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Programa Crescer Aprendendo apresenta resultados no Ceará e transfere a sua metodologia

Na manhã de 10 de maio, diferentes atores de uma grande rede colaborativa se reuniram no Auditório da Secretaria da Educação do Ceará para celebrar os avanços, no Estado, do programa de primeira infância Crescer Aprendendo, da United Way Brasil (UWB).

Tendo como um de seus pilares de atuação a parceria com governos, o programa foi implementado em 9 municípios, consolidando-se como uma das ações da Coalizão Ceará, uma união de esforços entre o Programa Mais Infância Ceará, as fundações Maria Cecília Souto Vidigal, Bernard van Leer, Porticus e a UWB, tendo o apoio da Secretaria da Educação do Estado, por meio da Coordenadoria de Educação e Promoção Social.

Quando a UWB chega ao Ceará com o Crescer Aprendendo, é para dar uma luz às famílias. Eu sempre sonhei em ter uma escola de pais para que eles levassem para casa aprendizados. É muito bom saber que a gente consegue plantar essa semente, esse conceito de escola, porque as famílias vão para suas comunidades, mudam o bairro, a cidade, transformam comportamentos, enfrentando e rompendo ciclos de violência.”

Dagmar Soares, coordenadora do Programa Mais Infância Ceará

O objetivo dessa força-tarefa é apoiar o desenvolvimento integral de crianças cearenses, de 0 a 6 anos (primeira infância), sendo o Crescer Aprendendo uma estratégia para fortalecer o pilar Parentalidade, ou seja, cuidar de quem cuida, dando às famílias condições e conhecimento para que exerçam seu papel por meio de vínculos positivos em ambientes saudáveis.

O Programa também aproxima e aprofunda a relação entre escola, pais e responsáveis ao intensificar a aliança pela educação e pelo desenvolvimento infantil. Em 2020 e 2021, a atuação do Crescer Aprendendo, durante a pandemia, aconteceu no modelo virtual, nos grupos de WhatsApp, lives e encontros online. Professores e gestores das 125 escolas parceiras receberam formação para aplicar a metodologia e contaram com o apoio da equipe da UWB para resolver questões específicas sobre as 3.798 famílias atendidas nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Sobral, Chaval, Granja, Itatira, Paramoti, Salitre e Viçosa do Ceará.

Em 2022, o Crescer Aprendendo retomou sua versão original, com ações presenciais e a distância, no modelo híbrido.

Todo esse trabalho foi avaliado externamente, pela Rede Conhecimento Social, que apresentou, no evento, os principais resultados quantitativos e qualitativos, com base no mapeamento realizado juntos a famílias participantes do programa em cinco dos nove municípios onde está implementado (Chaval, Viçosa do Ceará, Sobral, Paramoti e Juazeiro do Norte):

Perfil das famílias

Resultados

  • 31% das famílias são de mães que criam seus filhos sozinhas
  • 90% das famílias têm mães e madrastas como principais responsáveis pelas crianças
  • 9 em cada 10 adultos responsáveis pelas famílias se declararam negros
  • Metade dos pais e das mães são jovens (18 a 29 anos)
  • Uma a cada 10 crianças sofreu insegurança alimentar na pandemia
  • Uma a cada 10 crianças tem algum tipo de deficiência
  • 70% das famílias participam de programas de transferência de renda
  • 91% das famílias reconheceram melhoras nas práticas de cuidado com as crianças (61% afirmam que isso se deve ao programa)
  • Os pais admitiram ter aprendido outras maneiras de educar seus filhos, sem uso de violência
  • 40% dos pais passaram a ter na escola uma referência para o aprendizado sobre primeira infância

Após a apresentação dos resultados e a celebração das conquistas, representadas nas homenagens e no reconhecimento às escolas e regionais de ensino parceiras, o Crescer Aprendendo fez a entrega simbólica da Linha-Guia do programa, material que sistematiza os processos para implementação da metodologia. A ideia é que mais cidades adotem a proposta para fortalecer o diálogo entre escolas, pais e responsáveis para potencializar os cuidados com a primeira infância.

“O Crescer Aprendendo tem esse olhar de fortalecimento de vínculo parental e das relações positivas, complementando e inspirando um trabalho importante para a educação infantil (…). Às vezes a gente tem uma forte tendência em trabalhar a alfabetização, deixando de lado pontos importantes para o desenvolvimento da criança, como o olhar para a sua família, para suas características próprias e seus valores. Quando temos esse nível de parceria, conseguimos entregar um trabalho mais completo, formar nossos gestores e professores com uma visão mais ampla. Tenho certeza de que esse trabalho vai inspirar todos os 184 municípios cearenses para que qualifiquem a educação infantil que oferecem as suas crianças.”

