Motivos para estimular o desenvolvimento do seu filho, nos primeiros anos de vida

A fase de aprendizado e educação das crianças começa ainda nos primeiros momentos de vida, antes mesmo dos filhos serem matriculados na escola. Segundo pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), os 270 dias de gestação e os dois anos posteriores definem o grau de inteligência, os relacionamentos sociais, a altura e o grau de propensão à doenças na fase adulta.

Outro estudo realizado por pesquisadores de Harvard reforça a importância dos primeiros anos de vida para o futuro das crianças. Nos primeiros anos são formadas cerca de 700 conexões neurais a cada segundo, que são construídas através de interações dos genes, do ambiente e das experiências obtidas através da interação com os adultos.

Estas conexões construirão a arquitetura do cérebro, que será fundamental para saúde, comportamento e a aprendizagem na fase adulta. Por este motivo, é muito importante estimular as crianças com atividades educativas ainda nos primeiros anos de vida.

“A curiosidade é o motor da aprendizagem, por isso pais atentos sabem observar o interesse das crianças e, a partir daí, construir junto com a criança novos conhecimentos, ”diz Nina O’Donnel, Vice-Presidente para educação da United Way.

De acordo com os pesquisadores de Harvard, crianças que passam por mais de cinco tipos de adversidades com seus educadores nos primeiros três anos de vida, tais como pobreza, baixa escolaridade materna, maus tratos à criança, entre outros fatores, têm mais de 90% de chance de ter um ou mais atrasos de linguagem ou em seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

Ações da United Way Brasil

Preocupada com o desenvolvimento infantil, a United Way Brasil vem investindo na melhoria da educação das crianças de 0 a 6 anos. Através do programa Crescer Aprendendo vem concentrado seus esforços em dois projetos:

  • Atuação junto aos pais das crianças pequenas, com disseminação da importância desta fase para o pleno desenvolvimento do ser humano.
  • Formação de educadores de creches e melhoria da infraestrutura destes espaços para garantir o pleno desenvolvimento das crianças que frequentam as unidades públicas de educação infantil no Brasil.

Fonte:

http://www.fmcsv.org.br/Pt-br/noticias/destaquesimprensa/Paginas/Mil-primeiros-dias-de-vida-definem-aspectos-como-grau-de-intelig%c3%aancia,-diz-estudo.aspx

http://developingchild.harvard.edu/index.php/resources/multimedia/interactive_features/five-numbers/