Maior desejo dos jovens é concluir formação profissional, garante estudo

De acordo com pesquisa divulgada recentemente pelo IBGE, a taxa de desemprego no Brasil atingiu 5,4% da população ativa, segundo levantamento da Seade/Dieese. Esse número representa cerca de 1,3 milhões de desempregados nas seis maiores regiões metropolitanas do país, onde é feita a análise.

Muito desses desempregados estão concentrados na parcela mais jovem da população, que sofre ao encontrar o tão sonhado primeiro emprego. Apesar das dificuldades, a taxa de desemprego no país entre os jovens vem reduzindo ano após ano. De acordo com Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV- BRE), o desemprego de jovens caiu de 14% para 12,8% no período da avaliação.

O trabalho e os estudos são questões centrais para a juventude brasileira, que idealiza a formação profissional e o emprego perfeito como sonho principal de vida. Segundo pesquisa do Projeto Sonho Brasileiro, 55% dos jovens entre 18 e 24 anos colocam aspectos de formação profissional e empregos como o maior sonho. A formação profissional vem à frente do sonho da casa própria e da estabilidade financeira, segundo o estudo.

A pesquisa Projeto Sonho Brasileiro foi desenvolvida pela BOX1824. Para a realização do estudo, foram realizadas 1784 entrevistas, durante 45 dias, com jovens de 18 a 24 anos de todas as classes sociais em 173 cidades.

Ações da United Way Brasil

Focados na formação e na inclusão dos jovens no mercado formal de trabalho, a United Way Brasil está realizando diversas ações educacionais a fim de facilitar o acesso ao primeiro emprego. Por meio de parcerias e financiamento de organizações de aprendizagem, a instituição investe na formação direta dos interessados, auxiliando-os assim a conseguirem a tão sonhada estabilidade profissional.

Para o presente ano, somando-se todas as suas ações direcionadas a formação profissional dos jovens, a United Way Brasil planeja beneficiar um total de 800 pessoas e envolver, ao menos, 645 funcionários parceiros.

Fontes:

http://osonhobrasileiro.com.br/