Parceria convida jovens a se tornarem empreendedores sociais

A Fundação Telefônica Vivo, o Instituto Coca Cola e a United Way Brasil se uniram para apoiar jovens da periferia na elaboração de projetos de vida, com ênfase no empreendedorismo. 

Um celular: esta é a principal ferramenta para entrar em uma aventura diferente, que dialoga com as expectativas de futuro e de trabalho da juventude. Pense Grande é um aplicativo gratuito, da Fundação Telefônica Vivo, para qualquer jovem, a partir dos 15 anos, baixar e participar. 

Focado nas juventudes das diferentes periferias, o projeto começa fazendo um convite inusitado: escalar o Pico da Neblina, o ponto mais alto do Brasil.

A partir daí, os participantes têm contato com desafios e temas ligados ao empreendedorismo, à tecnologia e comunidade, em um universo lúdico que reúne conteúdos dinâmicos para ajudá-los a desvendar toda a complexidade da construção de um negócio de impacto social.

Percurso formativo gamificado 

O percurso formativo conta com elementos e recursos gamificados para ser percorrido em até 80 horas. O objetivo é conduzir os participantes por 12 etapas que compõem o desenvolvimento de um negócio, encarando desafios que os levarão a conquistar o topo do Pico da Neblina. Os jovens também contam com apoio de mediadores quando precisam discutir algum tópico mais complexo. 

O mediador “social media” estimula a interação e o engajamento dos participantes. Para isso, posta comentários e constrói estratégias de interação. Já o mediador curador tem uma função pedagógico-formativa, dando feedbacks para aprimorar o olhar dos jovens sobre as atividades. Também esclarece dúvidas conceituais e monitora o desempenho dos participantes.

Empreendedorismo que gere mudanças

A matéria-prima para essa escalada é o reconhecimento das histórias pessoais dos jovens e, a partir da reflexão sobre emoções, paixões e prazeres, a relação delas com seus sonhos e necessidades, traçando objetivos claros para suas vidas. A proposta é ir além da compreensão sobre empreendedorismo social, impactando toda a comunidade onde estão inseridos.

O Pense Grande Digital quer desenvolver as competências necessárias para um futuro empreendedor mapear cenários, propor soluções a problemas, divulgar seus projetos e, o mais importante, aprender como engajar pessoas na sua ideia.

Os 1.200 jovens dos coletivos que fazem parte das ações da parceria entre United Way Brasil e Instituto Coca Cola foram convidados a baixar o aplicativo e embarcar nessa viagem. Victor Souza Lopes, de 21 anos, morador de Ermelino Matarazzo (SP), conta que aprendeu muito com a experiência e se aplicou ao máximo para concluir todas as etapas. Tanto que foi o primeiro a finalizar a jornada, antes do tempo previsto, sendo destaque no grupo: “Eu sempre pensava em ter o próprio negócio. Agora sei que posso realizar esse sonho. Quero fazer um curso de administração. O Pense Grande também me fez perceber que é preciso um trabalho em equipe para que as coisas deem certo. Sempre fui tímido e agora me sinto mais confiante. Entendi que preciso de força de vontade, de dedicação e muita paciência para chegar aonde quero. Não é fácil, mas vou conseguir”, afirma o rapaz.

Ao final da formação, cada participante grava um pitch. Os três pitchs/vídeos mais votados, dentro do ambiente do app, serão reconhecidos e destacados em uma matéria exclusiva para o site do Pense Grande, com divulgação nas redes da Fundação Telefônica Vivo. Também receberão um selo virtual de reconhecimento do Pense Grande Digital para compartilharem em suas redes.

O aplicativo está aberto para qualquer jovem começar a sua expedição pelo empreendedorismo voltado ao negócio social. Basta baixá-lo e se aventurar: http://pensegrande.org.br/pensegrandedigital-app