Juventudes Potentes (GOYN SP)

O Juventudes Potentes (GOYN SP) é uma grande aliança para promover a inclusão produtiva de jovens na cidade de São Paulo

Liderado pelo Instituto Aspen, nasceu há dois anos e chegou à cidade de São Paulo em 2020. No Brasil, a ação é articulada pela United Way Brasil e coordenada por um grupo gestor, formado por Accenture, Fundação Arymax, Instituto Coca-Cola, Itaú Educação e Trabalho, Em Movimento e jovens, além de lideranças de mais de 80 instituições relevantes do ecossistema.

Está presente também em Bogotá (Colômbia), e Thekwini (África do Sul), Mombasa (Quênia), Pune e Ramgarh (Índia) e pretende, nestas seis comunidades, transformar pelo menos 250 mil vidas nos próximos cinco anos.

Nosso propósito

Nosso propósito é promover a inclusão produtiva das juventudes em situação de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo, até 2030, alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, com destaque para:

Por que é urgente atuar?

O Brasil nunca teve tantos jovens. Esta é a grande oportunidade de o país aproveitar um bônus demográfico inédito que, em 20 anos, não existirá mais, por conta da inversão da pirâmide etária

Temos a maior força jovem da história

2013


2040


2060


+ Mais informações

Milhões de pessoas

Pessoas com mais de 65 anos formarão mais de um quarto dos brasileiros em 2060, segundo projeção do IBGE. O percentual desse grupo representa 7,4% do total de pessoas que viviam no País em 2013.

Em São Paulo, o desemprego afeta 35% dos jovens e apenas 13% deles têm ensino superior completo (dados de 2019)

Em 2019, registramos o marco da inversão da pirâmide etária. Temos a expectativa de envelhecimento geracional nos próximos 20 anos, fenômeno que levou 100 anos para acontecer na França, por exemplo.

Qual é a realidade dos jovens de São Paulo?

765 mil jovens são jovens potência

50% é a porcentagem a mais na remuneração de jovens das regiões centrais, comparada à dos jovens da periferia (dados 2017)

23% foi o índice de queda do número de matrículas no Ensino Médio, entre 2015 e 2019, na cidade de São Paulo

50%

não completaram o Ensino Médio

(fonte: bitly/dadosgoyn)

Temos uma população de jovens-potência que vem sendo “desperdiçada”. Eles possuem capacidade para se desenvolver, mas não conseguem acessar boas oportunidades que melhorem sua qualidade de vida e o desenvolvimento de sua comunidade. Existem sonhos, porém, pouca escuta ativa para torná-los factíveis frente à dura realidade que as juventudes enfrentam no cenário paulistano.

É bom saber que tem pessoas dispostas a ouvir jovens periféricos, que muitas vezes se sentem excluídos da sociedade.”

-Jovem-

Quem são os jovens-potência?

Jovens de 15 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade econômica, que estão fora da escola ou não conseguem emprego, ou atuam no trabalho informal.

Jovens estão muito descrentes em relação ao futuro do trabalho. Precisamos ajudá-los a se motivarem e a entenderem as oportunidades para inserção laboral.”

-Organizações escutadas-

Como vamos atingir nossos objetivos?

Objetivo do Juventudes Potentes em São Paulo:

Que todas as juventudes de São Paulo tenham poder de escolha e oportunidades de educação, trabalho e renda dignos e prósperos, por meio de um ecossistema ativo, integrado, inclusivo e qualificado.

Nosso trabalho está baseado em alguns princípios orientadores:

Inovação baseada no que já existe e no que virá, alinhada ao futuro do trabalho e à promoção da escala das soluções que já funcionam.

Disseminação de um chamado aos jovens-potência. Uso de uma narrativa de trilhas completas, com sentido de urgência, que reconheça o ecossistema ao redor das juventudes para gerar mudanças necessárias nas posturas e nos modelos mentais.

Ampliação do escopo de estratégias, baseadas em evidências e dados, e interpretação de dados para uso das organizações.

Geração de mudanças nas empresas para inclusão dos jovens-potência, de forma ampla e sustentável.

Expansão e popularização de formas de financiamento inovadoras, com criação de modelos e soluções de investimento de longo prazo, para benefício do sistema como um todo.

Incidência em políticas públicas e alavancamento do sistema público para gerar escala.

Empoderamento das juventudes e de suas comunidades, com foco em jovens com menos acesso às oportunidades. Estimular formações em liderança e identificar janelas de oportunidades para desenvolverem ideias e soluções.

Escutar as juventudes da cidade de São Paulo é vital para entender o contexto em que estão inseridas e aonde devemos atuar.

É por isso que mantemos contato permanente com jovens periféricos, para assim detectar os desafios que queremos ajudá-los a superar.

Dentre os principais obstáculos destacados pelas juventudes e por organizações ouvidas estão:

Nossa meta é apoiar a inclusão produtiva de 100.000 jovens nos próximos anos

Confira aqui quem são os jovens-potência, os desafios que enfrentam, dados e estatísticas sobre suas realidades e as soluções que o GOYN SP construiu coletivamente para apoiar as diferentes juventudes das periferias da cidade. Saiba também como integrar essa grande rede de colaboração para fazer a diferença e promover a inclusão produtiva dos jovens.

Para responder aos desafios das juventudes, construímos coletivamente quatro protótipos para implementar e gerar ações que promovam a inclusão produtiva de 100 mil jovens-potência:

Programa Trilhando

Uma rede focada em curadoria e desenvolvimento para a formação em Projeto de Vida, por meio da articulação de espaços locais do território que possam oferecer capacitação aos jovens-potência e empresas que financiem o programa e disponibilizem mentoria voluntária

PerifaDigital

Programa para desenvolver uma mentalidade digital e estimular a criação de perspectivas em carreiras digitais com os jovens-potência nas periferias para que sejam multiplicadores da iniciativa em suas comunidades

Plataforma Digitalis

Hub digital focado na empregabilidade dos jovens-potência em carreiras digitais por meio de capacitação e vagas ofertadas por empresas e organizações de dentro e de fora da rede do GOYN SP

Rede Empresas Potência

Corporações que reconhecem a inclusão de jovens-potência como vetor de inovação. Uma conexão entre empresas para alinhar esforços, compartilhar conteúdos, boas práticas, treinamentos para liderança e cases de sucesso.

Quem já apoia o Juventudes Potentes (GOYN SP) e faz parte desta coalizão

Parceiros Institucionais

Parceiros Locais

Parceiros Globais