Voluntários da P&G Rio criam brinquedos recicláveis

A reciclagem de produtos como papel, plástico, metal e vidros tem contribuído para a preservação do planeta e gerado fonte de renda para milhares de pessoas. Se, ao pensar em reciclagem, você logo se lembra de sacolas plásticas, papéis ou novas embalagens plásticas, os voluntários da P&G Rio de Janeiro provaram ser possível ir além do senso comum.

Com poucos recursos e muita criatividade, nos meses de setembro e outubro, as crianças do CEI Iracema Garcia, em Queimados, e do CMEI Alice de Souza Bruno, em Seropédica, puderam se divertir com brinquedos criados com materiais que seriam descartados. O que antes eram caixas de papelão, agora são um belo fogão, fundos de garrafas pet viraram carimbos que estampam flores coloridas e garrafas de plástico, recheadas com grãos de milho e adornadas com fitas de cetim, foram transformadas em chocalhos para os pequeninos.

Os brinquedos foram produzidos pelos voluntários em parceria com as educadoras e coordenadoras das escolas que, por sua vez, puderam adquirir um olhar diferenciado sobre materiais como caixas de papelão, garrafas pet e cds. Ao todo, 191 crianças de 2 a 4 anos foram contempladas com os brinquedos ambientalmente responsáveis.

Para Samira Montenegro Caram, analista de RH da P&G Rio de Janeiro, Líder de Responsabilidade Social do projeto Crux/ Planta Cruzeiro do Sul, a produção de brinquedos com materiais recicláveis é uma solução que prova ser possível obter produtos de qualidade com poucos recursos. “Em tempos de videogames, computadores, tablets e laptops, mostrar às crianças que eles têm uma variedade imensa de potenciais brinquedos a seu alcance foi fantástico. Todos, desde os voluntários até as professoras das instituições, foram surpreendidos pela qualidade e pelo capricho do resultado final. Os ‘eletrodomésticos de papelão’ e o ‘labirinto de PVC’, até hoje, encantam as crianças e as professoras.”.