Gente que faz: Rafael Volpe, líder voluntário da PwC

“A certeza que, de alguma forma, estou ajudando o próximo e contribuindo para que tenhamos uma sociedade mais justa”. É com essa frase que Rafael Volpe, auditor contábil da PwC, define sua motivação para voluntariar. Em entrevista, ele conta sobre sua atuação intensa nos projetos desenvolvidos pela United Way Brasil em parceria com a PwC.

Como você se descobriu como voluntário?

Desde muito jovem, sempre apoiei as atividades realizadas pela minha igreja na comunidade que frequento. Quando comecei a trabalhar, vi que ficaria mais difícil devido à falta de tempo, então pensei: porque não continuar ajudando o próximo no mundo corporativo?

Como conheceu a United Way Brasil?

Minha história com a United Way Brasil teve início em 2008 quando passei a liderar as atividades do Comitê de Cidadania no escritório da PwC, em Sorocaba. Naquele ano, realizamos duas Mentorias, que é um projeto de educação direcionado para a formação profissional de jovens. A partir daí, passei a ficar bem próximo da United Way Brasil, desenvolvendo novas metodologias e as aplicando em Escolas Públicas de comunidades carentes na cidade de Sorocaba.

Poderia compartilhar conosco alguma história interessantes dos projetos que encabeçou junto com a United Way?

A experiência mais interessante que tive com a United Way aconteceu em 2011, quando tive a oportunidade de visitar o headquarter da instituição em Alexandria, USA. Nesta ocasião, tive a oportunidade de me reunir com pessoas e conhecer os projetos realizados nos Estados Unidos. No meu retorno para o Brasil, adaptei a metodologia do projeto Student United Way juntamente com os colegas da PwC e foi um sucesso. Inclusive, o projeto está sendo replicado em outras empresas no Brasil.