Apoie a primeira infância com o seu IR

Os primeiros anos de vida são fundamentais para a formação do ser humano. A sua contribuição pode fazer diferença na realidade de muitas crianças.

Está na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda, por isso, temos uma sugestão para você: que tal direcionar parte do seu IR a um programa que apoia o desenvolvimento integral de crianças em situação vulnerável?

Doações realizadas ao longo de 2019 chegariam a 6%, mas ainda dá tempo de colaborar! Entre março e abril você pode direcionar até 3% do IRPF 2020 para o programa Crescer Aprendendo, da United Way Brasil, voltado à primeira infância. Existem apenas duas condições para se tornar um doador: ser pessoa física e usar o modelo de declaração completa.

Essa forma de contribuir é pouco conhecida pelo público brasileiro, o que se traduz em baixos números de doações. Segundo dados da Receita Federal, em 2016, por exemplo, dos R$ 8 bilhões destinados às leis de incentivo, apenas R$ 154 milhões foram efetivamente repassados aos projetos sociais. Então, por que não transformar uma obrigação em um ato de cidadania?

Por que doar para um programa voltado à infância?

Uma das áreas de atuação da United Way Brasil (UWB) é a primeira infância (0 a 6 anos) e essa priorização tem razão de ser. Nessa fase, o cérebro humano está apto a fazer um número de sinapses muito maior do que qualquer outro período da existência humana, chegando a 1 milhão de conexões por segundo! Mas, para isso acontecer, é preciso garantir ambientes e relações saudáveis, além de estímulos adequados, especialmente às crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica. Por isso, a UWB desenvolve o programa Crescer Aprendendo, na região de Campo Limpo, em São Paulo, atendendo 2 mil crianças. Mas queremos fazer mais – e você pode nos ajudar!

Além de contar com a seriedade da UWB, que atua em 41 países e territórios há mais de 130 anos, você irá acompanhar os resultados de sua doação, por meio de relatórios de prestação de contas, garantindo transparência em todo o processo.

O passo a passo de como fazer

A doação é simples e rápida. Ao finalizar a sua declaração na versão completa, clique em Resumo da Declaração e em Doações Diretamente na Declaração-ECA. Escolha São Paulo, na seleção do Estado. Tanto CNPJ quanto o valor para doar vão aparecer automaticamente na página. Selecione o valor que quer destinar ao Crescer Aprendendo. Imprima o darf e pague até 30 de abril. Por fim, a parte mais importante: envie o DARF e o comprovante de pagamento para o CONDECA com a mensagem que deixamos neste tutorial, com todos os detalhes da doação: bit.ly/IR-UWB

Agradecemos por ser nosso parceiro na causa da primeira infância!