Notícias

Webinar discute práticas para fortalecer a primeira infância na pandemia

Realizado pela GPTW em parceria com a United Way Brasil e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o evento contou com a IBM e a Special Dog Brasil para compartilhar suas políticas de RH focadas na promoção da primeira infância.

No último dia 22, André Bersano (GPTW) abriu a webinar com um provérbio africano que pautou todo o diálogo desse encontro: “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”, referindo-se ao papel que as empresas também exercem para a garantia do pleno desenvolvimento de filhos, netos e crianças de seus colaboradores e das comunidades.

Diante do cenário da pandemia, as empresas reviram o seu modus operandi, adotando iniciativas que mantivessem o fornecimento de produtos e serviços e preservassem a saúde das equipes.

Ao mesmo tempo, com a permanência em casa, uma boa parte dos funcionários passou a conviver com suas crianças em tempo integral, o que exigiu de todos (famílias e empresas) uma flexibilização de posturas e rotinas. Exigiu, também, um olhar apurado para garantir a saúde mental e física de pais e crianças na primeira infância.

Pesquisa realizada pela GPTW, em 2019, indicou que 31% das corporações tidas como melhores para se trabalhar possuíam salas exclusivas para lactação; 11% ofereciam creches ou berçários no local ou próximas a ele; 69% concediam licenças para cuidar de crianças ou familiares doentes. Ou seja, cuidar do outro, e da criança, está cada vez mais na pauta das políticas de RH.

Paula Creen, da United Way Brasil, referiu-se ao mapeamento realizado em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal que reuniu cerca de 600 iniciativas focadas na primeira infância, de empresas de diferentes áreas e portes, que irão compor uma plataforma a ser disponibilizada  às corporações que queiram adotar iniciativas ou ampliar as que já realizam em favor dos primeiros anos de vida. A IBM e a Special Dog, com a assessoria da United Way Brasil, revisitaram suas políticas e, com base no mapeamento, ampliaram as ações de suas políticas.

A experiência da IBM

Ana Paula Mendes, da IBM, uma das corporações que figuram seguidamente no ranking do prêmio da GPTW, reforçou que 60% dos funcionários engajados estão em empresas que oferecem diferentes benefícios para promover o bem-estar (Gallup).  Quando se fala em primeira infância, a sensação de fazer parte de uma instituição que preza e apoia a família só tende a favorecer o envolvimento, a produtividade, a permanência, a saúde mental e física dos colaboradores. 

Por isso, a IBM investe em ações como o dia da família na empresa e programas que atuam nas escolas para falar de diversidade, gênero e combate ao bullying, por exemplo. Também estimula a formação de “tribos” com funcionários voluntários que se unem por temas de interesse. Um deles dedica-se a pensar em estratégias para fomentar entre os colaboradores a importância da primeira infância, como a criação de uma página no site da empresa para compartilhar informações e conteúdos sobre desenvolvimento infantil e os benefícios oferecidos pela IBM para pais e familiares de crianças pequenas.

Durante a pandemia, cuidar do bem-estar mental e emocional das famílias, isoladas em casa, foi foco das ações. Aulas de ioga, cafés da manhã, contação de histórias, construção de brinquedos com sucata reuniram adultos e crianças. A empresa reforçou canais que já existiam, voltados à assessoria jurídica, contábil, coach, sessões com psicólogo, nutricionista, dentre outros. Deram suporte aos gerentes e lideranças das equipes para que mantivessem contato com seus subordinados e suas famílias, apoiando-os da melhor maneira.

“Convidamos homens ‘improváveis’, da alta liderança da companhia, para falar de suas rotinas aos colaboradores homens, mostrando que o papel do pai não é ajudar, mas dividir e assumir a responsabilidade do cuidado com os filhos. Pessoas que todos imaginavam que não tinham tempo para se dedicar à família. Eles reforçaram que é possível ser profissional, pai e ainda cuidar de si”, revela Ana.

A política da Special Dog Brasil

Outra empresa que sempre está no ranking da GPTW, a Special Dog Brasil, em 2015, reviu sua atuação social, dedicando-se ao desenvolvimento sustentável para cocriar projetos de diferentes atores dos setores público e privado, com foco na primeira infância. Ações pensados para dentro da empresa e além dela, desde a formação de pais sobre os temas relacionados ao desenvolvimento infantil até o apoio à criação do Plano Municipal de Primeira Infância da cidade onde a fábrica tem sede. 

Durante a pandemia, realizou iniciativas para garantir saúde e prevenção aos colaboradores e seus familiares com distribuição de máscaras, álcool em gel, aplicação de vacinas, disponibilização de um psicólogo etc. Para a sociedade, doou testes Covid-19 e respiradores para hospitais.

“O contato com a United Way Brasil foi fundamental para revisitar e avaliar nossas práticas focadas na primeira infância. Nos engajamos e criamos um comitê interno com diferentes áreas para intensificar esse cuidado que a nossa política quer expressar concretamente. Elaboramos um programa que vai apoiar os pais desde a gestação até os seis anos de vida da criança”, conta João Paulo Figueira, da Special Dog. 

Para Paula, “embora a IBM e Special Dog sejam grandes empresas, é possível realizar ações de primeira infância em corporações menores, sem grandes custos, como o day off para o funcionário passar o dia do aniversário com os filhos, por exemplo. O importante é começar com uma ação e ampliar conforme a adesão e o engajamento”, explica

Quando as empresas estimulam a parentalidade positiva, elas ajudam a promover o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. Porque, ao cuidar da criança, o adulto “qualifica a comunicação e a leitura de ambientes e situações, descobre e fortalece habilidades, aprende a gerir conflitos, adquiri uma postura mais empática, sabe ser flexível diante de situações de impasse e consegue ser criativo na hora de resolver problemas”, conclui André.

