber que o que a gente tem é suficiente para sermos felizes”.

Novo plano de fidelização quer engajar mais empresas à causa

Na última parte do evento, a UWB lançou um novo plano de parcerias para empresas, com categorias relacionadas aos valores doados à instituição, revertidos em impacto social na vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A ideia é que mais corporações se sintam motivadas a fazer parte dessa grande rede que investe na potência das novas gerações, podendo comunicar aos seus públicos e stakeholders a sua adesão. Qualquer corporação que queira se tornar uma empresa potente, pode acessar o plano, clicando aqui.  

Para marcar e reconhecer a importância do papel das companhias nas transformações sociais necessárias, um representante de cada empresa associada recebeu um certificado. Em seguida, os colaboradores voluntários das corporações foram homenageados por atuarem em diferentes iniciativas da UWB que promovem oportunidades de desenvolvimento para a primeira infância e as juventudes brasileiras.

Os participantes do evento foram contemplados com duas apresentações, no início e no encerramento do encontro, realizadas pela 1ª Companhia Preta de Teatro Musical do Brasil (CIABTM), um coletivo “artivista”, criado por Francisco Ribeiro, para ampliar horizontes, por meio de espetáculos musicais antirracistas, que trazem a cultura e as tradições africanas para o palco. A companhia também desenvolve projetos de arte-educação para formar jovens pretos artistas a ativistas das periferias.  Clique aqui e saiba mais.