O programa Crescer Brincando para a Primeira Infância está a todo vapor!

A United Way Brasil canalizou esforços neste primeiro trimestre para levar para as escolas da DRE Campo Limpo o projeto Crescer Brincando. O projeto contempla cursos para os profissionais da educação infantil da rede pública do Campo Limpo, que fazem parte do community hub da Zona Sul de São Paulo da United Way Brasil. A formação será oferecida a partir de uma parceria da United Way Brasil, empresas parceiras e a Diretoria de Ensino do Campo Limpo, financiada pelo fundo comum.

A brincadeira é uma das principais atividades da infância, pois é a partir dela e com ela que a criança desenvolve a imaginação criativa, reinventa suas experiências sociais, internaliza a cultura e se expressa de jeito próprio. Diante de tamanha importância da brincadeira e interações para o desenvolvimento infantil, é preciso qualificar esses momentos, de forma a oferecer às crianças as melhores oportunidades de aprendizagem significativas.

O objetivo do curso da United Way Brasil é formar os profissionais de educação, conscientizando-os da importância do planejamento, registro e avaliação das oportunidades de aprendizagem, verificando quais as melhores estratégias e intervenções. Serão 20 escolas capacitadas, sendo três participantes por escola: um professor, diretor e coordenador pedagógico. Ao todo, serão 60 profissionais de educação formados (até dezembro de 2016).

A discussão e análise da concepção e práticas presentes nas escolas de educação infantil serão propostas em aulas dialogadas, nas quais a participação do grupo será estimulada. Os participantes serão divididos em dois grupos: um de diretores e outro de professores e coordenadores pedagógicos. A reflexão se fará pela leitura e discussão de diferentes materiais selecionados pelos professores formadores, a fim de ampliar a condição dos profissionais em curso de inventarem outras tantas possibilidades de trabalho nos diferentes âmbitos de atuação.