Marcio Brito, Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios

O próximo passo, anunciado no evento, é a implementação das trilhas Crescer Aprendendo nas cidades parceiras, começando com Crato, ainda em maio. As trilhas são espaços públicos que acolhem as crianças e suas famílias com equipamentos para promover o brincar e o fortalecimento dos vínculos, além de propiciar o desenvolvimento de aspectos importantes aos seis primeiros anos de vida.

Todo o trabalho desenvolvido coletivamente para implementar e sustentar o programa segue a missão da UWB, que ESTUDA (pesquisa e sistematiza soluções sociais), FAZ (leva à prática essas soluções) e CONECTA (articula e reúne diferentes atores para ampliar o impacto e gerar transformações sistêmicas e sustentáveis).

Crédito da imagem: ASCOM/Seduc

Empresas: precisamos falar sobre formação de jovens-potência!

Muitas corporações não empregam jovens da periferia porque acreditam que a falta de experiência e de qualidade da educação formal recebida podem ser um fator negativo. Outras ainda esbarram em questões de CEP (distâncias geográficas), raciais e de gênero, aspectos excludentes, injustos e retrógrados, aliás.

A questão é que jovens-potência são quase a maioria em grande parte do país. Só em São Paulo, temos 700 mil que estão sem trabalho e sem oportunidades para estudar. Não é difícil deduzir qual será o futuro dessa população se nada for feito para prepará-los e incluí-los produtivamente – e o impacto dessa negligência no desenvolvimento socioeconômico.

Jovens-potência têm de 15 a 29 anos, possuem capacidade para se desenvolver, vontade de transformar suas vidas e seu entorno. Enfrentam um contexto de desigualdades e racismo sistêmico, que dificulta o acesso às oportunidades formais de trabalho e de estudo, colocando-os em situação de vulnerabilidade social.

Felizmente, uma parte das empresas resolveu assumir a causa da inclusão produtiva das juventudes periféricas. No lugar de não selecionar e não contratar jovens das quebradas, elas criaram estratégias para apoiar sua formação. Esse é o pulo do gato para quem tem visão de futuro e reconhece a potência daquelas e daqueles que vivem nos arredores dos grandes centros, com muita vontade de aprender e com habilidades essenciais para a vida profissional, como resiliência, criatividade, motivação, dentre tantas outras.


A sua empresa contrata jovens-potência?

A formação de jovens é o ponto de partida para garantir que se tornem profissionais competentes em todos os níveis (do técnico ao relacional). Logo, criar oportunidades para oferecer conhecimento e aprendizado às juventudes é meio caminho andado nesse sentido.

Mas não é preciso começar do zero. A empresa pode buscar o apoio de instituições de ensino e organizações sociais que atuam com juventudes em situação de vulnerabilidade. Mas é bom ficar atento para saber se os conteúdos dos cursos oferecidos por essas instituições respondem às demandas e à realidade do mercado. Lembre-se que cada território tem sua vocação econômica, por isto, a formação precisa ser contextualizada.

Outra dica é a corporação criar oportunidades de formação para jovens-potência do seu entorno, o que diminui barreiras de deslocamento e contribui ao desenvolvimento local. Escolas públicas são uma ótima opção para isso.

Aderir ao programa Jovem Aprendiz é outra possibilidade, assim como apoiar modelos acessíveis de ensino técnico e profissionalizante para aumentar a preparação das juventudes para o mercado de trabalho.

E quando os jovens estiverem em formação, garantir uma bolsa-auxílio é fundamental, evitando abandonos por conta da necessidade de trabalhar para ajudar no sustento de suas famílias. Também é bom lembrar que jovens-potência muitas vezes não têm acesso à internet ou, se têm, ele é precário. Por isso, oferecer essa estrutura para frequentar cursos a distância se torna essencial aos avanços desses jovens.

Formar jovens-potência para o mundo do trabalho não só é possível como necessário. Na crise pós-pandemia, fica cada vez mais clara essa urgência. A taxa de desemprego entre jovens brasileiros é de quase 30%. Em São Paulo, ela chega a 35%.

