Projete – formando multiplicadores e estreitando os laços entre o setor privado, o social e a educação

Desde 2003 a United Way Brasil vem se juntando a diversas empresas com o intuito de formar jovens de baixa renda em assuntos como educação financeira, cidadania e empreendedorismo, cursos que são ministrados por voluntários, funcionários de grandes empresas. Mais de 2.000 jovens já foram impactados com essa ação por todo o Brasil. Buscando realizar essa missão em Ribeirão Preto, a PwC e o Grupo Maubisa tem atuado em parceria para que jovens possam ser capacitados em temas ligados a empregabilidade, além de terem seus projetos de vida transformados por meio do contato com os voluntários. São empresas priorizando a juventude com ONGs, instituições educacionais e estudantes da rede pública.

O Projete foi nomeado por Flora Castelani, uma das jovens beneficiadas por essa aliança em prol do desenvolvimento da juventude em Ribeirão Preto, tem como objetivo principal transmitir conceitos básicos sobre empregabilidade, educação financeira e empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento profissional e de cidadania, além de agregar na formação da vida pessoal dos jovens.

Os voluntários contribuem para a formação dos jovens, compartilhando suas experiências. Durante 2013 e 2014 mais de 40 voluntários foram engajados no processo e 65 jovens de faixa etária entre 15 e 19 anos foram beneficiados. Um dos voluntários e grande apoiador do Projete, Roberto Biagi, do Grupo Maubisa demonstra satisfação em dizer: “É muito nítida a absorção e capacidade de mutação destes jovens, o que eles precisam apenas é ter boas referências. Nada melhor que ensinar via exemplos dos voluntários”. (Leia o depoimento na íntegra)

Para 2015 a intenção é formar uma aliança de empresas locais para o desenvolvimento dos jovens, contribuindo para que eles possam concluir o ensino médio, desenvolver habilidades empreendedoras e conseguir o primeiro emprego. Nesse sentido, a Honda-Lago San e o GrupoOuro Fino, também estão se unindo nessa causa, contribuindo para apresentar aos jovens oportunidades dentro do mercado de trabalho, além de apresentar para eles um universo inspirador com profissionais capacitados.