Evento discutirá o papel das empresas na inclusão produtiva dos jovens das periferias

Você está convidado a participar, no dia 6 de outubro, do encontro a ser realizado pela United Way Brasil, articuladora do Global Opportunity Youth Network, em São Paulo, para conhecer os resultados do mapeamento sobre jovens e oportunidades na cidade, os principais desafios, como a desigualdade racial e questões de gênero, e políticas de RH que promovem a inclusão. Evento imperdível para empresas e instituições que acreditam no potencial e na força empreendedora dos jovens. 

A cidade de São Paulo carrega a tradição de ser um lugar de oportunidades, mas, na verdade, essa máxima não condiz com a realidade de uma boa parte dos jovens que moram na metrópole, especialmente os que residem nas regiões periféricas. Problemas como distâncias, falta de recursos, preconceito racial e de gênero são alguns dos muitos obstáculos que enfrentam.

Segundo dados reunidos em uma ampla pesquisa realizada pela Accenture Brasil, existem 2.571.297 jovens (15 a 29 anos) na capital do Estado, sendo que cerca de 812 mil estão em situação de vulnerabilidade social. Destes, pouco mais de 47 mil possuem formação superior e um emprego formal. Ou seja, existem 765,5 mil jovens sem trabalho e/ou sem seguir os estudos, por falta de boas oportunidades (IBGE –Censo Demográfico 2010 e Estimativa 2019).

Também já se sabe que em 2020 o País passa pelo fenômeno da inversão da pirâmide etária, ou seja, até 2060 teremos a maioria da população formada por idosos (pessoas com mais de 60 anos). Isso significa que a juventude brasileira de hoje, criativa e empreendedora, pode não se desenvolver e se tornar uma população adulta bem-sucedida por conta das desigualdades de oportunidades, especialmente no que diz respeito à inserção produtiva. 

Estes impasses e as soluções para resolvê-los vão direcionar o evento “Inclusão produtiva dos jovens nas empresas: uma relação ganha-ganha” que o Goyn SP irá realizar no dia 6 de outubro, por meio da United Way Brasil, articuladora da ação no País, e as empresas que compõem o grupo gestor. O movimento, que já existe em outras cidades do mundo, tem como objetivo, especificamente em São Paulo, incluir produtivamente 100 mil jovens em postos de trabalho ou em ações empreendedoras, até 2030.

Na programação estão previstas a apresentação do Goyn SP, seus objetivos e estratégias, dados do mapeamento sobre as juventudes da cidade e as oportunidades de inserção, os desafios que os jovens das periferias enfrentam e as soluções adotadas por corporações para garantir processos de recrutamento e seleção mais justos e inclusivos (confira a programação). 

Em uma realidade difícil, agravada pelos impactos trazidos pela pandemia, discutir como incluir cada vez mais as diferentes juventudes na cadeia produtiva da sociedade e no ecossistema das empresas não só se faz necessário como urgente. 

Por isso, a sua participação nessa conversa é essencial para que possamos avançar e mitigar os efeitos nefastos das desigualdades, ampliadas pela Covid-19, no presente e futuro dos jovens, que influenciarão a sustentabilidade e o desenvolvimento de nosso País. 

Faça já a sua inscrição gratuita: www.bit.ly/GOYN_inscricao

“INCLUSÃO PRODUTIVA DOS JOVENS NAS EMPRESAS: UMA RELAÇÃO GANHA-GANHA”
6 de outubro de 2020, das 9 às 10h30 

ProgramaçãoO que é o Goyn SP e sua agenda – Gabriella Bighetti, Diretora-Executiva United Way Brasil (organização articuladora do Goyn SP, no Brasil)  

A inclusão produtiva dos jovens e o papel das empresas – Vivianne Naigeborin, Superintendente da Fundação Arymax (membro do grupo gestor do Goyn SP) 

Dados do mapeamento de oportunidades e de juventudes de São Paulo –Leonardo Framil, Presidente da Accenture América Latina(empresa responsável pelo mapeamento e membro do grupo gestor do Goyn SP)  

Os efeitos da pandemia para os jovens e a urgência em gerar oportunidades para todos – Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil (convidado para contribuir com o tema e com soluções)  

DIÁLOGO: OS JOVENS E AS EMPRESAS
Juliana Azevedo, CEO da P&G Brasil (empresa que inclui os jovens na sua equipe)
Ana Inez Eurico e Henrique Medeiros (jovens-potência que atuam com o grupo gestor do Goyn SP) 

Realização: Global Opportunity Youth Network São Paulo, United Way Brasil, Accenture, Em Movimento, Fundação Arymax, Instituto Coca-Cola Brasil