Brasil leva sua contribuição ao evento mundial do GOYN

Pela primeira vez, o País participa do encontro do The Global Opportunity Youth Network, para dialogar e levar sugestões de como enfrentar os desafios enfrentados pelos jovens-potências para conquistar trabalho digno.

Evento realizado nos Estados Unidos, de 7 a 10 de dezembro, reúne representantes das comunidades do The Global Opportunity Youth Network (GOYN).

Aberto a jovens, organizações e interessados no tema, o encontro tem como propósito ouvir os diferentes porta-vozes do GOYN sobre formas de enfrentar os efeitos da Covid-19 na empregabilidade das juventudes, com sugestões para facilitar diálogos e construir soluções coletivas e sistêmicas que possam romper barreiras estruturais do ecossistema produtivo. O evento também irá discutir estratégias para ampliar e fortalecer a voz dos jovens para que tenham espaço de decisão sobre seu presente e futuro profissional.

A participação do GOYN São Paulo

No País, desde janeiro de 2020, o GOYN acontece na cidade de São Paulo e tem como organização articuladora a United Way Brasil.

Para o evento global, jovens-potência do Núcleo Jovem e as lideranças do GOYN levarão suas contribuições ao encontro.

No dia 8 de dezembro, às 6h40 (horário de Brasília),Jonathan Camargo Sales, do Núcleo Jovem GOYN São Paulo, participará do painel dos jovens líderes para dialogar sobre o papel do jovem na construção do GOYN em cada comunidade.

No mesmo, dia, às 7h40, Daniela Saraiva, coordenadora do GOYN São Paulo, irá compor a mesa que irá debater a contribuição do GOYN para favorecer e ampliar a inclusão produtiva do jovem no mundo. Daniela vai compartilhar as experiências colhidas em 2020, quando o programa conseguiu mobilizar mais de 80 empresas, organizações e especialistas de São Paulo em torno do tema da inclusão produtiva dos jovens-potência.  

No dia 9, às 7h50, será vez de Henrique Madeiros, jovem-potência do Núcleo Jovem, compor o painel que terá como pauta as trajetórias criativas e resilientes dos jovens na busca por trabalho digno nas periferias das cidades. Henrique também será o responsável por encerrar o dia do evento com uma participação artística, às 8h50.

No dia 10, às 6h, Ana Inez Eurico, liderança do Núcleo Jovem do GOYN São Paulo, dará as boas-vindas globais aos participantes ao lado de Jamie McAuliffe, Diretor do GOYN global, e fará parte do painel, às 6h35, sobre as injustiças estruturais que os jovens enfrentam em suas comunidades para conquistar um espaço digno de trabalho.

Às 8h, Gabriella Bighetti, diretora-executiva da United Way Brasil, estará no painel que encerra o encontro, onde as lideranças irão apontar os diferenciais do GOYN e a importância de se ampliar essa rede, envolvendo novas organizações e mais jovens para que as iniciativas ganhem escala e possam garantir a inclusão de diferentes juventudes no mundo do trabalho.

Participe! Inscreva-se!

Dia 7 https://zoom.us/webinar/register/WN_ZM5p8tScRXmHRNo9whaziA

Dia 8 https://zoom.us/webinar/register/WN_eJEYx8IyQCqEAJW1Df6apg

Dia 9 https://zoom.us/webinar/register/WN_0kBiM0rkQw6Ms_FZusmYAQ

Dia 10 https://zoom.us/webinar/register/WN_pEMo86D8SSiSkGD-erS0mQ

Sobre o GOYN São Paulo–  Global Opportunity Youth Network (GOYN) é uma aliança mundial, liderada pelo Instituto Aspen, para promover a inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade social. Está presente também em Bogotá (Colômbia), Thekwini (África do Sul), Mombasa (Quênia), Pune e Ramgarh (Índia). No Brasil, a ação acontece na cidade de São Paulo com o apoio de mais de 85 múltiplos atores. A partir de um amplo mapeamento, o GOYN São Paulo identificou cerca de 700 mil jovens-potência que não têm acesso a oportunidades dignas de trabalho. Também detectou os principais desafios que eles enfrentam e, por meio de um trabalho coletivo e colaborativo, criou soluções para superar esses obstáculos, com o objetivo de incluir produtivamente 100 mil jovens da cidade até 2030.  No Brasil, a gestão do GOYN envolve o Núcleo Jovem e o grupo gestor formado por representantes das instituições Accenture, Em Movimento, Fundação Arymax, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Coca-Cola, Itaú Educação e Trabalho e J. P. Morgan. Como parceiros globais, o GOYN conta com Aspen Institute, Catholic Relief Services, Global Developer Incubator, Prudential, Youth Build International. Atualmente, o GOYN São Paulo está prospectando novas parcerias para ampliar a rede e implementar, em 2021, os protótipos das soluções construídas.

Para saber mais:   https://uwb.org.br/o-que-fazemos/goyn/

Para fazer parte do GOYN São Paulo: https://bit.ly/facapartegoyn