Competências para a Vida

Programa Competências para a Vida

Programa que incentiva o desenvolvimento e o fortalecimento de competências socioemocionais em jovens de 16 a 25 anos.

Por meio de dinâmicas presenciais, mentorias virtuais e visitas a empresas, oferece experiências que aumentam o repertório sobre projetos de vida e os introduzem no mundo do trabalho.

  • Entre os jovens beneficiados:
  • Entre os mentores voluntários:

ODS relacionado à causa da juventude:

8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

8.5 Até 2030, alcançar o emprego pleno e produtivo e trabalho decente todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor.

8.6 Até 2020, reduzir substancialmente a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação.

Abrangência em 2019:

Estratégias de impacto e atuação

No formato original, o programa acontece em três frentes:

MOBILIZAÇÃO COVID-19

Mobilização com foco na Covid-19

Para amenizar os impactos da pandemia, que chegou ao Brasil em 2020, o programa passou por uma reformulação. Os encontros, agora todos on-line, têm como propósito colocar os jovens em contato com o mundo corporativo e do trabalho, dar acesso a ferramentas que auxiliam a planejar suas vidas e inspirá-los por meio das experiências profissionais dos mentores e especialistas.

Os jovens selecionados fazem parte dos coletivos apoiados pela parceria entre a United Way Brasil e o Instituto Coca-Cola, moradores de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, e Sapopemba, em São Paulo. 

Até o final de 2020, o programa deve ser expandido disponibilizando computadores e modens 4G para que outros grupos de jovens possam participar dos encontros virtuais.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE PROFISSIONAIS QUE RESPONDE PELAS MENTORIAS: PSICÓLOGOS, EDUCADORES, MEDIADORES, EXPERTS EM JUVENTUDE, EM COMUNICAÇÃO E NAS FERRAMENTAS DIGITAIS

Depoimentos

“O jovem do programa não é quem escolhemos, mas quem o destino nos traz e isto é um presente. São jovens com sede de aprendizado e curiosidade e isto só faz aumentar a nossa responsabilidade para que tudo dê certo. Se queremos sair melhores dessa crise da pandemia, a mentoria é uma grande oportunidade.”

Donizete, mentor voluntário, empresa Lilly

 “Na mentoria eu tive a oportunidade de vivenciar uma ação que, com certeza, mudou a minha vida. Mudou a forma que eu enxergava o meu futuro. Mostrou que, com força de vontade e organização, eu posso alcançar os meus sonhos e objetivos independentemente da minha situação financeira e social, da minha cor, de ser mulher e mãe.”

Suelen, 21 anos, Sapopemba (SP)

Abrangência do Programa na pandemia


Dados julho de 2020