Programa Crescer Aprendendo apresenta resultados no Ceará e transfere a sua metodologia

Na manhã de 10 de maio, diferentes atores de uma grande rede colaborativa se reuniram no Auditório da Secretaria da Educação do Ceará para celebrar os avanços, no Estado, do programa de primeira infância Crescer Aprendendo, da United Way Brasil (UWB).

Tendo como um de seus pilares de atuação a parceria com governos, o programa foi implementado em 9 municípios, consolidando-se como uma das ações da Coalizão Ceará, uma união de esforços entre o Programa Mais Infância Ceará, as fundações Maria Cecília Souto Vidigal, Bernard van Leer, Porticus e a UWB, tendo o apoio da Secretaria da Educação do Estado, por meio da Coordenadoria de Educação e Promoção Social.

Quando a UWB chega ao Ceará com o Crescer Aprendendo, é para dar uma luz às famílias. Eu sempre sonhei em ter uma escola de pais para que eles levassem para casa aprendizados. É muito bom saber que a gente consegue plantar essa semente, esse conceito de escola, porque as famílias vão para suas comunidades, mudam o bairro, a cidade, transformam comportamentos, enfrentando e rompendo ciclos de violência.”

Dagmar Soares, coordenadora do Programa Mais Infância Ceará

O objetivo dessa força-tarefa é apoiar o desenvolvimento integral de crianças cearenses, de 0 a 6 anos (primeira infância), sendo o Crescer Aprendendo uma estratégia para fortalecer o pilar Parentalidade, ou seja, cuidar de quem cuida, dando às famílias condições e conhecimento para que exerçam seu papel por meio de vínculos positivos em ambientes saudáveis.

O Programa também aproxima e aprofunda a relação entre escola, pais e responsáveis ao intensificar a aliança pela educação e pelo desenvolvimento infantil. Em 2020 e 2021, a atuação do Crescer Aprendendo, durante a pandemia, aconteceu no modelo virtual, nos grupos de WhatsApp, lives e encontros online. Professores e gestores das 125 escolas parceiras receberam formação para aplicar a metodologia e contaram com o apoio da equipe da UWB para resolver questões específicas sobre as 3.798 famílias atendidas nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Sobral, Chaval, Granja, Itatira, Paramoti, Salitre e Viçosa do Ceará.

Em 2022, o Crescer Aprendendo retomou sua versão original, com ações presenciais e a distância, no modelo híbrido.

Todo esse trabalho foi avaliado externamente, pela Rede Conhecimento Social, que apresentou, no evento, os principais resultados quantitativos e qualitativos, com base no mapeamento realizado juntos a famílias participantes do programa em cinco dos nove municípios onde está implementado (Chaval, Viçosa do Ceará, Sobral, Paramoti e Juazeiro do Norte):

Perfil das famílias

Resultados

  • 31% das famílias são de mães que criam seus filhos sozinhas
  • 90% das famílias têm mães e madrastas como principais responsáveis pelas crianças
  • 9 em cada 10 adultos responsáveis pelas famílias se declararam negros
  • Metade dos pais e das mães são jovens (18 a 29 anos)
  • Uma a cada 10 crianças sofreu insegurança alimentar na pandemia
  • Uma a cada 10 crianças tem algum tipo de deficiência
  • 70% das famílias participam de programas de transferência de renda
  • 91% das famílias reconheceram melhoras nas práticas de cuidado com as crianças (61% afirmam que isso se deve ao programa)
  • Os pais admitiram ter aprendido outras maneiras de educar seus filhos, sem uso de violência
  • 40% dos pais passaram a ter na escola uma referência para o aprendizado sobre primeira infância

Após a apresentação dos resultados e a celebração das conquistas, representadas nas homenagens e no reconhecimento às escolas e regionais de ensino parceiras, o Crescer Aprendendo fez a entrega simbólica da Linha-Guia do programa, material que sistematiza os processos para implementação da metodologia. A ideia é que mais cidades adotem a proposta para fortalecer o diálogo entre escolas, pais e responsáveis para potencializar os cuidados com a primeira infância.

“O Crescer Aprendendo tem esse olhar de fortalecimento de vínculo parental e das relações positivas, complementando e inspirando um trabalho importante para a educação infantil (…). Às vezes a gente tem uma forte tendência em trabalhar a alfabetização, deixando de lado pontos importantes para o desenvolvimento da criança, como o olhar para a sua família, para suas características próprias e seus valores. Quando temos esse nível de parceria, conseguimos entregar um trabalho mais completo, formar nossos gestores e professores com uma visão mais ampla. Tenho certeza de que esse trabalho vai inspirar todos os 184 municípios cearenses para que qualifiquem a educação infantil que oferecem as suas crianças.”

Marcio Brito, Secretário Executivo de Cooperação com os Municípios

O próximo passo, anunciado no evento, é a implementação das trilhas Crescer Aprendendo nas cidades parceiras, começando com Crato, ainda em maio. As trilhas são espaços públicos que acolhem as crianças e suas famílias com equipamentos para promover o brincar e o fortalecimento dos vínculos, além de propiciar o desenvolvimento de aspectos importantes aos seis primeiros anos de vida.

Todo o trabalho desenvolvido coletivamente para implementar e sustentar o programa segue a missão da UWB, que ESTUDA (pesquisa e sistematiza soluções sociais), FAZ (leva à prática essas soluções) e CONECTA (articula e reúne diferentes atores para ampliar o impacto e gerar transformações sistêmicas e sustentáveis).

Crédito da imagem: ASCOM/Seduc