Dia Viva Unido Juventude reúne voluntários e jovens para dialogar sobre diversidade

O voluntariado corporativo é um dos pilares de atuação da United Way Brasil. A organização promove um amplo espaço de participação para que as corporações exerçam o seu papel social e estimulem a postura solidária de seus colaboradores. 

O Dia Viva Unido é a materialização desse trabalho que potencializa as ações realizadas pelos programas sociais da United Way Brasil cujo objetivo é fortalecer as novas gerações de brasileiros.

De 19 a 22 de abril, foi a vez de atuar pelos jovens. O Dia Viva Unido Juventude reuniu 28 colaboradores voluntários de um lado da tela, das empresas Lilly, Morgan Stanley e PwC, e, do outro, 54 jovens participantes do programa Competências para a Vida. Por duas horas, todos puderam falar e ouvir opiniões sobre dois temas escolhidos pelos próprios jovens: diversidade e responsabilidade social das empresas. Também foi a oportunidade de conhecer as diferentes profissões do escopo de cada corporação, bem como saber sobre a vida profissional dos voluntários, a primeira oportunidade de trabalho que tiveram e como definiram suas carreiras.

O diálogo ajudou os jovens a dimensionarem o quanto as duas temáticas centrais do encontro podem ser orientadoras na hora de procurarem seus espaços no mercado de trabalho. Como a diversidade e a atuação responsável das empresas são parâmetros no momento da escolha profissional para que a trajetória do jovem seja construída em uma ambiência de equidade, especialmente entre grupos normalmente excluídos dos processos de seleção, como negros e negras, mulheres, LGBTI+ e pessoas com deficiência.

Uma conversa que abre caminhos

O dia de trocas, em que os colaboradores puderam falar de suas trajetórias profissionais e as políticas de RH das empresas, foi muito bem avaliado. Em uma escala de 1 a 5, 41 dos jovens participantes deram notas 5 e 4 à experiência. “Queria que tivéssemos mais tempo com os voluntários para fazer mais perguntas. Eles são tão incríveis e a conversa flui tão bem que o tempo passou muitíssimo rápido”, revelou um deles. Uma das jovens ressaltou a importância dos colaboradores: “Gostei muito dos voluntários. Fiquei admirada com as histórias de vida, os conhecimentos que eles nos trouxeram… foi muito bom, especialmente sobre persistir sempre.” 

Tela de computador com foto de pessoas

Descrição gerada automaticamente com confiança média

A maioria dos colaboradores (27) deu nota 5 ao Dia Viva Unido e 26 deles revelaram querer participar da edição de 2022. “Iniciativa incrível com pessoas incríveis. É um privilégio poder fazer parte disso”, comentou um dos voluntários na avaliação. 

Para todos, a conexão entre colaboradores e os jovens foi um sucesso: “Os jovens estavam bem à vontade, perguntando acima da média das outras edições”, revelou outro colaborador. 

Mais preparados para o mundo do trabalho, por meio das vivências experimentadas no Programa Competências para a Vida e pela oportunidade de participar do Dia Viva Unido Juventude, os jovens podem construir projetos de vida que os ajudem a enfrentar os desafios que se apresentam, especialmente nesta fase crítica. Antes mesmo da chegada da Covid-19, o cenário não era favorável à empregabilidade das juventudes. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego entre pessoas de 18 a 24 anos ficou em 27,1% no primeiro trimestre de 2020, bem acima da média geral de 12,2% do País no mesmo período.

Não podemos mais desperdiçar nosso capital humano. Por isso, é preciso ampliar a atuação coletiva e colaborativa entre as empresas e as organizações sociais. O programa Competências para a Vida é um exemplo concreto de como transformar realidades e garantir aos jovens em situação de vulnerabilidade espaços dignos de trabalho e participação social ativa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Para saber mais sobre o Dia Viva Unido, acesse: https://uwb.org.br/o-que-fazemos/nossos-programas/voluntariado/

Conheça e faça parte do Programa Competências para a Vida:  https://uwb.org.br/o-que-fazemos/nossos-programas/competencias-para-a-vida/