Programa Competências para Vida inova em 2021 com apoio de empresas parceiras

O sucesso do programa Competências para a Vida em 2020 (veja os resultados no Relatórios de Atividades) alavancou uma nova etapa, envolvendo as empresas parceiras para apoiar os jovens no enfrentamento das consequências negativas da pandemia na educação e nas perspectivas de trabalho.

Antes mesmo da chegada da Covid-19, a situação dos jovens brasileiros já se mostrava crítica: em 2017, a taxa de desemprego entre eles era de 35% versus os 16% da população em geral. Só na cidade de São Paulo, em 2019, viviam 812.916 jovens em situação vulnerável, sendo que 160 mil eram responsáveis pelos seus domicílios. Cerca de 484 mil estavam sem emprego e sem oportunidade de estudo.

O atual cenário exige ações articuladas e coletivas, com a participação ativa das empresas, para que o impacto do programa alcance abrangência e qualidade e possa ajudar as juventudes a traçarem um projeto de vida que esteja alinhado com seus sonhos pessoais e expectativas profissionais, apesar das dificuldades ampliadas pela crise sanitária.

Os objetivos do programa

Em 2021, o Competências para a Vida estruturou e sistematizou sua metodologia de forma a criar oportunidades de autoconhecimento para os jovens, proporcionar espaços de compartilhamento de histórias de vida e ampliação de repertório, promover práticas reflexivas sobre competências e habilidades, apoiar e mediar planos de ação e as escolhas dos participantes e favorecer o contato com ferramentas tecnológicas.

Para isso, no primeiro ciclo do programa, irá realizar oito encontros semanais com grupos formados por 20 a 30 jovens (16 a 25 anos de idade), na plataforma Google Meets. As atividades que farão parte da formação e os materiais necessários ficarão disponíveis no Google Classroom. Os participantes receberão orientações de um educador da United Way Brasil e de uma organização social parceira.

O trabalho com os jovens é dividido em três módulos, nos três meses de formação, somando um total de 24 horas: módulo descobertas (conscientização e aprendizado das competências e habilidades socioemocionais); módulo horizontes (conhecimento de diversos caminhos e possibilidades profissionais); e módulo navegação (aplicação de práticas e ações de encaminhamentos para a construção do plano de ação). 

A participação ativa das empresas parceiras

Além das interações com educadores e seus pares, os jovens terão acesso a quatro sessões de mentorias, em subgrupos com cinco a seis jovens, acompanhados por mentores voluntários, colaboradores das empresas PWC, Lilly e Morgan Stanley, parceiras do programa. 

Os mentores têm papel fundamental na formação dos jovens, que se referenciam nas experiências e vivências desses profissionais para refletir sobre o que querem conquistar nas suas trajetórias pessoal e de trabalho.

Em todas as avaliações aplicadas, ao término de cada ciclo, as sessões de mentoria são apontadas como o ápice do aprendizado, tanto para quem mentora como para quem é mentorado. 

Os colaboradores afirmam rever suas trajetórias, valorizar suas conquistas, ampliar perspectivas e fortalecer habilidades, além de se sentirem gratos pela oportunidade de apoiar os jovens. Do outro lado, estes se percebem com grande potencial, capazes de avançar com seus projetos de vida, porque têm exemplos de sucesso de pessoas que, muitas vezes, enfrentaram desafios semelhantes aos que eles enfrentam.

Vale ressaltar que a atuação das empresas vai muito além de aportar recursos na iniciativa. Além de estimularem a participação de seus colaboradores, elas garantem o sucesso do programa junto à equipe técnica, por meio de um grupo gestor, formado por seus representantes. A tomada de decisões é coletiva e com base em monitoramento e avaliação periódicos, promovendo ajustes e melhorias durante o processo de implementação do programa.

Em 2021, são estas corporações que, ao lado da United Way Brasil, viabilizam a realização do programa: DOW, Eastman, Ecolab, Lear, Lilly, Morgan Stanley, O-I, P&G e PWC.

A sua empresa também pode fazer parte do programa Competências para a Vida e promover o sucesso pessoal e profissional de jovens em situação vulnerável. Para saber mais, clique aqui.