Programa Crescer Aprendendo chega ao Ceará

Parceria da United Way Brasil com Governo do Estado, Fundação Bernard van Leer, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Porticus vai garantir que famílias em situação de vulnerabilidade social, com crianças de 0 a 6 anos, recebam apoio para promover o desenvolvimento integral de seus filhos e filhas. 

O programa Crescer Aprendendo, da United Way Brasil, está em fase de implementação em municípios cearenses como parte de uma coalizão estratégica para promover a primeira infância no Estado, por meio de ações que favoreçam o desenvolvimento infantil.

Focado na formação de pais e cuidadores, o programa oferece uma metodologia para creches e escolas de educação infantil com o objetivo de fortalecer a parentalidade, por meio de uma estratégia de engajamento para que pais, mães e responsáveis se apropriem de seu papel no universo da criança. Para isso, o Crescer Aprendendo compartilha conhecimentos e práticas que aprimoram a relação adulto-criança com base em vínculos afetivos de qualidade.

Mas a missão do Crescer Aprendendo não se esgota nas famílias participantes. Para que a causa da primeira infância seja prioritária nos territórios, é preciso mobilizar diferentes setores. Por isso, o programa prevê a sensibilização de empresas locais a fim de que invistam em iniciativas que propiciem mais qualidade de vida às crianças pequenas.  

“Fazer parte da coalizão no Ceará tem tudo a ver com o nosso compromisso de promover e fortalecer a primeira infância. Trabalhar pelo impacto coletivo, por meio de uma atuação colaborativa e coletiva, é o cerne do DNA da United Way Brasil. Por isso, levar o Crescer Aprendendo para as famílias cearenses é uma missão que abraçamos e pela qual vamos empreender todos os nossos esforços para que alcance pleno sucesso”, explica Sofia Rebehy, coordenadora de programas de primeira infância da United Way Brasil. 

O processo de implementação

Em abril, gestores e educadores de dez escolas de educação infantil do município de Crato, passaram por uma formação com o objetivo de se apropriarem da metodologia. O processo continua em maio, nas cidades de Itatira e Paramoti. Todo trabalho foi realizado em parceria com as equipes das secretarias municipais e estadual de Educação. O programa tem como meta transferir a tecnologia para os municípios que adotarem a proposta a fim de que possam perpetuar a iniciativa em suas redes de ensino.

A coalizão construída no Ceará irá beneficiar 24 cidades selecionados e, em 2021, o Crescer Aprendendo atuará em Crato, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Chaval, Granja, Itatira, Paramoti, Salitre e Viçosa do Ceará. A definição dos municípios foi pautada pelos baixos índices de desenvolvimento humano e pela possibilidade de utilizar a estrutura de outros programas já existentes, focados nas famílias em situação de vulnerabilidade social.

Sistema híbrido de formação

O programa acontece em dois formatos, que se complementam: presencial, com encontros e rodas de conversa para as famílias nas escolas; e virtual, com dicas e práticas sobre diferentes temas tratados nas reuniões presenciais, compartilhadas nos grupos de WhatsApp, por meio de vídeos, cards e interações com os participantes.

Diante da realidade imposta pela pandemia, a versão digital tem sido utilizada, obtendo pleno sucesso. Com a possível volta às aulas presenciais, o modelo híbrido será retomado, fortalecendo ainda mais a iniciativa junto às famílias.

Dentre os tópicos tratados com pais, mães e responsáveis estão os temas relacionados ao papel da família, ao comportamento da criança, aos direitos da criança, à violência doméstica, à saúde integral da criança, à higiene infantil, à alimentação saudável, à importância do brincar e à educação financeira. A interação e o apoio das equipes das escolas são pontos importantes na estratégia do Crescer Aprendendo, que permite a identificação de casos específicos, encaminhados aos equipamentos públicos da rede de atendimento e cuidado à criança. 

Principais resultados

O programa Crescer Aprendendo passa por avaliações sistemáticas a fim de ajustar percursos, se necessário, com o objetivo de atender melhor às necessidades e expectativas das famílias. No mês de março, a avaliação realizada com pais, mães e responsáveis pelas crianças de Crato revelou que 100% das famílias estão satisfeitas com os conteúdos e interações nos grupos de WhatsApp.  Do total dessas famílias, 83% disseram que as dicas e orientações dos posts foram úteis e 68% conseguiram levar os conteúdos para a prática do dia a dia com seus filhos e filhas. “Gosto da troca de informações. Saber que não é só comigo que estão acontecendo certas coisas. E saber que todos de alguma forma tem algo pra aprender”, escreveu uma das respondentes, na avaliação mensal.

A transferência da metodologia do programa Crescer Aprendendo para o Ceará responde a um dos propósitos da United Way Brasil e da coalizão realizada pelas instituições naquele estado, em oferecer conhecimento e práticas eficazes para diferentes realidades a fim de garantir às famílias meios eficientes de educar e preparar seus filhos e filhas para os desafios do século 21. Porque a primeira infância é o principal alicerce sobre o qual a sociedade se constitui, tornando-se sustentável e mais justa para todos.

Saiba mais sobre o programa Crescer Aprendendo:  https://uwb.org.br/o-que-fazemos/nossos-programas/crescer-aprendendo/