Crescer Aprendendo encerra 2021 com encontro para famílias e webinar para professores e educadores do Ceará

O programa Crescer Aprendendo passou a fortalecer a política pública de primeira infância do Ceará, em 2021, por meio da parceria entre United Way Brasil, Governo do Estado, Fundação Bernard van Leer, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Porticus.

O programa oferece aos pais e responsáveis por crianças de 0 a 6 anos, em situação de vulnerabilidade social, conteúdos sobre desenvolvimento infantil, elaborados pela equipe técnica, e compartilhados nos grupos de WhatsApp por professores e gestores das creches e escolas de educação infantil que integraram a ação. É a partir desses conteúdos (vídeos, quiz, cards, áudios) que as interações acontecem e os grupos se transformam em uma rede de trocas para fortalecer os adultos no papel de criar seus filhos e suas filhas. É também uma estratégia que aproxima a escola das famílias, estabelecendo vínculos colaborativos mais fortes.

3.675 famílias beneficiadas

102 escolas parceiras

9 municípios impactados

296 gestores, professores e técnicos capacitados na metodologia

Dentre as iniciativas desenvolvidas pelo programa, foi realizado, em dezembro, um encontro temático para encerrar as atividades do programa, por meio de uma plataforma digital gratuita, com o tema “A influência do ambiente na saúde emocional da criança”, intermediado pela psicóloga. Ela deu exemplos de como lares conturbados e relações pouco amigáveis podem interferir no bem-estar físico e mental dos pequenos, assim como interações positivas, espaços seguros e acolhedores são essenciais para o desenvolvimento infantil integral. Também foram sorteados 10 cartões-alimentação entre os participantes, para apoiar a segurança alimentar das crianças.

Estimuladas a compartilhar suas “dores” no chat, as mais de 100 famílias presentes ao encontro interagiram trazendo perguntas e desabafos sobre situações complexas, marcadas, também, pelas incertezas desses tempos. Com o diálogo estabelecido, a partir dessas vivências, os participantes se abriam e opinavam, dando, também, as suas contribuições para ajudar seus pares a enfrentar diferentes desafios parentais.

No final do encontro, as famílias agradeceram a oportunidade de contar com mais um lugar para falarem de si e de suas inseguranças sobre como educar em meio a crises e situações complexas. “Esse tipo de ação pode parecer simples, mas tem um impacto importante na autoestima e autoconfiança desses pais e dessas mães. A maioria se sentia isolada e, a partir das trocas nos grupos e nesse encontro, percebem que não estão sozinhas, podendo ouvir e dizer o que sentem sobre as questões que afetam suas relações com as crianças”, explicou Sofia Rebehy, coordenadora de projetos de primeira infância da United Way Brasil.


Webinar reúne professores e gestores das escolas do Ceará 

Sam Sternin, consultor da Fundação Bernard van Leer

Mais de 100 profissionais das creches e escolas do Ceará, que aderiram ao programa Crescer Aprendendo, aceitaram o convite para participar de uma conversa, em dezembro, com Sam Sternin, graduado em Harvard, com mestrado em Princeton, especialista em mudança de comportamento nos diferentes contextos. O evento foi realizado pela parceria United Way Brasil e Fundação Bernard van Leer, da qual Sam é consultor.

Interativo, o encontro trouxe o tema “Mudança de Comportamento e Primeira Infância”, para debater quais posturas pais, mães e responsáveis assumem diante de diferentes situações e o que elas interferem no comportamento de seus filhos e suas filhas. 

Também ponderou sobre como os conteúdos do programa, a forma de aplicá-los e de interagir para aprofundá-los podem ou não contribuir à mudança de comportamento dos adultos frente à missão de educar suas crianças.

Isso tudo pressupõe, segundo Sam, um passo anterior: identificar as barreiras que impedem esses adultos de exercerem a parentalidade saudável. Esse diagnóstico tem de se dar com base na escuta para que sejam identificas questões reais e não suposições. Também é importante escutar as famílias sobre como se sentem e as expectativas que têm para superar desafios nas relações com as crianças. Construir coletivamente as saídas, os conteúdos de apoio, oferecidos nos grupos de WhatsApp, são outros pontos cruciais que tendem a dar mais credibilidade à didática do programa, promovendo o engajamento e a fidelização das famílias.

“Gostaria de agradecer por esta tarde maravilhosa. ‘Suguei’ conhecimentos que vão modificar minha vida pessoal e profissional. Gratidão a toda equipe envolvida, especialmente ao Sam, que conduziu tão bem este encontro”.

Professora participante

Sam deu pistas concretas de como identificar as barreiras enfrentadas pelos responsáveis e, também, pontuou equívocos frequentes de ações e programas sociais que não promovem a escuta e acabam definindo estratégias e conteúdos que não apoiam as famílias, mas causam certo desconforto ou desmotivação.

Com base em exemplos bem-sucedidos sobre outras experiências que podem enriquecer esse trabalho, Sam ofereceu aos professores e educadores das escolas insights e inspirações para que possam estabelecer uma relação de mais cumplicidade com o público-alvo do Crescer Aprendendo, otimizando os conteúdos e as práticas propostas. Sugestões que podem, também, fortalecer o trabalho que realizam nos espaços educativos, para que, de fato, contribuam ao alcance do objetivo de empoderar as famílias para que sejam protagonistas da educação de seus filhos e filhas, fortalecidas com informações e práticas contextualizadas às suas realidades e necessidades específicas. 

O evento foi uma das ações que o programa realizou com a equipe docente das escolas. Outra iniciativa, no decorrer na execução do programa, foram as reuniões quinzenais de monitoramento com as escolas e pontos focais das Secretarias Municipais de Educação para apresentação de dados do monitoramento e apoio ao trabalho de mediação com as famílias. O objetivo da interação com gestores e professores é fortalecer o acompanhamento de questões específicas das famílias e o possível encaminhamento de suas demandas aos serviços do sistema público de apoio à primeira infância.