Lançados os Programas Primeira Infância Manauara e Acreana

Ambos os programas foram idealizados para qualificar o atendimento e o cuidado das crianças de 0 a 6 anos, favorecendo seu desenvolvimento integral e integrado. A palavra integral refere-se à observação do desenvolvimento da criança de modo mais amplo, englobando aspectos físicos, cognitivos e psicossociais. E o termo integrado traz a perspectiva da intersetorialidade, ou seja, um atendimento que associe os serviços de educação, saúde e desenvolvimento social.

A ideia é que todos os profissionais que atuam com gestantes e famílias com crianças de 0 a 6 anos, incorporem novas atitudes, ampliem o diálogo e qualifiquem as práticas, tanto dos profissionais como dos familiares, no cuidado, na atenção e na promoção do bem-estar da criança em todas as suas dimensões.

O Programa Primeira Infância Manauara foi lançado no dia 1 de julho de 2016 e será desenvolvido durante 3 anos no bairro Mauazinho, Zona Leste de Manaus. A coordenadora geral de saúde da criança e aleitamento materno do MS, Tereza de Lamare, esteve presente e informou que a ideia do ministério é melhorar cada vez mais a qualidade de vida das crianças e que através do acompanhamento diário e de melhorias contínuas, o projeto será encaminhado para os demais bairros.

O Programa Primeira Infância Acreana foi lançado no dia 3 de julho de 2016 e durante 30 meses trabalhará em parceria com as prefeituras de sete cidades acreanas e secretarias estaduais de Educação e Desenvolvimento Social. A intenção é estender este programa aos demais municípios do Acre, contribuindo para a construção de um estado onde as crianças possam se desenvolver com qualidade, equilíbrio e inclusão social.

Os projetos contam com o apoio da United Way Brasil que, desde 2011 vem promovendo o desenvolvimento integral pela primeira infância.

Veja aqui as fotos dos lançamentos.