O GOYN SP tem atuado para reverter esse quadro, por isso reúne mais de 70 jovens, organizações e empresas para criar e implementar soluções que promovam a inclusão produtiva das juventudes das periferias. Sua empresa pode fazer parte dessa rede. É só entrar em contato conosco: ofuturoejovem@unitedwaybrasil.org.br

Agora a United Way Brasil é UWB, que investe na potência das novas gerações para enfrentar as desigualdades sociais

No dia 28 de abril, diferentes atores, que fazem a UWB acontecer, reuniram-se para celebrar os 21 anos da instituição no Brasil e conhecer o reposicionamento da organização para os próximos anos.

“A UWB é essa união. É uma organização que acredita em impacto positivo por meio do trabalho coletivo”. Com esta frase, Juliana Azevedo, até então presidente do Conselho Deliberativo da United Way Brasil, e presidente da P&G no País, abriu o evento comemorativo. 

O primeiro encontro presencial entre equipe, empresas parceiras e associadas, voluntários e conselheiros, depois de dois anos marcados pelo distanciamento social, celebrou, também, uma nova etapa em que a United Way Brasil, com o objetivo de se aproximar ainda mais de diferentes públicos, passa a ser conhecida como UWB. “Vamos apostar com muita força na colaboração, na experimentação e em mudanças sistêmicas em rede para gerar impacto sustentável”, reforçou Juliana.  

A renovação desse compromisso tem razão de ser, afinal, o Brasil na pandemia tinha cerca de 17,7 milhões de cidadãos que voltaram à condição de pobreza, só entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021. No total, são 27,2 milhões de pessoas nessa condição, o que corresponde a 12,8% da população.

Luciene Lopes Sanfilippo, Vice-presidente de RH e Comunicação da Lear América do Sul, que no evento foi empossada como a nova presidente do Conselho Deliberativo, no lugar de Juliana, compartilhou os caminhos para os próximos anos da instituição. “

“Falando um pouco mais sobre o novo posicionamento que assumimos, podemos resumir o que fazemos em três palavras: Estuda, Faz e Conecta. A UWB estuda e apoia pesquisas para entender a realidade que precisamos transformar, faz ações embasadas em evidências para enfrentar os desafios mapeados e conecta as pessoas e instituições para alcançar as ações que impactem amplamente nossos públicos-alvo, ou seja, crianças e jovens”.


Nossa missão: investir na potência das novas gerações para mitigar desigualdades

Para enfrentar problemas complexos, que afetam o desenvolvimento integral de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, são necessárias soluções inovadoras e inclusivas, a partir de novos arranjos coletivos que envolvam os diferentes setores sociais.

Na segunda parte do evento, conduzida por Fabio Oliveira, Gerente de Comunicação da Eli Lilly, Tony Marlon, comunicador social, Nina Silva, cofundadora do movimento Black Money, e Mariana Luz, presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, também conselheiros da UWB, compartilharam suas visões sobre o que é preciso priorizar para que possamos, de fato, investir na potência das novas gerações nestes tempos difíceis.  

“As desigualdades não foram criadas pela pandemia. Elas são acumulativas e precisamos priorizar uma gestão de urgências, uma linha de apoio, porque o pior é sempre o que está por vir. Temos de pensar em um projeto de futuro, mas para isso é necessário ver o que já está acontecendo, as soluções pensadas pelos coletivos, que precisam de escala para trazerem resultados de médio e longo prazo”, afirmou Tony Marlon, mostrando às empresas e instituições que há muitas possibilidades em curso, mas que precisam de investimento para ampliar a abrangência e o impacto.

Nina Silva, ativista da causa antirracista, salientou que não só as desigualdades são acumulativas, mas seus efeitos também e recaem, sobretudo, na população negra.

“É importante lembrar que 75% dos 10% de pessoas mais pobres do País são negras. Temos o costume de falar dos efeitos e não das causas. O Brasil é estruturado sobre um sistema de privilégios que mantém a periferia onde ela está”.

“O assassinato de George Floyd, nos EUA, mobilizou as pessoas aqui, que estavam em casa, isoladas, sem ter muito o que fazer. Mas é importante ressaltar que, no Brasil, a cada 23 minutos, um jovem negro é morto. O maior índice de evasão escolar está entre homens negros, ou seja, a base socioeconômica do País tem cor. Precisamos falar de segurança pública, do direito de existir com segurança, para além da educação, do saneamento. Temos de falar de inclusão e desenvolvimento produtivo. Temos de construir um sistema básico de seguridade de vida, a partir de processos colaborativos e comunitários”, opinou Nina.

