United Way faz 15 anos de atuação no Brasil

Esse ano a United Way Brasil (UWB) completa 15 anos de atuação no Brasil, trabalhando desde o início para transformar a vida milhares de crianças e jovens. Nossa história começou, em 2001, quando líderes empresariais de multinacionais e empresas nacionais decidiram trazer a filosofia de trabalho da United Way para o país. Participaram da nossa fundação líderes da Alcoa, Dupont, EDS, Enron, Grupo Lund, JP Morgan, Instituto Ayrton Senna, Morgan Stanley, Pinheiro Neto Advogados, P&G, Timken Transway e Rohm Haas. Foram essas 12 empresas que inspiraram o trabalho que hoje realizamos em conjunto mais de 40 empresas parceiras e associadas.

Inicialmente éramos conhecidos como Associação Caminhando Juntos. Nessa época, realizamos diversos projetos de Mentorias para jovens e reformas em organizações indicadas pelos funcionários das empresas associadas. Em 2008, adotamos a identidade internacional da Organização e passamos a nos chamar United Way Brasil. Neste mesmo ano, ampliamos nossa área de atuação e levamos nosso projeto de Mentorias para o interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

A partir de 2009, começamos a desenvolver projetos voltados para a Primeira Infância e a sistematização de metodologias para multiplicação do Programa de Capacitação de Jovens. No ano seguinte, iniciamos o processo de alinhamento mundial, resgatando a história de origem da United Way: mobilizar pessoas e recursos em torno do bem comum. Neste momento, também criamos o Fundo Comum, que potencializa até hoje os investimentos sociais, impactando ainda mais as comunidades locais.

Em 2011 definimos o que já estava na nossa genética: a Educação como pilar chave dos projetos da United Way no Brasil. Lançamos, em seguida, o Programa Crescer Aprendendo, inspirado no “Born Learning” da United Way Worldwide, para estimular o aprendizado durante a Primeira Infância. Já o programa voltado para a Juventude ganhou o nome de “Competências para Vida” e passou a oferecer formação de jovens para outras áreas do conhecimento: mídias digitais, empreendedorismo, finanças, recursos humanos e contabilidade, além da consolidação da Mentoria Student United Way Brasil, que mobiliza jovens para o desenvolvimento de projetos de transformação social nas comunidades locais.

Aos poucos, fomos aprimorando nossa estratégia de impacto social e ampliando nossa área de atuação para beneficiar cada vez mais jovens e crianças no Brasil. Em 2015, nossos projetos alcançaram 34 cidades de 11 Estados Brasileiros. E não paramos por aí. A partir deste ano, teremos o desafio de reunir esforços para beneficiar os Community Hubs de São Paulo, que fazem parte da nossa estratégia social para aumentar nosso impacto.

Queremos agradecer a todos os voluntários, empresas, parceiros, amigos e colaboradores que acreditaram na United Way Brasil e contribuíram conosco ao longo desses anos para transformar a vida de quem precisa. Essa história é nossa. Parabéns e obrigado!