Projeto Crescer Lendo 2015 começa com força total

Começou em maio a formação de professores da primeira infância, uma das frentes do Projeto Crescer Lendo. Este ano, o projeto irá atender 6 municípios a fim de melhorar o contato das crianças pequenas com os livros.

Em 2014, a UWB em parceria com a Klabin desenvolveu o projeto Crescer Lendo, financiado pelo BNDES. A iniciativa, realizada em nove localidades do país, teve como objetivo fortalecer o contato das crianças pequenas com os livros, além de auxiliar no Pacto Nacional para A Alfabetização na Idade Certa. Como parte do projeto, foi realizada uma formação em leitura com 142 educadores da rede pública dos municípios atendidos, foram doados 450 livros para cada cantinho de leitura e 1662 crianças foram beneficiadas.

Neste ano, o Projeto atenderá os municípios: Reserva e Curiúva (Paraná), Itajaí, Bocaina do Sul e Rio Rufino (Santa Catarina), Angatuba e Piracicaba (São Paulo).

A formação dos professores teve início por meio da plataforma online (http://www.crescerlendo.org/). Serão 6 meses de formação online, na qual os professores inscritos poderão trocar experiências e aprender as melhores estratégias para ler livros para as crianças e estimulá-las a assumirem o papel de leitores.

O curso foi desenvolvido com o apoio técnico do Instituto Avisa Lá, e as vantagens da plataforma ser online são potencializar o número de pessoas capacitadas e oferecer formação de qualidade a municípios distantes das capitais, impactando significativamente o cenário da educação infantil no país.