Creche beneficiada com projeto Escuta das Crianças da UWB réplica iniciativa e potencializa o resultado

Concluída a primeira etapa do projeto Escuta das Crianças na creche São Norberto, zona sul de São Paulo, a iniciativa proporcionou resultados tão expressivos que será replicada em mais quatro crechês do Centro Social de Parelheiros. A decisão foi da diretora pedagógica, Rosemary Gregio, que identificou na iniciativa uma oportunidade de potencializar os efeitos do projeto em prol da educação de crianças pequenas.

O objetivo do ‘Escuta das Crianças’ da United Way Brasil é ajudar as escolas a aprimorarem seu projeto político pedagógico e arquitetônico por meio de um diagnóstico que considera as necessidades, opiniões e desejos de seus alunos. Além da creche São Norberto, está previsto para 2014, a aplicação e conclusão do projeto em mais três escolas: CEI Jardim Souza, no Jd. São Luiz, Herdeiros do Fruto, em Louveira, e Casa da Criança em Ermelino Matarazzo.

O projeto é desenvolvido em cinco etapas. Na primeira, os professores, voluntários e familiares são preparados para atuar nas atividades com as crianças. Em seguida, os voluntários ajudam os professores na aplicação das dinâmicas e na elaboração dos registros escritos e fotográficos. A terceira etapa traz a troca de experiências e visualização das atividades realizadas pelas crianças. A seguir, são apresentados os resultados do processo de escuta e por fim, os voluntários participam de uma ação para atender os desejos e as necessidades citados pelas crianças.

O Escuta das Crianças tem trazido para as escolas grandes resultados e muita satisfação para os educadores que participam da iniciativa. Também envolvidos, estão cinco Voluntários da P&G que se dedicaram para ajudar os professores nas atividades do processo de Escuto no CEI Jardim Souza e continuarão no segundo semestre.