Encontro com famílias marca o Dia Viva Unido Primeira Infância

Às 17 horas em ponto, do dia 12 de novembro, a sala virtual para celebrar o Viva Unido Primeira Infância 2021 começou a ser tomada pelas famílias atendidas pelo programa Crescer Aprendendo. O evento marcou a ação de voluntariado corporativo realizada anualmente pela United Way Brasil com empresas associadas e parceiras e seus colaboradores.

Cerca de 200 famílias acompanharam uma hora de trocas e diálogos com a psicóloga do programa. O tema “Comer e Brincar é só Começar”, da edição 2021 do Viva Unido, norteou a conversa, com informações sobre amamentação, introdução alimentar, cuidados com o que oferecer à criança, o perigo da obesidade e da subnutrição, como driblar o “não quero” e “não gosto” dos pequenos, na hora das refeições, dentre outros assuntos trazidos no chat pela plateia animada e participativa.

No que diz respeito ao brincar, a conversa reforçou a importância da brincadeira para o pleno desenvolvimento infantil, ressaltando que é por meio dela que a criança aprende mais sobre si, sobre o outro e seu entorno. Também é pelo brincar que se pode dialogar com a criança, ensinar limites, contornar momentos de estresse, tanto para ela como para quem cuida dela, além de ser uma maneira incrível de estabelecer e fortalecer vínculos de afeto.





“O meu menino acabou de fazer aniversário e me surpreendeu com o pedido de presente: pediu pra brincar com ele no parquinho. Passei a tarde com ele brincando de correr, de pique-esconde e outras brincadeiras. No final ganhei um abraço e um ‘obrigado, mamãe’.”

Relato de mãe presente ao evento 

Voluntários soltam a voz e os talentos

Durante o bate-papo interativo entre a psicóloga e as famílias, os vídeos dos voluntários do Viva Unido Primeira Infância animaram os participantes. Com as crianças frente às telas de computadores e celulares, pais e responsáveis, além de professores e gestores de creches e escolas parceiras do programa, divertiram-se com o Coral P&G, com as músicas cantadas pelas colaboradoras Rafaela Dionizio, da P&G, Simone Martins, da Johnson Control e a dança de Juliana Zerey, da Lilly. Também curtiram o Nenê do Zap (da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal), que desafiou a criançada com um divertido trava-língua.

Ao final das apresentações e conversas, que tiraram dúvidas dos adultos sobre alimentação e brincar nos primeiros anos de vida, 8 famílias, presentes ao evento, foram contempladas com uma carga do cartão-alimentação, de 80 reais cada.

Além dos vídeos apresentados durante o encontro com as famílias, crianças do programa vão receber, por meio do WhatsApp, contação de histórias e oficinas de diferentes temas, realizadas pelos voluntários das 10 instituições participantes desta edição: Covestro, Ecolab, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Instituto 3M, Johnson Controls, Lear, Lilly, O-I, P&G e Pitney Bowes.

Uma parte dos colaboradores voluntários também dedicou a manhã do dia 12 para montar cantinhos lúdicos, que vão contemplar 13 creches e escolas, com o objetivo de viabilizar um espaço de brincar qualificado para os pequenos que frequentam esses locais de formação e socialização.

Outra parte das empresas realizou campanha interna para arrecadar recursos que foram transformados em recargas de cartão-alimentação.

No total, o Viva Unido Primeira Infância reuniu 121 voluntários de diferentes partes do País que apoiaram o bem-estar de cerca de 2 mil famílias atendidas pelo Programa Crescer Aprendendo, de 20 cidades em 7 estados (AM, CE, BA, PE, SC, SP e MG).

A todos e todas que se envolveram nessa ação, o muito obrigada da equipe da United Way Brasil.

“O Viva Unido traz esperança nestes tempos de pós-pandemia, em que as incertezas, especialmente para as populações mais vulneráveis, marcam o dia a dia das pessoas. Poder acolher as famílias com conversas, trocas, entretenimento e espaços de escuta e aprendizagem, além de ampliar sua segurança alimentar, são gestos que apoiam pais e responsáveis na criação de seus filhos.

Do outro lado, envolver as empresas para que possam exercer a sua responsabilidade social e abrir espaço de participação aos seus colaboradores, criando uma rede de solidariedade, faz bem para todos os envolvidos, afinal, quando nos dedicamos ao outro mostramos o que temos de melhor”

comemora Paula Crenn Pisaneschi, gerente de programas e de voluntariado da United Way Brasil.

Quer acessar conteúdos e informações sobre o desenvolvimento infantil?

Clique aqui!