Formaturas Mentorias – São Paulo e Rio de Janeiro

No último sábado, 8/12, em São Paulo, a United Way Brasil promoveu a formatura de três turmas de Investir Vale a Pena (IVP) e contabilidade. O evento marcou o encerramento de um ciclo de seis meses de aulas para os 66 jovens das mentorias que acontecem na P&G, PwC e Morgan Stanley.

O profissional voluntário Renato Hideki, que há quatro anos dedica parte dos seus fins de semana ao voluntariado foi quem abriu as atividades. “Parabéns a todos que estão aqui, vocês são verdadeiros guerreiros, acordar cedo aos sábados para estudar não é fácil. Agora, aproveitem, pois essa é uma oportunidade única na vida de vocês”, disse Renato.

Após, foi a vez dos formandos, representados na figura dos oradores das empresas parceiras da United Way Brasil (UWB), tomarem a palavra e reconhecer a importância e os esforços dos voluntários envolvidos com a iniciativa da UWB. “Gostaríamos de agradecer a todos os voluntários que nos fizeram a diferença e ajudaram a viabilizar esse projeto. Aprendemos com eles que não existe almoço de graça”, disse visivelmente emocionada a aluna Ana Beatriz.

Já Gerson Santos e César Cardoso – dois dos oradores – além de agradecer aos voluntários, parafrasearam o renomado cientista Albert Einstein para motivar seus colegas. “O único lugar aonde a palavra sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Por isso, é muito importante não desanimar e nunca desistir de seus sonhos”.

Mas, o melhor ainda estava por vir com a palestra do jornalista e escritor Eduardo Lyra, que com apenas 24 anos já é considerado um dos maiores escritores do Brasil. Lyra recentemente lançou seu segundo livro, intitulado Jovens Falcões, que narra histórias inspiradoras de jovens que, com a sua atuação, criaram uma nova identidade para a juventude e se inseriram de forma propositiva na sociedade.

“Espero ter deixado entusiasmo para os jovens presentes, para esses jovens, que fazem parte da juventude mais criativa do mundo. Esses jovens, que sem recursos conseguem feitos inacreditáveis. Esses jovens, que colocarão esse país em outro patamar. Eles, que são os jovens falcões”, finaliza Eduardo.

Outras Formaturas

Monsanto

O projeto de mentorias da United Way Brasil fechou mais um ciclo com os voluntários da Monsanto no dia 07/12 e contou com uma programação especial que foi além da entrega dos certificados. A cerimônia foi aberta com o Hino Nacional e um pequeno discurso sobre carreira e desenvolvimento profissional dado pelo funcionário Lima.

Rio de Janeiro

No dia 24/11 foi a vez dos jovens da Comunidade de Maré. A formatura aconteceu na academia Luta pela Paz, com uma oficina de luta. Os voluntários puderam aprender algumas técnicas e cair no tatame. A entrega dos certificados foi muito emocionante, com depoimentos dos jovens sobre a importância de voluntariar-se e dar oportunidade aos jovens.

São Paulo – SP

A formatura dos jovens das mentorias de Departamento Pessoal aconteceu no dia 15/12 com 15 jovens e 10 voluntários na sede da PwC em São Paulo. Esta é a quarta turma formada desde 2009.