Simpósio evidencia a importância do cuidado no Desenvolvimento da Primeira Infância

O Simpósio “O papel da estratégia saúde da família no estímulo ao desenvolvimento da primeira infância” reuniu nos dias 22 e 23 de março, em Brasília, aproximadamente 70 profissionais para refletir sobre as especificidades do cuidado e estímulo ao Desenvolvimento da Primeira Infância junto às comunidades ribeirinhas e indígena, os profissionais dos Estados ao Amazonas, Acre, Ceará e Rio Grande do Sul compartilharam experiências de estímulo ao Desenvolvimento na Primeira Infância nos seus Estados e discutiram sobre os indicadores específicos para o desenvolvimento infantil (DPI).

O desenvolvimento infantil é um tema que está ganhando força no Brasil, principalmente, após a aprovação do Marco Legal pela Primeira Infância. É sabido que os cuidados efetivos com as crianças pequenas, suas famílias e suas comunidades farão uma diferença em médio e longo prazo bastante significativas para o pais.

Os participantes do evento elogiaram os palestrantes e disseram que os temas abordados contribuírão para inovar seus projetos locais. Palestrantes, como Anna Maria Chiesa da USP, Vital Didonet da Rede Nacional Primeira Infância e Marcia Maria Tavares Machado de Aquino da Universidade Federal do Ceará compartilharam sua expertise e enriqueceram o repertório dos participantes.

Para Priscylla Nunes de Aguiar, gerente da Divisão de Saúde da Criança do Acre, uma parte especial do evento foi conhecer as práticas dos agentes comunitários de saúde de outros projetos. Outro ponto importante destacado pelos participantes do Simpósio foi o networking entre os profissionais de vários estados, que enriqueceu as trocas de experiências entre as várias regiões do país. De acordo com Joselina Castro, nutricionista da Secretaria do Estado de Saúde do Amazonas, o Simpósio superou a expectativa e deixou um “gostinho de quero mais”.

O Simpósio “O papel da estratégia saúde da família no estímulo ao desenvolvimento da primeira infância” foi uma iniciativa da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno/Ministério da Saúde, em parceria com a United Way Brasil e a Fundação Bernard Van Leer com o apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e teve como objetivo promover o conhecimento das melhores práticas do desenvolvimento infantil no Brasil.

Clique aqui para ver as fotos do evento.