Mariana Luz reforçou que a primeira infância é a mãe de todas as causas, por isso, é essencial um olhar diferenciado para a fase da vida humana em que o cérebro faz um milhão de conexões por segundo.

“A primeira infância é uma janela de oportunidades e apoiar a criança para que possa se desenvolver integralmente não é papel só dos pais e responsáveis. Está na Constituição que todos, como sociedade, temos de zelar por nossas crianças. Se entramos nesse espírito coletivo, conseguimos mudar as coisas. Os bebês nascem iguais, mas se eles não têm as mesmas oportunidades, a largada já é desigual.”

“A primeira infância deve ser prioridade, especialmente nas populações mais vulneráveis. Como sociedade, temos de alavancar as ações do poder público. As empresas precisam dar aos seus colaboradores benefícios que os apoiem para que as transformações comecem nessas famílias e sejam sistêmicas”, continuou.

O evento dos 21 anos da UWB aconteceu na sede da empresa associada Eli Lilly, que cedeu seu espaço. Após a celebração, os Conselheiros se reuniram para a Assembleia Geral Ordinária para formalizar a mudança na presidência do Conselho Consultivo e eleger o novo Conselho Fiscal, cujo mandato será encerrado em maio.

Equipe da United Way Brasil vai ao Ceará lançar a Trilha Crescer Aprendendo

O programa de formação parental, Crescer Aprendendo, da United Way Brasil, é parceiro da política pública de primeira infância do Estado do Ceará, desde 2021.

Uma das ações que serão implementadas em 2022 é a Trilha Crescer Aprendendo, que tem como objetivo transformar praças e espaços públicos em ambientes que promovam o lazer e o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos, a partir da relação criança-família.

Este ano, em fevereiro, a equipe técnica realizou uma visita às redes de ensino de Crato (foto) e Sobral para apresentar os resultados conquistados em 2021 e compartilhar o projeto da Trilha também com representantes das secretarias do meio ambiente e urbanismo, infraestrutura, cultura, segurança pública e desenvolvimento social, já que a proposta envolve todo o território urbano para que seja mais acolhedor e amigável às crianças das cidades. O projeto será implementado em maio.

As duas cidades são apoiadas pela iniciativa Urban95, da Fundação Bernard van Leer, parceira da United Way Brasil. O projeto trabalha com líderes, urbanistas, designers e sociedade civil para focar em bebês e crianças pequenas no planejamento, projeto e na gestão intersetorial de municípios, para que sejam mais saudáveis, mais justos e cheios de vida e ludicidade.

“As cidades são onde as crianças estão, onde as políticas públicas se materializam, onde podemos realmente fazer a diferença na vida de cada família. Apoiar gestores públicos municipais para que vistam as lentes da primeira infância no planejamento de todas as suas ações é nossa meta comum. Buscamos promover interações positivas nas ruas, nos espaços públicos e nos programas e serviços das nossas cidades parceiras. O Crescer Aprendendo é um programa poderoso, convidando pais e educadores a atentarem para a importância de seus atos, nesse comecinho da vida”, explicou Claudia Freitas Vidigal, representante da Fundação Bernard van Leer, no Brasil.

Para encerrar a visita técnica no Estado, a equipe do Crescer Aprendendo se reuniu, em Fortaleza, com o gabinete da primeira-dama e com a Secretaria Estadual de Educação. O objetivo foi a discussão de outras oportunidades de atuação no Ceará com o objetivo de fortalecer a causa da primeira infância.


Avanços nas políticas públicas

Para garantir a perenidade das ações do Crescer Aprendendo, as cidades de Crato e Sobral incluíram o programa como estratégia de formação parental nas escolas, nos seus Planos Municipais de Primeira Infância (PMPI), em fase de conclusão.

Em março, a equipe técnica do programa vai retornar ao Ceará, desta vez para ouvir as crianças e as comunidades atendidas, de escolas predeterminadas, a fim de colher subsídios sólidos para implementar uma Trilha que responda às necessidades e expectativas das alunas e dos alunos.


“Estamos muito animados e envolvidos com a implementação da Trilha Crescer. Sabemos que cidades planejadas para acolher e cuidar das crianças pequenas são experiências que têm trazido amplos resultados ao desenvolvimento infantil, impactando positivamente toda a sociedade. Casar essa ideia com ações de formação parental nas escolas é potencializar transformações sociais, tornando-as sistêmicas e sustentáveis”, ressaltou Sofia Rebehy, coordenadora de programas de primeira infância da United Way Brasil.

Capacitar para fortalecer a causa

Para garantir a continuidade bem articulada do programa nas escolas dos municípios parceiros, e fortalecer o que já vem sendo feito no Ceará, desde 2021, a equipe técnica realizou uma oficina de planejamento com os times escolares de Crato e Sobral. Em seguida, o próximo passo é apoiá-los para que elaborem o plano do programa em 2022. Com o objetivo de reunir todos “na mesma página”, será criada uma área exclusiva na plataforma Crescer Aprendendo Digital, da United Way Brasil, onde os profissionais poderão acessar aos conteúdos e dar continuidade às rodadas de formação parental digital, independentemente da equipe do Crescer Aprendendo, garantindo autonomia nas ações junto às famílias.

No 1º Café GOYN SP de 2022, engajamento é a palavra-chave!

Cerca de 45 pessoas de 24 organizações marcaram presença no 1º Café GOYN SP de 2022, quando foi apresentado o plano estratégico para o ano. O objetivo, além de compartilhar as ações pensadas para promover a inclusão produtiva de 100 mil jovens-potência da cidade de São Paulo, até 2030, foi engajar novas instituições e ampliar o impacto das iniciativas.


Mas, antes de começar os diálogos, os participantes expressaram, por meio de uma palavra, o que esse momento, do Café GOYN, tem a celebrar:

Evolução, conexões, vida, felicidade, saúde, resiliência, trocas, esperança, presença, potência, consciência, colaboração, apoio, resistência, inspiração, recomeço, oportunidade, empatia, juventudes, aprendizado, mudança, educação, parceria, compartilhamento, fazer junto.

Diante de uma realidade complexa desenhada pela pandemia e pelo momento histórico do país, tais palavras refletem o propósito compartilhado de gerar mudanças sistêmicas e sustentáveis para que as juventudes periféricas conquistem seus espaços sociais e profissionais.


PLANO ESTRATÉGICO PARA 2022

A atuação do GOYN SP para gerar inclusão produtiva de 10 mil jovens, a cada ano (100 mil até 2030), está pautada nas oportunidades reais de profissões de futuro, ou seja, aquelas cuja demanda tende a crescer e que estão relacionadas à vocação e às aspirações das juventudes periféricas, nas áreas das economias digital, criativa e verde. As duas últimas terão especial atenção da rede colaborativa do GOYN SP, em 2022, com realização de estudos e pesquisas para entender essas frentes e criar soluções que possam contemplá-las.

Além disso, as iniciativas de inclusão em 2022 irão priorizar jovens mulheres e jovens negres, que representam 70% das (os) jovens-potência da maior metrópole do país.

As estratégias estão pautadas sob três escopos, considerando desafios a serem superados para garantir que as juventudes periféricas ocupem seus espaços no ecossistema produtivo: estratégia GOYN no território (por meio de edital, investir em soluções que aproximem os jovens de profissões de futuro; acompanhar e apoiar 18 coletivos de jovens por meio do Micro Fundo para Jovens Inovadores), estratégia GOYN no mercado (atuação junto às empresas para gerar 3 mil oportunidades de empregabilidade e desenhar práticas mais inclusivas ao perfil de jovens-potência; criação de uma agenda de influência por meio da mobilização de C-Levels e entidades de classe) e intervenções “meio” (Ampliar modelo de plataforma de empregabilidade do Digitalis, removendo barreiras na intermediação entre empresas e juventudes), além de atividades transversais para avançar com os pilares do impacto coletivo (formação de lideranças juvenis sobre a temática da inclusão produtiva; realização de estudos, pesquisas e evidências).


ENGAJAMENTO E AMPLIAÇÃO DA REDE

No terceiro momento do Café GOYN SP, os representantes das diferentes instituições participantes se dividiram em salas para dialogar sobre as ações de cada escopo (território, mercado e “meio”), levantando dúvidas, além de colocarem suas expectativas, suas “dores” e compartilhar o que suas organizações têm a oferecer para que as estratégias sejam implementadas de forma coletiva e colaborativa.

Para formalizar a cooperação mútua, todos preencheram um formulário especificando seus interesses e formas de participação na rede GOYN SP. Tal engajamento é um grande passo para a realização de objetivos comuns pela inclusão produtiva das juventudes em um contexto pós pandemia, repleto de obstáculos, mas, ao mesmo tempo, recheado de oportunidades e soluções concretas que se tornarão possíveis a partir de uma atuação embasada na metodologia do impacto coletivo.

O 1º Café GOYN SP foi o ponto de partida para avanços e ações que farão a diferença no ecossistema produtivo da cidade de São Paulo, tornando-o mais inclusivo e amigável às juventudes periféricas.


Sua organização também pode aderir a este movimento. Venha para o GOYN SP e faça a diferença!

Como incluir a criança na rotina da família

Uma das novas realidades é que as crianças estão passando mais tempo em casa. Enquanto as mães, pais e cuidadores estão ocupados com o trabalho doméstico, o trabalho remoto e os pais, as crianças podem se sentir tristes, estressadas, confusas, assustadas. 

Além disso, é uma valiosa lição de amor ensinar a seu filho que construir uma casa é um esforço conjunto, exigindo contribuições emocionais e ações de todos os membros da família. 

E ao contrário da crença popular, as tarefas domésticas são tediosas, os pequenos se sentem valorizados quando participam ativamente do dia a dia das famílias. Através de dinâmicas lúdicas em casa e do acompanhamento de seus cuidadores, as crianças podem aprender a apoiar as tarefas em casa. É fácil!

  1. O adulto pode selecionar atividades que a criança consegue realizar, de acordo com sua idade, como ajudar a fazer um suco, regar uma planta e alimentar os animais. 
  2. Ele deve convidar a criança para as tarefas de uma forma divertida e lúdica, sem imposições.
     
  3. Durante a execução das tarefas, é importante que o adulto valorize o trabalho da criança e não corrija toda hora o que ela faz.

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Ao mesmo tempo, você está ajudando seu filho a desenvolver habilidades para ser mais independente, resolver desafios e fortalecer os laços entre vocês.


De onde veio esta dica para os pais?

100 famílias com crianças dos 0 aos 6 anos em conjunto com a United Way e a Fundação FEMSA foram acompanhadas durante a pandemia através da plataforma Crescer Aprendendo, com conteúdo e apoio digital na Primeira Infância para contribuir na formação de ambientes saudáveis para o crescimento de meninas e meninos. 

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Como lidar com nãos e birras

A birra, o “não”, especialmente entre 2 e 4 anos, é um exercício para testar os limites e a interação com os pais e faz parte do desenvolvimento infantil. Mas é difícil controlar seu temperamento, como pai ou cuidador, quando as crianças de repente choram ou exigem algo em uma fúria.

Se a criança não sabe quais são as regras de convivência, ela também não saberá como se comportar e a qualquer ação que tiver a reação negativa do adulto, poderá se opor e criar tensões, justamente porque não entende o “não”. Fazer combinados ajuda a estabelecer limites.  

Limites e combinados 

Os combinados ajudam a criança a cooperar com a dinâmica da família, que deve ser exemplo e referência para ela. 

O adulto pode definir um combinado com a criança sobre determinado aspecto que, geralmente, cria tensão entre eles. Por exemplo, quando assistir à TV.  Esse combinado precisa ser compartilhado e explicado para os outros adultos que cuidam da criança, para que entendam por que esse limite é importante e como ajudar a criança a respeitá-lo. 


A criança está irritada. O que fazer?

​​O adulto não deve perder a paciência. Se perder, precisa respirar fundo e pedir desculpas para iniciar um diálogo e acalmar a criança. As desculpas também educam.

Os pais e cuidadores precisam detectar a causa da situação. Você pode gerar uma conversa com seu filho ou filha, perguntando-lhes:

“O que a criança sente – frustração, raiva, medo, cansaço, sonolência, fome…”. 

Para a criança, essas sensações são intensas e ela não sabe, ainda, lidar com elas. Por isso reage se defendendo do que está sentindo, como se dissesse: “Estou com raiva e preciso de ajuda”.

É importante observar a saúde emocional dos pais e das relações familiares, porque a criança é um reflexo de tudo isso. 


De onde veio esta dica para os pais?

100 famílias com crianças dos 0 aos 6 anos em conjunto com a United Way e a Fundação FEMSA foram acompanhadas durante a pandemia através da plataforma Crescer Aprendendo, com conteúdo e apoio digital na Primeira Infância para contribuir na formação de ambientes saudáveis para o crescimento de meninas e meninos. 

Colaboração em tempos de crise: impacto coletivo como estratégia de enfrentamento à pandemia

No último painel do segundo dia do Fórum Brasileiro de Impacto Coletivo, que aconteceu em setembro, lideranças de três instituições compartilharam suas experiências sobre como ações colaborativas em rede podem mitigar os efeitos da pandemia nas populações mais vulneráveis. O evento foi realizado pela United Way Brasil em aliança estratégica com Collective Impact Fórum, Aspen Institute, Global Opportunity Youth Network (GOYN) e Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas). Apoio de disseminação de conhecimento do Instituto Sabin e cooperação da FEMSA e OEI.

A mesa mediada por Ericah Gonçalves, cofundadora da Pappo Consultoria, trouxe experiências bem-sucedidas para o enfrentamento dos desafios causados – ou alargados – pela crise sanitária, social e econômica gerada pela pandemia, em 2020 e 2021.

Compuseram esse diálogo Paula Fabiani, CEO do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento (Idis), Ian Bautista, diretor de engajamento cívico da Greater Milwaukee Foundation e Constanza Gómez Romero, diretora executiva da Colombia Cuida Colombia.

FUNDO EMERGENCIAL PARA A SAÚDE

O Idis reuniu sua equipe, em março de 2020, para pensar em como enfrentar as adversidades que atingiram as populações mais vulneráveis na pandemia, especialmente para fortalecer a área da saúde. A criação de um fundo teve a adesão das organizações Movimento Bem Maior e a plataforma Bsocial, que conseguiram atrair doadores, com aportes diversos. Também contaram com a parceria da Sitawi Finanças do Bem, que organizou toda a parte jurídica e financeira da ação, além da Synergos e do GIFE, que apoiaram a divulgação da iniciativa. 

“Elegemos, por meio de um comitê técnico, 59 hospitais filantrópicos, em regiões mais vulneráveis, um centro de pesquisa e uma organização social para receberem os recursos. O fundo foi desativado depois de pouco mais de 200 dias de seu lançamento, porque percebemos que havíamos cumprido o nosso objetivo para aquele momento da pandemia. Conseguimos atrair mais de 10 mil doadores, recebemos mais de 40 milhões de reais, beneficiando 53 municípios de 25 estados brasileiros. Entregamos 3,7 milhões de equipamentos de proteção individual, 3.621 equipamentos hospitalares e 362 mil testes, além de medicamentos e insumos. Por fim, como resultado de todo esse processo, elaboramos um relatório e um vídeo que explicita o passo a passo de como criar um fundo emergencial, a partir de nossa experiência”, conta Paula, do Idis.

“A gente enfrenta muitos desafios nessa construção coletiva, mas não tenho dúvidas de que é muito mais potente e que nos leva bem mais longe, com impactos sistêmicos e duradouros.”

Paula Fabiani, CEO do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento (Idis)

Para ela, alguns aspectos precisam ser levados em conta para que ações como esta sejam mais assertivas: definir um foco, uma prioridade; criar instrumentos legais para garantir a confiança do doador; elaborar uma estratégia de comunicação robusta, envolvendo diferentes atores que tenham credibilidade e influência junto à opinião pública; e elaborar um relatório completo e detalhado de prestação de contas.


AÇÃO NA PANDEMIA COM FOCO NA QUESTÃO RACIAL

Ian Bautista, da Greater Milwaukee Foundation, compartilhou a experiência do grupo formado na sua cidade que, além de enfrentar os desafios da pandemia, para garantir melhores condições de saúde e bem-estar à população local, focou na questão do racismo, após o assassinato de George Floyd e Jakob, dois negros dos Estados Unidos. As ações de enfrentamento envolveram diferentes atores, desde os que estão nas comunidades, nas organizações sociais, lideranças locais, até os que fazem parte dos governos, com foco na população negra, que é maioria na cidade.

“Nós sabemos que não teremos sucesso na região, a não ser quando garantirmos a igualdade de oportunidades. Por isso, a nossa abordagem é focada na igualdade racial.”

