United Way Brasil debate melhorias para as crianças pequenas no III Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância

A Câmara dos Deputados foi sede do III Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância e da VI Reunião da Rede Hemisférica de Parlamentares e ex-Parlamentares pela Primeira Infância da América Latina e Caribe.

O evento aconteceu entre os dias 30 de junho e 2 de julho e dá sequência à série de debates em prol do avanço do Marco Legal da Primeira Infância, no qual o Brasil é pioneiro. O objetivo do encontro foi revisar os avanços na construção do Marco Legal para as políticas públicas para a Primeira Infância, visando garantir sustentabilidade, novas descobertas científicas, a valorização e os direitos para o alcance da atenção integral a todas as crianças de 0 a 6 anos do Brasil e de todo o continente.

Silvia Zanotti, Diretora Executiva da United Way Brasil, esteve presente no dia 1 de julho e fez parte da Mesa Redonda: “Participação social, responsabilidade social empresarial e meios de comunicação social: contribuições com e para a Primeira Infância”. Representantes de várias outras importantes instituições da América Latina, que trabalham em prol da garantia de melhorias na vida das crianças pequenas, também estavam presentes para debater os temas relacionados à primeira infância.

Entre os principais assuntos abordados estavam a estratégia dos 1000 primeiros dias de vida, a influência do ambiente na formação da arquitetura cerebral, o desafio da construção da Política Integrada para a Primeira Infância; a participação social, a responsabilidade empresarial e o papel dos meios de comunicação, assim como boas práticas para garantir o desenvolvimento humano desde o início da vida; os desafios e estratégias para enfrentar a desnutrição, anemia, obesidade, iniquidade, maus tratos e violência contra a infância, e promover a paternidade responsável.