Os participantes reforçaram um aspecto importante quando se fala em criar ações para promover a primeira infância no ambiente de trabalho e fora dela: é essencial ouvir os colaboradores, convidá-los a pensar em iniciativas, saber de suas demandas e expectativas para a tomada de decisões. Dessa forma, qualquer política que tenha o aval das equipes será bem-sucedida e alcançará seus objetivos, ou seja, favorecer o pleno desenvolvimento infantil.

Para assistir ao webinar na íntegra, acesse: encurtador.com.br/nrBN0

As violências contra a criança: precisamos falar sobre isto!

O confinamento causado pela pandemia tende a aumentar os índices de violência contra os pequenos. É preciso enfrentar o problema – e agora!

Segundo os resultados de uma pesquisa realizada na China, que avaliou cerca de 300 crianças e adolescentes, o distanciamento social pode causar ou ampliar aspectos funcionais e comportamentais nesse público, como dependência excessiva dos pais, preocupação, ansiedade e desatenção.  

Já o estudo Repercussões da Pandemia de Covid-19 no Desenvolvimento Infantil, elaborado pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), mostrou que o bem-estar integral da criança está diretamente relacionado à qualidade de interação e vínculos que os adultos, especialmente pais e cuidadores, estabelecem com ela.

Ou seja, é preciso que os pequenos vivam em ambientes saudáveis, o que requer diálogo, paciência, brincadeiras, leitura, certa rotina e a presença afetiva desses cuidadores para amenizar momentos de tensão, causados pelo isolamento.  

Mas, infelizmente, muitas crianças estão expostas a problemas que já vivenciavam antes mesmo da chegada da Covid-19, como a pobreza e a violência, ambas ampliadas nestes tempos.

A violência e suas marcas para toda a vida

Quando falamos em violência contra a criança, estamos abordando um amplo espectro que envolve a violência física, sexual, negligências e outras violações de direitos, como o direito ao brincar no lugar de trabalhar.

Segundo o Unicef, escolas fechadas e pobreza acentuada estão levando crianças ao trabalho para que ajudem suas famílias, o que é um equívoco, já que sacrificá-las não vai resolver o problema e, ao contrário, ajudará a acentuar questões como doenças, analfabetismo e demais indicadores que só tendem a ampliar as desigualdades que impedem o País de se desenvolver em todos os níveis.  

A Constituição Federal proíbe o trabalho de menores de 16 anos (exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos), mas em 2018 apenas 435.956 jovens estavam registrados como aprendizes no País e mais de 1,7 milhão de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos permanecia fora da escola.

O trabalho infantil também é porta de entrada para outra violação: a exploração sexual, entendida como a prática do sexo entre crianças ou adolescentes com adultos, em troca de benefícios, presentes ou dinheiro. Com o isolamento social, o abuso sexual também tende a aumentar. Ou seja, crianças têm sido sistematicamente violadas por um adulto que mora com ela ou frequenta a casa da família.

O relatório da organização World Vision (maio de 2020) estima que até 85 milhões de crianças e adolescentes (2 a 17 anos) no mundo poderão ser vítimas de violência física, emocional e sexual nos meses da pandemia, o que significa um aumento de até 32% da média anual das estatísticas oficiais.

No Brasil, os dados vão na contramão dessa lógica. Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (agosto de 2020), as notificações do Disque Denúncia caíram na fase da pandemia. Eram 29.965 entre março e junho de 2019. Até agosto de 2020 foram 26.416 casos identificados. As razões dessa queda são claras: quem denuncia não está mais em contato com a criança, como professores e funcionários de escolas, profissionais da saúde, amigos e parentes mais distantes, além de outros agentes de proteção. A subnotificação era uma realidade antes da Covid-19, já que, segundo o próprio Ministério, só 10% das violências chegavam às autoridades públicas. Essa porcentagem tende a ser bem maior com o isolamento

O foco na família

O que podemos fazer para amenizar os efeitos negativos da pandemia e mitigar os desafios que as crianças já enfrentavam antes mesmo do isolamento social?

É essencial que o poder público se mobilize não só no cumprimento de leis para punir quem causa a violência, mas, também, estruturar e fazer chegar às famílias meios para que se percebam como essenciais à manutenção do bem-estar integral de seus filhos. 

Como organizações sociais, coletivos e demais instituições temos de defender a causa (advocacy), convocar e mobilizar parceiros e implementar programas e ações sociais para que a formação de pais e cuidadores seja uma prioridade. 

A United Way Brasil acredita nesse caminho e por isso, em 2020, diante do cenário da pandemia, adotou medidas para expandir o programa Crescer Aprendendo e atender o maior número possível de crianças na fase da primeira infância (0 a 6 anos). Atualmente, o programa tem beneficiado 1.600 famílias das cidades de São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Campinas (SP), Sumaré (SP), Louveira (SP), Suzano (SP), Goiana (PE), Betim (MG), Joinville e Navegantes (SC). 

As famílias são divididas em grupos no WhatsApp, recebendo conteúdos diários por meio de textos, links, vídeos, “tarefas”, interagindo com perguntas e opiniões, mediados por profissionais nos temas relacionados aos primeiros anos de vida: comportamento da criança, papel da família, direitos da criança, importância do brincar, saúde física e mental, higiene, nutrição, cultura da paz etc., com orientações para o enfrentamento da Covid-19.

A manutenção e expansão do programa só foi possível porque contamos com a parceria das empresas Ecolab, Lear, O-I, P&G, Phoenix Tower e 3M que investiram na causa e acreditam que apoiar as famílias pode mudar realidades.

Que tal também fazer parte dessa e de outras iniciativas? Siga-nos nas redes e acompanhe nossas ações: 

United Way Brasil e 3M se unem para ampliar programa de primeira infância

No total, 12 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Pernambuco serão beneficiados, por meio da articulação entre a multinacional e a United Way.

O programa Crescer Aprendendo, da United Way Brasil, realizado com empresas e organizações parceiras, traz no seu escopo original a estratégia de formação das famílias em reuniões presenciais e a distância, com participação de consultores para mediar conversas e compartilhar conteúdos.

No atual cenário de pandemia, o programa levou todas as suas ações, que antes eram presenciais e digitais, totalmente para o formato on-line, o que viabilizou sua ampliação. As famílias são divididas em grupos no WhatsApp, recebendo conteúdos diários por meio de textos, links, vídeos, “tarefas”, interagindo com perguntas e opiniões, mediados por profissionais nos temas relacionados aos primeiros anos de vida: comportamento da criança, papel da família, direitos da criança, importância do brincar, saúde física e mental, higiene, nutrição etc, com orientações para o enfrentamento da Covid-19.

O sucesso da metodologia do programa foi reconhecido pela 3M que, por meio de edital próprio, selecionou o Crescer Aprendendo como estratégia para apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A multinacional, que possui cinco fábricas instaladas no Estado de São Paulo, compondo a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus (AM), doou o valor de R$ 1,21 milhão à United Way Brasil, tornando-se a maior parceria do programa em 2020. 

Os recursos também irão amenizar o impacto da pandemia no desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos por meio da segurança alimentar, com a distribuição  de cartões-alimentação a cada uma das 1.600 famílias das cidades de São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Campinas (SP), Sumaré (SP), Louveira (SP), Suzano (SP), Goiana (PE), Betim (MG), Joinville e Navegantes (SC). 

“A responsabilidade social é um dos nossos pilares estratégicos e faz parte de nossas prioridades apoiar as famílias que neste momento estão passando por grandes dificuldades. Também estamos apoiando o hospital público de Sumaré, onde fica nossa matriz no País. Essas doações estão alinhadas aos valores da 3M e ao nosso compromisso social neste cenário crítico em função da Covid-19”, comenta Marcelo Oromendia, presidente da 3M Brasil. 

“Atuar coletivamente por uma causa é a principal premissa da United Way em todo o mundo. Com o advento da Covid-19, a união de esforços nunca foi tão imprescindível, especialmente para apoiar as populações que, até mesmo antes dessa crise sem precedentes, viviam realidades vulneráveis. A participação da 3M neste contexto, com a doação ao programa Crescer Aprendendo, tem sido valiosa não só para a manutenção da iniciativa como para a sua ampliação, porque podemos apoiar mais famílias com recursos materiais e emocionais a fim de que se fortaleçam e enfrentem os desafios imposto pela pandemia”, ressalta Gabriella Bighetti, Diretora Executiva da United Way Brasil.

As empresas Lear e Ecolab, que já são parceiras da United Way Brasil, também estão apoiando a expansão do programa para os 12 municípios, direcionando recursos para suas ações. 

Para as famílias, a ação tem trazido o apoio de que precisam, como relata uma das mães que integram o programa: “Eu brinco mais com meu pequeno, a convivência ficou diferente. A gente passa a conhecer mais o próprio filho de uma forma especial e muito importante. É uma oportunidade única.”

Formato digital do Crescer Aprendendo é bem avaliado pelas famílias

No fechamento do primeiro semestre, as famílias participantes do Crescer Aprendendo responderam a uma pesquisa cujos resultados fortalecem o novo formato do programa. O sucesso levou à ampliação da iniciativa para outros territórios.

O programa Crescer Aprendendo, da United Way Brasil, realizado com empresas e organizações parceiras, traz no seu escopo original a estratégia de formação das famílias em reuniões presenciais e a distância, com participação de consultores para mediar conversas e compartilhar conteúdos.

No atual cenário de pandemia, que limitou eventos presenciais, o programa acontece por meio de plataforma digital. As famílias são divididas em grupos no WhatsApp, recebendo conteúdos por meio de textos, links, vídeos, “tarefas”, interagindo com perguntas e opiniões, mediados por profissionais.

Os temas são discutidos com base no que é essencial ao bem-estar pleno da criança, mostrando aos pais o que podem fazer para exercer essa parentalidade positiva, a partir de seus contextos e, especialmente, na crise gerada pela Covid-19.

Resultados da pesquisa

Para avaliar os avanços e os desafios do programa, a equipe do Crescer Aprendendo aplicou uma pesquisa junto às famílias participantes da nova versão, no formato digital.

Das 264 famílias que responderam ao questionário on-line, 93,3% se dizem satisfeitas com o programa. Sobre os conteúdos compartilhados nos grupos, 92,5% dos respondentes afirmaram que trouxeram conhecimentos novos, especialmente relacionados à alimentação saudável, higienização dos alimentos, às orientações de como elaborar um prato colorido e saudável para as crianças, como interagir melhor com os filhos, a importância da brincadeira, dentre outros.

Já 82,2% revelaram que o grupo no WhatsApp ajudou a qualificar a relação com as crianças, especialmente a convivência, a interação, em como lidar com comportamentos mais rebeldes, a aceitação da criança a alimentos novos, a ler e brincar mais com os filhos e a incentivar a autonomia dos pequenos.

