Oportunidades de capacitação e inclusão produtiva? A gente tem no GOYN SP

Apoiar jovens-potência para que conquistem seus espaços no mercado de trabalho é o objetivo do GOYN, um programa global que chegou a São Paulo, articulado pela United Way Brasil. Mas sobre isso, vamos falar depois.

O lance agora é contar para você as duas oportunidades que o GOYN SP está oferecendo às juventudes periféricas da maior metrópole do País.

DIGITALIS, PARA OS AFICIONADOS EM TECNOLOGIA

Se você tem de 18 a 29 anos, mora na periferia da cidade, possui renda familiar média por pessoa de até dois salários-mínimos e curte tecnologia, a plataforma Digitalis está com inscrições abertas para cursos de desenvolvedor front end, analista de operações em negócio e marketing digital. 

Terminado o curso, com duração de três meses, você recebe o certificado e pode encontrar, na própria plataforma, vagas de emprego nas respectivas áreas. Os cursos oferecem opção de bolsa até 100% gratuitas e ainda um auxílio mensal de 150 reais durante todo o período de formação.

As turmas irão começar dia 4 de outubro, por isso, você precisa correr, porque as inscrições se encerram dia 29 de setembro de 2021 e podem ser feitas, clicando aqui. Uma dica: depois de preencher o formulário, você terá acesso a um link com testes iniciais. Para concorrer a uma vaga é necessário que você faça todos os testes, até o final.

Mas se não conseguir participar desta vez, não se preocupe. Outras oportunidades serão abertas. O importante é ficar ligado nas redes do GOYN SP para não perder nada (a gente dá nossos endereços no final da matéria).

O Digitalis é uma ação realizada coletivamente por empresas e organizações sociais que acreditam nas juventudes e na sua importância para o fortalecimento do ecossistema produtivo da cidade. Por isso, se juntaram ao GOYN SP para idealizar essa iniciativa e colocá-la em prática. 

O bacana é que, além de você ter acesso ao conhecimento técnico, também recebe apoio e mentoria para desenvolver suas competências socioemocionais, aquelas que têm sido vistas como essenciais para o bom desempenho nos postos de trabalho – e na vida. Além disso, você terá suporte para achar uma vaga compatível com seus sonhos e que, ao mesmo tempo, atenda as necessidades das empresas. Outro benefício é fazer parte de uma rede de trocas para ajudar você a entrar e permanecer no mercado de trabalho.

Os jovens que saem do curso e conseguem emprego podem ajudar outros jovens a também participarem do Digitalis. Isso mesmo! Ao conseguir a sua colocação no mercado de trabalho, você contribui com uma parte de seu primeiro salário para o fundo que o Digitalis criou, justamente com o objetivo de ampliar esse benefício a mais pessoas. Ou seja, é uma ação colaborativa para fortalecer, conjuntamente, as juventudes das periferias. E seu papel nisso tudo é fundamental!

PERIFA DIGITAL PARA AMPLIAR MENTES E OPORTUNIDADES DE TRABALHO

Outra oportunidade que o GOYN SP oferece é o programa Perifa Digital, curso que tem o objetivo de desenvolver a cultura digital dos jovens da quebrada para que possam atuar no mercado de trabalho.

O curso está na segunda edição, é 100% gratuito e focado nos jovens de 15 a 21 anos, que morem, de preferência, próximo aos bairros Jardim Peri, na Zona Norte; Jardim Lapena, na Zona Leste; Capão Redondo, Parelheiros e Campo limpo, na zona Sul. Isto porque você pode escolher se quer participar do Perifa online ou presencial, nesses territórios. 

Você vai vivenciar 12 horas de imersão, durante três semanas, para aprender a trabalhar com diferentes ferramentas (Trello, Pacote Office básico e Ikigai), elaborar currículo e portfólio e desenvolver habilidades para uso lógico da tecnologia, adquirindo conhecimentos que garantam um melhor posicionamento da sua imagem nas redes sociais – um meio super importante para você circular no mercado de trabalho.

O legal é que no curso você já começa colocando a mão na massa, ou seja, aprende fazendo. E quem vai te apoiar nisso tudo são jovens periféricos também, que sabem muito sobre tecnologia e vivem nos territórios, ou seja, é uma ação para as juventudes realizada pelos jovens-potência.

As vagas nesta segunda edição do Perifa Digital são limitadas e as inscrições se encerram dia 1º de outubro, por isso, é preciso correr para garantir a sua. Então, clique aqui.

AFINAL, O QUE É O GOYN SP?

O GOYN SP faz parte da rede global Global Opportunity Youth Network (GOYN), criada nos EUA, pelo Aspen Institute. Chegou a São Paulo em 2020, articulado pela United Way Brasil, que reuniu várias empresas, instituições e jovens para elaborarem, juntos, ações (protótipos) que pudessem atender às expectativas pessoais e profissionais dos jovens-potência de São Paulo, pessoas como você, que vivem nas periferias e têm muito potencial (daí o termo “jovem-potência). Muitos estão sem trabalho e sem estudos, por conta dessa crise imensa que vivemos. O Digitalis e o Perifa Digital são duas ações com o objetivo de oferecer formação e ampliar as chances de empregabilidade das juventudes. Se você não tem interesse, já está empregado, compartilhe esta matéria com seus amigos e suas amigas. O GOYN SP atua pela diversidade, por isso, suas ações priorizam jovens negros e negras, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.

Para saber mais sobe o GOYN SP, acesse: https://unitedwaybrasil.org.br/o-que-fazemos/goyn/

Acompanhe a gente nas redes:

Facebook: https://www.facebook.com/unitedway.brasil/

Instagram: https://instagram.com/unitedwaybrasil?utm_medium=copy_link

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/unitedwaybrasil

Conheça as organizações sociais e empresas, da rede GOYN SP, que fazem o Digitalis e o Perifa Digital acontecerem:

DIGITALIS                                                                           PERIFA DIGITAL

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamenteInterface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente