“Criança tem de ser prioridade na sociedade. Na empresa não é diferente”, diz Mariza Quindere, da GPTW

Em entrevista para a United Way Brasil (UWB), Mariza Quindere, responsável pela regional do Nordeste da Great Place to Work Brasil, fala sobre a parceria entre as duas organizações; como as corporações podem concorrer à categoria Atenção à Primeira Infância, do prêmio Melhores Empresas para Trabalhar 2022; e as mudanças que políticas corporativas focadas nos primeiros anos de vida tendem a gerar nas equipes e na produtividade. 

UWB – Mariza, por que a parceria com a UWB tem relevância tanto para a GPTW como para o tema primeira infância, que é contemplado pelo prêmio Melhores Empresas para Trabalhar?

Mariza Quindere (MQ) – Essa parceria é relevante para todos. A UWB tem muita credibilidade dentro e fora do terceiro setor, pela forma como conduz suas ações e articula parcerias. Além disso, vocês detêm muito conhecimento sobre primeira infância. Sempre comentamos no GPTW que a UWB é uma de nossas melhores parceiras, especialmente porque nos ajuda a aprofundar o tema nas iniciativas que realizamos.

UWB – Como surgiu essa categoria e o que é preciso para as empresas concorrerem a ela, na edição do prêmio de 2022?

MQ – Nós construímos essa categoria com o apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, há três anos. No início, era um destaque no prêmio nacional das Melhores Empresas para Trabalhar. Depois, percebemos que a primeira infância podia ter luz própria, por isso, o GPTW incluiu o tema na categoria Diversidade. Tudo começa com uma pesquisa que empresas de qualquer segmento podem aplicar junto aos seus colaboradores. E para ser certificada, ela precisa ter a média mínima de 70% e atingir, também, a amostra mínima. Ouço de várias pessoas: “Não temos nada para primeira infância.” Sempre incentivo a responder à pesquisa, mesmo que pensem assim. Porque, quando começam a preencher, percebem que têm, sim. Além disso, é um estímulo para conhecerem o que fazem, ampliar e pensar mais sobre isso. Também percebo que muitas corporações nem sabem o que é primeira infância. Por isso, o ranking acaba se tornando, também, uma ferramenta para informar.

UWB – Quais requisitos as empresas precisam ter para concorrerem à categoria?

MQ – No nosso site está tudo bem explicado, mas já adianto aqui alguns deles: ter, no mínimo, 30 colaboradores; ser nossa certificada; conceder licença-maternidade acima de 4 meses e licença-paternidade de, pelo menos, 20 dias, ambas também para qualquer situação de adoção e para casais homoafetivos; ter auxílio-creche maior que o previsto em lei; possuir sala de lactação; conceder redução específica de jornada de trabalho para lactantes, para além do que está estabelecido pela CLT. 

UWB – E até quando a empresa pode responder a essa pesquisa para participar do ranking 2022? 

MQ – Este ano, a data final para finalizar a pesquisa é 31 de julho, na nossa plataforma. Depois, se atingir a amostra mínima, que garante a certificação da empresa como great place to work, ela escolhe participar do ranking Diversidade/Atenção à Primeira Infância, preenchendo o questionário específico. É autoexplicativo e fácil de seguir o passo a passo.

UWB – A participação das empresas nessa categoria tem sido expressiva? 

MQ – Não, infelizmente. Na edição de 2020, foram apenas 97 empresas inscritas. Em 2021, cinco receberam destaque:  Takeda Distribuidora, Cisco, Accenture do Brasil, Eurofarma Laboratório S/A e IBM Brasil.  Ainda é pouco perto da relevância do tema. Por isso, temos de falar mais a respeito e estimular que participem. Criança tem de ser prioridade na sociedade. Na empresa não é diferente.

UWB – Quais as evidências do impacto positivo de políticas corporativas para a primeira infância nas colaboradoras e nos colaboradores das empresas?

MQ – Quando há investimento na primeira infância, o retorno é garantido, não só na produtividade, mas também no engajamento e permanência dos funcionários. Na pesquisa entre as melhores empresas de 2021, a média de rotatividade do ano é de 5%, em um país que detém o maior índice de turnover nas organizações (índice que aumentou 82% nas companhias, desde 2010). Nessa pesquisa, colaboradores disseram ficar na empresa, porque ela oferece oportunidades de crescimento e qualidade de vida (65%). A falta de suporte, como ausência de auxílio creches, de sala de amamentação, ou mesmo licenças parentais não estendidas abalam a saúde física e emocional de mães e pais de bebês e crianças pequenas. Ainda existem empresas que selecionam mulheres que não têm filhos (e que não pretendem ter). Isso tem de mudar. Temos direito a ter filhos. Na GPTW, por exemplo, a licença parental, tanto para mães como para pais, é de seis meses. O que significam seis meses para uma empresa? E para os pais e o bebê? Essa reflexão tem de estar presente nas políticas internas. 

UWB – Como você sabe, a UWB lançou o Guia de Primeira Infância para Empresas, uma plataforma que reúne mais de 600 iniciativas já implementadas por corporações. Como você avalia essa ferramenta?

MQ – O Guia é ótimo e muito acessado pelas companhias ligadas à GPTW. Ali já existe uma gama de possibilidades sobre o que fazer. Precisamos ampliar o Guia com mais ações e divulgá-lo para que mais corporações o acessem. Recheá-lo de muitas informações para que as pessoas entendam o que é primeira infância e o impacto dos cuidados que temos de ter para refletir em toda a sociedade.

UWB – Na sua opinião, quais ações são imprescindíveis nas políticas corporativas de primeira infância?

MQ – Acredito que licenças parentais estendidas, suporte psicológico, especialmente no puerpério e no retorno das licenças, horários flexíveis e ambiente amigável para mãe ou pai se sentir à vontade, por exemplo, para sair mais cedo e pegar o bebê na creche ou levar ao médico, plano de saúde sem custos para as mães, durante a gestão, são algumas ações que fazem toda a diferença no bem-estar dos colaboradores. É fundamental que as lideranças corporativas pensem nos filhos de seus funcionários como sendo filhos da empresa.