Alguns depoimentos de respondentes da pesquisa
“Estou entrando no momento de introdução alimentar e tudo que mandam sobre o assunto eu simplesmente amo. O que mais me marcou foi a forma de lidar com uma criança que não come. Estou afiadíssima sobre o assunto aqui. Minhas filhas vão comer de tudo.”
“Eu brinco mais com meu pequeno, a convivência ficou diferente. A gente passa a conhecer mais o seu próprio filho de uma forma especial e muito importante. É uma oportunidade única.”
“É muito importante esse grupo porque sabemos que não estamos passando por esse momento sozinhos. O grupo tem me ajudado muito.”

Ampliação da atuação do programa

O sucesso da metodologia para atender as necessidades das famílias com crianças de 0 a 6 anos, especialmente na pandemia, foi reconhecido por  empresas parceiras e associadas da United Way Brasil, que apoiam o programa.  

Por isso, a partir de agosto, o Programa Crescer Aprendendo  será ampliado para cerca de 2.000 famílias de 12 cidades de quatro estados: São Paulo, São Bernardo do Campo, Caçapava, Suzano, Louveira, Sumaré, Campinas (SP); Betim e Camanducaia (MG); Joinville e Navegantes (SC); e Goiana (PE). 

Além do trabalho de formação de pais e cuidadores, a United Way Brasil garantiu mais cuidados às crianças, promovendo segurança alimentar. As parcerias com as empresas vão oportunizar, também, a distribuição de cartões-alimentação para as famílias.

Para operacionalizar a implementação e monitoramento do programa nas diferentes cidades, a United Way Brasil lançou, em julho, um edital a fim de selecionar organizações não governamentais, que tenham um trabalho voltado a crianças na primeira infância e/ou suas famílias, para serem parceiras nessa expansão. O resultado do edital, com as organizações escolhidas, foi publicado no início de agosto e as instituições selecionadas estão passando por capacitações sobre o programa e seu papel nessa expansão, , que contará contando com o acompanhamento permanente da equipe técnica da United Way. 

Até o final de 2020, o programa Crescer Aprendendo quer atender 5 mil famílias de regiões onde as adversidades não são exceção, mas regras. 

Parentalidade: é preciso formar os pais para que apoiem seus filhos

A família, por natureza, compõe o primeiro espaço de socialização da criança. Logo, sua importância é indiscutível. Por isso, investir na formação de pais ou cuidadores é garantir uma parentalidade positiva capaz de apoiar e estimular o desenvolvimento infantil integral.

O termo parentalidade ainda é pouco conhecido, mas vem ganhando força, especialmente para pontuar o conjunto de ações que objetivam assegurar o cuidado e o desenvolvimento da criança. Não é só a família que exerce esse papel: professores, educadores, profissionais da saúde e da assistência social, dentre outros, são agentes importantes no ecossistema de proteção e cuidado. No entanto, a família, nas suas diferentes configurações, permanece como o núcleo fundamental desse processo.

No contexto da parentalidade positiva de pais ou cuidadores, estão a prática do apego e das relações saudáveis entre eles e as crianças, provisão de recursos materiais de proteção e segurança dos filhos, acesso ao atendimento à saúde, valores e regras para a convivência em sociedade, educação intelectual e preparação para crescente autonomia dos pequenos.

Quando olhamos para o cenário de vulnerabilidade social em que muitas famílias estão inseridas, com escassez de recursos, falta de acesso a serviços públicos e presença dos diferentes tipos de violência, a parentalidade positiva é um desafio. Portanto, para fortalecer essas famílias, são necessárias políticas públicas que as apoiem material e emocionalmente.

Programas sociais e a parentalidade positiva

Para que deem certos, programas focados na formação de pais e responsáveis precisam ter como premissa que a parentalidade é uma habilidade que se aprende e pode ser fortalecida. Ninguém nasce sabendo. Ao mesmo tempo, devem reforçar que as famílias possuem recursos para cuidar de seus filhos, dentro de suas realidades. Quando os pais ou responsáveis são empoderados para mobilizar tais recursos, e entendem o seu papel no desenvolvimento infantil, tendem a participar ativamente das iniciativas, e os resultados aparecem. Trabalhar a autoconfiança dos adultos, os vínculos afetivos como aliados desse cuidar são pontos-chave de qualquer ação nesse sentido.

Da mesma forma, a parentalidade se torna positiva para crianças sem lares, que vivem em abrigos, quando os cuidadores têm clareza de sua importância no desenvolvimento delas, dando-lhes a segurança de que necessitam para se sentirem confiantes, mesmo desprovidas de um núcleo familiar estruturado, porque contam com adultos de referência que têm um olhar dedicado às suas necessidades físicas e emocionais.

Ao mesmo tempo, impor regras ou procedimentos, sem ouvir os pais, não respeitando suas raízes e características, tende a levar qualquer iniciativa bem intencionada ao fracasso. A diversidade dos adultos que cuidam da criança é outro aspecto que agrega aprendizado ao programa ou ação. Portanto, necessidades, expectativas e demandas mais urgentes de pais e cuidadores devem estar no centro da elaboração de um programa que procure estimular a parentalidade positiva.

No caso de famílias em situação de vulnerabilidade social, um dos pontos a se trabalhar é a resiliência que elas possuem para que acreditem na sua capacidade de, mesmo diante das adversidades, oferecer aos filhos aquilo de que precisam para se desenvolverem. 

O que se busca com programas voltados a esse tema é prevenir e combater negligências, maus tratos, abusos e violências distintas que, muitas vezes, são parte do cotidiano de famílias por gerações. É, também, sensibilizá-las sobre o quão importantes são para o desenvolvimento infantil e como o tempo que dedicam aos seus filhos faz diferença na saúde física e mental dos pequenos e nas suas vidas, já que é uma fase única e a essencial à formação do ser humano. Quanto mais essa interação for de qualidade, melhor para todos, especialmente, para a criança.