Ian Bautista, da Greater Milwaukee Foundation

“Nosso propósito é alinhar fundos, recursos, produtos e serviços essenciais para vencer os desafios da pandemia, a recessão e a injustiça social, influenciando as políticas públicas. Pessoas de diferentes setores são essenciais na composição da equipe para que possamos alcançar nossos objetivos. Enfrentamos muitos obstáculos até chegar no que somos hoje. O primeiro deles foi conseguir reunir líderes e organizações, especialmente os ligados aos governos. Tínhamos muitas pessoas e instituições querendo doar recursos e serviços, mas faltavam estrutura e logística para recebê-los. Precisamos construir essa estrutura e a confiança no nosso trabalho, questões nas quais continuamos focados. Estivemos por trás dos dois fundos criados pelo governo dos Estados Unidos para apoiar as populações mais pobres”, contou Ian.

O grupo também viabilizou a distribuição de quatro milhões de máscaras e criou um portal para divulgar informações sobre a pandemia, além de postos de trabalho, ajuda financeira e outras questões emergenciais para a população local. Coordenou fundos filantrópicos para a captação de mais de 50 milhões de dólares que serviram como subsídio a ações de enfrentamento à pandemia. O aprendizado dessa primeira etapa foi utilizado na segunda fase de ações, com a estruturação de um projeto junto ao governo federal, o American Rescue Plan Act (Arpa), com o apoio de especialistas em impacto coletivo.


COMBATE À FOME COMO PONTO DE PARTIDA

Na Colômbia, a partir de março de 2020, a população se manteve isolada, em suas casas. Com o tempo, panos vermelhos começaram se serem colocados nas janelas e portas das casas, indicando que aquelas famílias estavam passando fome. Pessoas que têm muita experiência com a área social, desde empresários e mídia a membros de associações, instituições da sociedade civil e cidadãos começaram a se comunicar por meio de grupos de WhatsApp para articular maneiras de ajudar as pessoas e situação vulnerável. Hoje, todos se comunicam em um grupo só, com cerca de 400 membros, que passou a ser chamado de movimento Colombia cuida da Colombia.

Inicialmente unidos para achar soluções de combate à fome, o movimento também se dedica a resolver desafios que foram ampliados pela Covid-19, mas que já eram questões sociais significativas à realidade do País, como a pobreza.

“Os 400 parceiros e milhares de voluntários juntaram forças e conseguiram arrecadar dois milhões de dólares, beneficiando 30 dos 32 estados colombianos, levando alimento à mesa de três milhões de pessoas, por meio de doações, geração de emprego e novos empreendimentos. Levamos educação remota e saúde a lugares que não tinham acesso a esses serviços. Nosso objetivo é cobrir lacunas e, para isso, conversamos com as comunidades e com parceiros para traçar planos conjuntos que solucionem os problemas, construindo agendas locais. Elaboramos sistemas ágeis, como um aplicativo que promove o aproveitamento de alimentos, evitando desperdícios, a fim de suprir a falta de comida em famílias de regiões mais pobres. Conseguimos entregar cinco toneladas de comida em um ano. Atualmente, estamos trabalhando com segurança alimentar, projetos produtivos, soluções para o tratamento de água, geração de energia solar e acesso à internet e à tecnologia”, compartilhou Constanza.

“Quando trabalhamos com parceiros, o que incomoda, aquilo com que não se concorda precisa ser colocado na mesa. Para construir a confiança é importante trazer essas diferenças de maneira aberta e negociar os interesses de forma transparente.” 

Constanza Gómez Romero, diretora executiva da Colombia Cuida da Colombia

Para ela, além de estruturar uma relação de confiança com a comunidade, para que as ações possam ser pensadas horizontalmente, é preciso que se estabeleçam estratégias claras, que partam de uma agenda comum, que se paute em planejamento e na estruturação de grupos de trabalho, que contem com uma coordenação efetiva e com muita paciência e esperança. 


DURANTE TODO FÓRUM BRASILEIRO DE IMPACTO COLABORATIVO, OS PARTICIPANTES FORAM CONVIDADOS A COLABORAR E COMPARTILHAR SUAS REFLEXÕES SOBRE OS TEMAS ABORDADOS NOS PAINÉIS. DURANTE A EXPLANAÇÃO DAS TRÊS LIDERANÇAS FEMININAS, ESTAS FORAM AS PRINCIPAIS EXPRESSÕES REGISTRADAS NO JAMBOARD:

  • A colaboração é fundamental no pós-pandemia
  • A pandemia criou oportunidades para solucionar problemas que já existiam antes dela e que foram ampliados na crise
  • Agenda comum, monitoramento, avaliação e prestação de contas são fundamentais para o processo de impacto coletivo
  • Confiança e relacionamento são essenciais nos processos colaborativos

Assista ao painel, na íntegra