Ação de voluntariado reúne empresas e colaboradores em favor da primeira infância

O Dia Viva Unido Primeira Infância, realizado pela United Way Brasil, ganhou novo formato para atender às restrições impostas pela pandemia, sem perder o objetivo de apoiar famílias vulneráveis com crianças de 0 a 6 anos.

Um dos pilares do trabalho da United Way Brasil, responsável por articular diferentes atores para que atuem em favor de causas sociais, é o voluntariado corporativo.

Todos os anos, para colaborar com o desenvolvimento infantil e a parentalidade positiva de famílias em situação de vulnerabilidade, a organização promove o Dia Viva Unido Primeira Infância, quando reúne os colaboradores das empresas associadas e parceiras para realizar iniciativas de integração e de melhorias nos espaços frequentados por crianças de 0 a 6 anos (creches, CEIs, praças etc.), atendidas pelo Programa Crescer Aprendendo.

A ação envolve uma ampla mobilização tanto da United Way Brasil como das empresas, que abrem espaço às suas equipes para que integrem a proposta, dando suporte à participação ativa do Dia Viva Unido.

Com a pandemia causada pelo coronavírus, que exigiu o isolamento social, a equipe da United Way Brasil repensou o formato do Dia Viva Unido, imprescindível em um momento tão complexo.

Por isso, a edição do Dia Viva Unido Primeira Infância de 2020 foi totalmente digital para os voluntários, que se inscreveram em no hot site do evento e escolherem uma dentre as atividades propostas: contação de histórias, show de talentos e doação de kit lúdico.

Live promove interação de crianças e suas famílias

No dia 6 de novembro, nas páginas do Facebook e do YouTube da United Way Brasil, as famílias atendidas pelo Programa Crescer Aprendendo e os voluntários se encontraram virtualmente na live Dia Viva Unido Primeira Infância.

Conduzida pela atriz Carol Loback, e com a abertura realizada por Gabriela Bighetti, diretora-executiva da United Way Brasil, e Orson Rhazes Ledezma Castro, Presidente do Conselho da organização, a live mostrou os talentos de diferentes voluntários, em um show com música e malabarismo. Também compartilhou cenas do drive-thru, realizado no Centro de Educação Infantil Albertina, em São Paulo, para as crianças que, devidamente protegidas, foram receber os kits lúdicos, doados pelos voluntários, das mãos de professores e funcionários.

Outro ponto forte da live foi o bate-papo com a mãe, blogueira e uma das idealizadoras do site Tempo Junto, Patrícia Camargo. Por quase uma hora, Pat falou sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil e deu dicas de brincadeiras, “agitando” o chat, com muita conversa e trocas sobre as experiências de brincar que pais, responsáveis e crianças estavam vivenciando ao vivo.

O Dia Viva Unido Primeira Infância no formato digital foi um marco no voluntariado corporativo da United Way Brasil, porque, apesar de todos os desafios, conseguiu atingir a marca histórica de mais de 2 mil famílias de 12 cidades e 4 estados beneficiadas pelas ações desenvolvidas.

Essa edição contou com a parceria de 14 empresas e a participação de 160 voluntários que dedicaram tempo, recursos e habilidades para fomentar o desenvolvimento saudável de crianças na primeira infância. 

Clique no link para ver ou rever os melhores momentos do Dia Viva Unido: https://www.youtube.com/watch?v=m96-Zi3ZSa0&list=PL678y5q5ihcdGQ4lRU77VhxBmYX-omblc&index=13

Para mais informações sobre como fazer parte do voluntariado corporativo da United Way Brasil, acesse: https://uwb.org.br/o-que-fazemos/nossos-programas/voluntariado/