Crescer Aprendendo e a formação de famílias

O programa Crescer Aprendendo, da United Way Brasil, realizado com empresas e organizações parceiras, traz no seu escopo a estratégia de formação das famílias em reuniões presenciais e a distância, com participação de consultores para mediar conversas e compartilhar conteúdos.

No atual cenário de pandemia, que limitou eventos presenciais, o programa acontece por meio do WhatsApp. As famílias, divididas em grupos, recebem conteúdos por meio de textos, links, vídeos e interagem com perguntas e opiniões, tendo uma mediadora para respondê-las ou comentá-las.

Os temas são discutidos com base no que é essencial ao bem-estar pleno da criança, mostrando aos pais o que podem fazer para exercer essa parentalidade positiva, a partir de seus contextos e, especialmente na crise gerada pela Covid-19, orientações e práticas de como lidar com o isolamento social.

Os conteúdos estão distribuídos em temas-chave: alimentação saudável, saúde física e mental da criança, comportamento da criança, direitos da criança, papel da família e importância do brincar. Os conteúdos ampliam as reflexões e dão aos pais suporte para que avaliem o que podem realizar, sem impor-lhes regras ou dar “lições” do que é certo ou errado. 

As famílias são estimuladas a elaborar atividades com seus filhos e a compartilhar fotos e vídeos desses momentos. A troca entre famílias cria uma rede de práticas que fortalece a parentalidade positiva, constituindo uma comunidade digital que pretende cuidar das crianças, mas, também, das famílias.  

Até o final de 2020, o programa Crescer Aprendendo quer atender 5 mil famílias em territórios onde as adversidades não são exceção, mas regras. E se a gente se unir para isso? Sua empresa também pode fazer parte dessa rede de cuidado e proteção de crianças. Entre em contato conosco e saiba como.

O papel do setor privado no desenvolvimento da primeira infância

Evento realizado pela United Way, Unicef, Eearly Childhood Development Action Network (ECDAN) e Open Society Foundations trouxe soluções e ideias de como o setor empresarial pode apoiar o desenvolvimento infantil, especialmente em situações complexas como a da pandemia mundial gerada pela Covid-19. 

O evento “Setor Privado e o Investimento na Primeira Infância”, realizado no dia 13 de agosto, reuniu mais de 100 pessoas de diferentes países para refletir sobre as demandas atuais e emergenciais que possam atender crianças de 0 a 6 anos e suas famílias em situação de vulnerabilidade social. Sobretudo, os painelistas pontuaram ações concretas que o setor privado vem realizando, assumindo a corresponsabilidade pelo desenvolvimento infantil integral. 

A realidade, especialmente na América Latina, é que, embora seja perceptível a crescente importância dada à primeira infância, a demanda por recursos adequados para atender gestantes e crianças de 0 a 6 anos nem sempre tem sido atendida pelo setor público. Por isso, fica cada vez mais evidente o papel do setor privado como financiador dos investimentos necessários ao bem-estar da primeira infância, assim como seu papel fundamental na gestão e criação de iniciativas que promovam boas práticas nas comunidades, famílias e corporações.

Eduardo Queiroz, Diretor Regional da United Way na América Latina, ressaltou a prática desenvolvida há mais de 130 anos pela organização mundial em trabalhar com o setor privado. Tal prática, segundo Eduardo, tem trazido ótimos resultados nos países latino-americanos, possibilitando que as famílias, especialmente em situação vulnerável, recebam formação e benefícios para favorecer o desenvolvimento pleno de suas crianças.

Yanning Dussart, coordenador do escritório do Unicef para o Caribe e América Latina, reforçou que empresas e indústrias podem apoiar o Estado e também impactar positivamente a primeira infância atuando com seus colaboradores, por meio de políticas internas; com as comunidades onde estão inseridos; com fornecedores e clientes, ou seja, influenciando todo o seu ecossistema.

Elizabeth Lule, da ECDAN, lembrou que em momentos de crise, a parceria entre o setor público e privado sempre favorece o enfrentamento dos grandes desafios, portanto, potencializá-la, no que diz respeito à primeira infância, é um caminho possível, com bons resultados.

O que dizem as empresas

Eva Fernandez, Gerente de Primeira Infância da Fundação FEMSA, braço social da empresa FEMSA, no México, acredita que investir na primeira infância é a melhor estratégia para uma empresa, porque gera valor econômico e social simultaneamente. Ela parte do pressuposto que as corporações só são bem-sucedidas quando se vinculam à sua comunidade e aos seus colaboradores, sendo a causa da infância um dos aspectos mais importantes na vida desses públicos. 

A gerente compartilhou três frentes de atuação da Fundação para contribuir com a primeira infância: comunidades resilientes (apoio a famílias para o desenvolvimento socioemocional de adultos e crianças); espaços públicos seguros e com foco na infância, realizados em parceria com organizações aceleradoras e start up, tendo a inovação e a escalabilidade como fatores principais; e famílias de apego, com ações voltadas às regiões em conflito para fortalecer vínculos dessas populações com suas crianças. Além disso, a Fundação realiza seminários para capacitar o funcionalismo público sobre o tema da primeira infância e tem atuado para a construção de uma agenda regional e de país, em articulação com outras instituições privadas e públicas.

