GOYN São Paulo implementa protótipos para a inclusão produtiva de jovens

Mapeamento, avaliação, mobilização, prospecção, diálogos, trocas, construção coletiva e colaborativa… Estas foram algumas das ações que marcaram o Goyn São Paulo, em 2020. Para 2021, a organização vai implementar soluções que incluam 100 mil jovens-potência no ecossistema produtivo da cidade, até 2030.

Lançado em 2020, o Global Opportunity Youth Network (GOYN) São Paulo entra em uma nova etapa para levar à prática os resultados das mesas de trabalho que envolveram mais de 80 empresas, organizações, jovens-potência e especialistas em juventudes. São quatro protótipos construídos para gerar oportunidades concretas de empregabilidade e empreendedorismo aos jovens das periferias da cidade. 

O primeiro deles, denominado Programa Trilhando, tem como objetivo apoiar os jovens na elaboração de um projeto de vida que una realização pessoal com sonhos e ambições profissionais. Na escola, nem sempre os jovens têm contato com temas de interesse, contextualizados à sua realidade, para ajudá-los a definir sua trajetória. Aliás, muitos abandonam os bancos escolares, seja por desestímulo, por necessidade de trabalhar ou por outros motivos que estão engrossando os números de evasão do Ensino Médio. Muitos deles também não contam com apoio familiar nem com referências para pensar no que querem para si. Por isso, o Programa Trilhando pretende ajudá-los a definir seu presente e futuro profissionais por meio de curadorias, mentorias e rodas de conversa, contando com a articulação de diferentes atores que atuem nos territórios. Em 2021, o GOYN vai mapear e prospectar parceiros para implementar a iniciativa e promover a formação de voluntários que assumam o papel de mentores desses jovens.

A tecnologia como ferramenta de inclusão profissional

O segundo protótipo, o Perifa Digital, pretende inserir um grande contingente de jovens-potência no mundo produtivo, por meio de oportunidades que a tecnologia tem a oferecer – e que a maioria ainda desconhece. Por isso, em 2021, o Perifa Digital vai atuar em parceria com associações e centros locais na formação de jovens a fim de que sejam multiplicadores de uma mentalidade digital em seus territórios, promovendo ações que gerem trabalho por meio da tecnologia.

Plataforma Digitalis é o nome do terceiro protótipo construído coletivamente pelos parceiros do GOYN São Paulo. A plataforma irá se configurar como um grande e qualificado espaço de capacitação, recrutamento e empregabilidade. Vai disponibilizar cursos para preparar melhor os jovens às diferentes oportunidades das áreas digitais, compartilhar vagas de empresas e os perfis dos que buscam o seu lugar no mercado de trabalho. Todos ganham com a plataforma: os jovens estarão mais preparados, as vagas serão preenchidas com maior assertividade e as empresas irão contar com profissionais qualificados e afinados com seus objetivos. Além de estruturar a plataforma, em 2021 o GOYN quer prospectar empresas para apoiar a iniciativa.

O papel das empresas nesse ecossistema

O quarto protótipo, denominado Rede Empresas-Potência, tem como objetivos vencer barreiras que excluem as juventudes de postos de trabalho de muitas corporações que ainda veem a contratação de jovens como um risco.

A ideia é reunir empresas que acreditam nas competências e habilidades das juventudes para que compartilhem seus modelos de seleção e recrutamento, benefícios diferenciados, ações de engajamento para sensibilizar outras instituições e gerar trocas de experiências bem-sucedidas.

Para 2021, o GOYN irá prospectar cerca de 700 empresas para compor a rede, a fim de consolidar e difundir um banco de boas práticas de inclusão de jovens nas diferentes áreas.

Também em 2021 duas novas mesas de trabalho começarão a construir soluções que atendam a outros dois temas-chave da inclusão produtiva dos jovens: empreendedorismo como oportunidade e participação cidadã. 

Este é o momento para você e sua empresa se engajarem nesse amplo movimento global e ajudar a transformar realidades inteiras. Apoiar e empregar os jovens é uma das estratégias para o enfrentamento das desigualdades sociais e para a sustentabilidade de todo o planeta. Saiba mais sobre o GOYN: https://uwb.org.br/noticias/2020/11/27/goyn-apresenta-solucoes-para-a-inclusao-produtiva-dos-jovens-das-periferias/

Faça parte: www.goynsp.org/