Já na Colômbia, Cristina Gutierrez, Diretora Executiva da United Way local, explicou que o trabalho em parceria com empresas e setor público tem foco na diminuição da defasagem escolar, desde a primeira infância, e na melhoraria dos serviços oferecidos às crianças nessa etapa da vida. A metodologia para gerar resultados amplos e sustentáveis é a do impacto coletivo, com ações sistêmicas e acordadas entre os envolvidos, sempre pensadas com base em evidências. Para que o sucesso seja alcançado, Cristina indica cinco tópicos a serem perseguidos conjuntamente pelos parceiros: agenda comum; compartilhamento de ferramentas; ações de apoio mútuo com aprendizagem contínua; comunicação efetiva e permanente; e a definição de um comitê gestor para administrar a ação. 

Grácia Fragalá, Vice Presidente do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), falou sobre o trabalho que sua área realiza para que as empresas associadas à Fiesp integrem as questões sociais na gestão dos negócios, com base na Agenda 2030 da ONU. No que diz respeito à primeira infância, promove workshops com as lideranças, que formam o grupo de embaixadores e investidores da causa. Também ressaltou a criação de um guia, realizado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e United Way Brasil, voltado ao empresariado, que será transformado em uma plataforma digital aberta e gratuita. Nela estarão várias experiências de diferentes corporações voltadas ao desenvolvimento infantil, para seus públicos interno e externo, que podem ser adotadas e customizadas por empresas de diferentes portes. Para ela, as empresas e as indústrias têm papel fundamental no enfrentamento das desigualdades sociais, que já começam na primeira infância.

Carolina Crosta, Coordenadora de Negócios da Telefônica Movistar, na Argentina, trouxe várias contribuições sobre o papel das empresas no desenvolvimento da primeira infância, com base na experiência da corporação, cujo foco é implementar políticas e práticas internas que viabilizem que pais e mães colaboradores possam conciliar suas vidas pessoal, familiar e profissional, sem prejuízo à convivência e aos vínculos que devem estabelecer com seus filhos. 

Para ela, levar a corporação a se configurar como um benchmark de atuação pela primeira infância é uma estratégia para ampliar os esforços e a motivação de se dedicar à causa e fortalecer a marca.

Como colaboração ao público interno, Carolina reforça a importância de as empresas terem claras as agendas sociais locais, suas demandas, definindo o que fazer e que recursos aportar para respondê-las.

O encontro virtual foi articulado conjuntamente pelo Unicef, Eearly Childhood Development Action Network (ECDAN), Open Society Foundations e United Way.

Dia Internacional da Juventude: como garantir aos jovens um presente e futuro melhores?

O dia 12 de agosto marca o papel essencial da juventude no desenvolvimento sustentável do planeta. No entanto, no Brasil, os jovens têm sido impactados negativamente pelas desigualdades sociais e por adversidades, como a pandemia. 

Embora seja óbvio que a juventude de hoje vai formar as próximas gerações de adultos, de pais e mães e de trabalhadores de nosso país, dados de pesquisas têm mostrado que as chances para que os jovens se tornem pessoas reconhecidas e realizadas são ainda muito escassas em nosso País, especialmente para aqueles que vivem em situação vulnerável, cercados por ambientes de risco social, com baixa escolaridade e poucas oportunidades dignas de trabalho. 

Na maior metrópole do País, por exemplo, de uma população de mais de 3 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade social, estão 812.916 jovens, sendo que 160 mil são responsáveis pelo domicílio onde vivem. Cerca de 484 mil estão sem emprego e sem oportunidade de estudo. O rendimento médio de um homem negro com 18 anos ou mais é de R$ 1.300. A mulher negra recebe a média de R$ 982,00 (menos de um salário mínimo). Ambos estão distantes do rendimento médio do homem branco (R$ 3.268) e da mulher branca (R$ 2.168). 

Dados como estes são reflexos da desigualdade social que atinge todo o País, mas que também está fortemente presente na cidade – e quem tem aumentado com a pandemia. Também refletem a trajetória educacional da juventude local: 26% não têm instrução, 24% possuem o Ensino Fundamental completo ou o Ensino Médio incompleto e apenas 13% terminaram o Ensino Superior.

Estas informações, colhidas em 2020, antes da Covid-19, estão contidas na pesquisa realizada pela Accenture Development Partnership para a United Way Brasil e traçam um cenário de oportunidades. Isto mesmo: do total da população de jovens em situação de vulnerabilidade (mais de 812 mil), cerca de 765 mil são potenciais cidadãos para conquistar trabalho e estudo de qualidade, já que pouco mais de 47 mil desse grupo vulnerável possuem superior completo e emprego formal.

Trabalho colaborativo em rede

A pesquisa da Accenture é um dos pilares das evidências que vão orientar as ações do programa “O Futuro é Jovem” (adaptação em português para Global Opportunity Youth Network – GOYN). A iniciativa do Aspen Institute, implementada em seis cidades no mundo, tem como objetivo fazer a inserção produtiva de jovens (15-29 anos) em situação de vulnerabilidade social por meio da educação, do trabalho digno e do empreendedorismo, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, com destaque ao objetivo 8: “Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos”. O polo de São Paulo é o último que se juntou a essa comunidade global e quer otimizar as diferentes possibilidades que a cidade oferece para atender a juventude das periferias e das regiões menos favorecidas.

Na cidade, a iniciativa é articulada pela United Way Brasil que está catalisando atores importantes dos três setores para o desenho das intervenções sistêmicas. A ideia é criar uma ampla rede colaborativa que possa contribuir ao propósito do programa, com base em dados sobre o perfil do jovem que se quer atingir e o ecossistema em que ele está inserido e que pode apoiá-lo. Todo esse mapeamento vem sendo realizado há seis meses. 

Jovens protagonistas

O programa abriu um edital para convidar jovens que desejassem participar da iniciativa. Os que foram selecionados têm recebido formação para entender a proposta e, nessa fase, atuar ativamente na construção e concretização das ações. 

Isto porque o programa quer trazer o jovem como um agente co-construtor e direcionador não apenas das estratégias, mas de como elas serão implementadas, sendo percebido como protagonista muito mais do que como beneficiário. 

As escolhas das estratégias foram realizadas por um grupo de mais de 45 organizações que participaram de um processo colaborativo. A próxima etapa vai envolver um trabalho em mesas que, ainda este ano, irá desenhar e viabilizar a implementação de protótipos.  Em 2021, será a fase de implementação inicial dos projetos, fornecendo os subsídios necessários às ações de 2022, quando as intervenções que se mostrarem sustentáveis e sistêmicas serão aceleradas e escaladas para beneficiar o maior número possível de jovens em situação vulnerável, na cidade de São Paulo. 

Para obter mais informações sobre o programa O Futuro É Jovem e a rede colaborativa que o fará acontecer, entre em contato com: daniela@unitedwaybrasil.org.br ou ofuturojovem@gmail.com

A atuação nos territórios vulneráveis e seus resultados sociais

Um dos pilares do trabalho da United Way Brasil (UWB) é a intervenção territorial para oferecer melhores oportunidades de desenvolvimento e bem-estar ao público alvo.

As intervenções nos territórios, propostas pela UWB, acontecem presencialmente, em realidades previamente mapeadas, onde crianças e jovens não têm as oportunidades de que precisam para se desenvolver integralmente.

Em 2019, na área da primeira infância, por meio do programa Crescer Aprendendo, a organização atuou em 12 creches e 1 escola de educação infantil, na região de Campo Limpo, SP. Ofereceu oficinas aos pais, cuidadores e professores, trabalhando temas relacionados aos primeiros anos de vida: a importância do brincar, os direitos da criança, o papel da família, a alimentação saudável, o comportamento e saúde das crianças.

No final do ano, o programa realizou uma pesquisa para saber quais mudanças o Crescer Aprendendo gerou na visão e no comportamento das famílias com relação às crianças, naquele território.

Os resultados apurados nas famílias foram bastante animadores. Um deles mostrou o aumento significativo do acesso a informações qualificadas sobre primeira infância, como contou o membro de uma família do CEI São Luiz II: “Antes eu achava que do meu jeito estava bom. Daí comecei a acessar os conhecimentos e melhorei.”

Outro avanço perceptível, segundo a avaliação, foi a melhora do diálogo dos cuidadores com as crianças e da qualidade do tempo que passam com elas. A família da CEI Cid Franco confirma essa mudança: “A gente se reúne pelo menos uma vez na semana para brincar: eu, minhas filhas e meu marido. Antes a gente não fazia isso.”

Os itens sobre mais qualidade na alimentação que oferecem e mais paciência para se dedicar às crianças também obtiveram várias respostas positivas, denotando como as famílias estão atentas às necessidades e à escuta dos pequenos.

A parceria com a escola, promovida pelo programa, foi outro aspecto analisado pelas famílias, que a considerou essencial para o desenvolvimento da criança acontecer plenamente, sendo as oficinas reconhecidas como um importante apoio para propiciar o fortalecimento dessa relação, como conta a gestão do CEI Cid Franco: “Os pais mudam, eles se tornam mais próximos, eles passam a nos buscar mais quando surgem dúvidas em relação à criança. Porque quando você aproxima os pais, quando você esclarece, eles se tornam mais próximos, como se fossem um parceiro.”

Educadores e professores também aprovaram as capacitações que receberam, por meio de oficinas. “Foram muito boas as atividades que eu participei. Forneceram um outro olhar sobre a nossa prática, porque muitas vezes vamos fazendo as coisas e esquecemos de refletir. Quando tem essas reflexões, de que a gente precisa do outro, fica melhor o trabalho, mais prazeroso”, reforça a educadora do CEI Umarizal.

A avaliação confirmou que atuar em territórios vulneráveis, respeitando características e necessidades próprias, é uma estratégia eficaz de transformação, porque qualifica relações, visões e comportamentos dos que estão envolvidos com o público alvo das intervenções.

Competências para a Vida: programa é reconhecido como oportunidade na pandemia

Jovens e mentores do programa da United Way Brasil avaliaram a iniciativa e afirmaram que a experiência realizada no primeiro semestre trouxe perspectivas e confiança sobre o futuro, apesar da Covid-19

A juventude foi amplamente impactada pela pandemia, especialmente os grupos das periferias. Mesmo antes da Covid-19, essa população enfrentava diferentes desafios: escolas nem sempre acessíveis ou com ensino de qualidade, dificuldade de transitar pela cidade, devido às distâncias e a escassez de recursos, falta de oportunidades de emprego digno… Todas essas questões foram ampliadas durante o isolamento social. Além disso, muitos jovens não contam com um ambiente familiar saudável. 

Vivenciar o isolamento social, e todas as suas consequências, em uma fase da vida em que sonhos, planos e esperanças movem o indivíduo, é experimentar, para muitos, um “banho de água fria” nas expectativas de presente e futuro. 

Consciente dessa realidade, o Programa Competências para a Vida (para jovens de 16 a 25 anos), da United Way Brasil, passou de um modelo de intervenção híbrido (reuniões formativas presenciais e a distância) para o formato digital. Nessa configuração, os conteúdos, pensados especialmente para a juventude, são discutidos por meio de encontros on-line com mentores e educadores.

O foco das ações é apoiar o jovem neste momento complexo para que, no lugar de se sentir isolado e sem perspectivas, possa repensar seus propósitos e estabelecer caminhos para um plano de vida. Isso significa dar sentido ao isolamento social a fim de que se torne uma oportunidade de fortalecimento e não um tempo de insegurança e ansiedade. Essa forma de encarar a pandemia, intenção do programa, foi reconhecida pelos participantes em uma avaliação feita com os jovens.

Já para os mentores, profissionais das empresas parceiras da United Way Brasil, que dedicam tempo e conhecimento à causa de forma voluntária, a experiência trouxe vários aprendizados. Segundo eles, poder rever suas trajetórias, a maioria semelhante às dos jovens, e valorizar as conquistas obtidas até então, fez toda diferença. Esse autorreconhecimento não só fortalece a autoestima dos profissionais, como é uma referência positiva para os jovens mentorados, que percebem a importância da resiliência e da paciência para avançar na conquista de seus objetivos. 

Principais resultados da avaliação

A turma que participou do Programa Competências para a Vida, no primeiro semestre de 2020, é formada por 46 jovens, na faixa de 17 a 24 anos, atendidos pelos programas sociais da Associação União da Juta (Sapopemba, em São Paulo) e Fraternidade Santo Agostinho (Jundiapeba, em Mogi das Cruzes). 

Dos participantes, 68% são do sexo feminino (25% são mães), 66% declararam-se negros, 27% estão estudando, 73% não trabalham, 55% estão sem trabalho e não estudam.

Da totalidade dos jovens, 70% vivem em famílias com renda familiar de até dois salários mínimos.

Quando a mentoria foi iniciada, 44% dos jovens queriam arrumar um emprego só para pagar as contas. Ao final do processo, essa porcentagem caiu para 29%. Trabalhar em uma atividade de que goste era o objetivo de 21% dos participantes, antes de iniciar as mentorias. Após a experiência, essa porcentagem aumentou para 32%, indicando que a autorrealização passou a ter maior peso nos seus planos de vida.

Sobre a experiência nesses meses de mentoria, os 100% dos jovens disseram que saíram dela fortalecidos, com uma melhor autoestima, mais confiantes sobre suas capacidades. Também foram unânimes em afirmar que o programa os ajudou a pensar no futuro e em metas, para além da pandemia. Já 97% afirmaram ter adquirido novos conhecimentos e que participar do programa irá ajudá-los a conseguir emprego. “O programa me ajudou muito a pensar no futuro novamente, coisa que eu havia parado de pensar. Me fez sonhar outra vez, e desejar ser alguém na vida outra vez”, revelou um dos jovens, na pesquisa.

Os mentores, colaboradores das empresas Lilly, PwC e Morgan, também responderam a uma pesquisa: 96% deles disseram que não só indicariam o Programa Competências para a Vida a um amigo como também participariam dele novamente. A maioria, 88%, acredita que esse trabalho voluntário com os jovens ampliou sua consciência social e a reflexão de como contribuir para minimizar as desigualdades.

Ouvir os jovens e fazer as atividades propostas levou muitos mentores a revisitar suas vidas, suas trajetórias e repensar o posicionamento no trabalho.

Para o segundo semestre, o programa vai avançar, atendendo 100 jovens da Associação Pró-Morato (SP), dos coletivos Vila Rica e Cabo, em Recife (PE), e de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste de São Paulo, que contarão com sessões de mentoria com 65 profissionais voluntários de empresas parceiras.

Campanha quer engajar pessoas e empresas nas causas da primeira infância e juventude

A United Way Brasil lança o Relatório de Atividades do primeiro semestre com campanha para ampliar a abrangência de sua atuação junto a crianças e jovens.

O Relatório 2020 – Jan-Jun traz as realizações coletivas empreendidas pela United Way Brasil e seus parceiros, no primeiro semestre.

O destaque são as ações emergenciais de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica para o enfrentamento da Covid-19 e a realização da primeira live internacional “Desigualdades e pandemia”, com a participação de Graça Machel, uma das maiores ativistas negras do mundo, e o apresentador, empreendedor e filantropo Luciano Huck.

O documento traz, também, os primeiros resultados do ano dos programas Crescer Aprendendo (focado na primeira infância) e Competências para a Vida (voltado aos jovens), que migraram para o formato digital, respondendo às demandas do distanciamento social, causado pela pandemia. Participantes das iniciativas compartilham, nas páginas do relatório, depoimentos sobre essa nova experiência e os impactos em suas vidas.

Juntos podemos mais

A publicação marca o início de uma campanha de captação de recursos para ampliar o atendimento às famílias e aos jovens nesta fase de ampla crise. Até o final do ano, a expectativa é atender 5 mil famílias com crianças de 0 a 6 anos, por meio do Crescer Aprendendo, e mil jovens que necessitam de apoio para construir seus projetos de vida (Programa Competências para a Vida). 

A campanha, que conta com a parceria de empresas, envolve todo o ecossistema das corporações, com diferentes etapas de sensibilização e conscientização sobre a importância das causas para o enfrentamento das desigualdades sociais.

Peças de comunicação especialmente pensadas para a ação convidam desde os executivos e os colaboradores até a população em geral a participarem da campanha. As peças são disseminadas pelas ferramentas de comunicação interna e externa das corporações e pelas páginas da United Way Brasil nas redes sociais.

Esse amplo movimento tem como objetivo mitigar os efeitos da pandemia nas populações mais suscetíveis. Além da solidariedade, a campanha quer apontar saídas eficazes e competentes para quebrar ciclos de pobreza e formar gerações mais preparadas aos desafios do século 21.

Conheça os avanços alcançados pelas parcerias da United Way Brasil no primeiro semestre, clicando no link do Relatório de Atividades: link

Participe e compartilhe a campanha. Acompanhe nossas redes sociais. Clique e contribua com a nossa meta! Juntos podemos fazer muito mais.