Gente que Faz: Eduarda Lopes, 16 anos, aluna da Mentoria de Empreendedorismo

A jovem Maria Eduarda Lopes, 16 anos, aluna da ONG Associação Semente do Amanhã, participou da Mentoria de Empreendedorismo – Student United Way- realizada no primeiro semestre de 2014. Ela foi um das 353 jovens beneficiadas com os projetos de educação desenvolvidos pela UWB e empresas parcerias.

A Mentoria de Empreendedorismo tem como objetivo estimular os jovens a serem empreendedores sociais, ajudando a usar suas habilidades para transformar a comunidade em que vivem, e transformando-os em agentes multiplicadores de uma ação social. Foi o que aconteceu com Maria Eduarda. “Depois que participei da Mentoria, descobri que sou capaz de mudar a realidade da minha comunidade e ser uma cidadã melhor”, diz.

Em entrevista a UWB, Maria Eduarda fala como foi participar dessa experiência que ajudou em sua formação.

Como participar do projeto de Mentoria impactou na sua vida?
Novos aprendizados evoluíram o meu conhecimento. Expandi o meu olhar e fui desenvolvendo um olhar crítico em relação a minha realidade, ao ambiente em que vivo e percebi que posso ser parte da solução dos problemas.

Qual foi a importância de aprender com os voluntários e estar em um ambiente corporativo?
O contato com os voluntários foi extremamente rico em conhecimento, troca de experiências, e aprendizagem. Aprender com pessoas que exercem o que ensinam é muito mais produtivo. Estar dentro de uma empresa de grande porte foi inspirador e fortaleceu a minha vontade de ir em busca do meus objetivos profissionais. Hoje, sei onde quero estar daqui a alguns anos e isso me motiva.

Qual sua perspectiva de futuro hoje?
Depois que participei da Mentoria, minha vontade de empreender aumentou, fui impulsionada a novas metas: mudar a realidade da minha comunidade e ser uma cidadã melhor. Descobri que sou capaz de ensinar, mudar, empreender e transformar.

Na sua opinião, qual a importância do projeto de Mentorias na vida de jovens da sua idade?
É essencial. Aprender a questionar, trabalhar em equipe, trocar experiências, definir objetivos, traçar metas em busca do crescimento pessoal, profissional e coletivo se torna um legado para quem participa.

Qual foi o maior aprendizado da Mentoria para você?
O entendimento de que a mudança precisa vir de dentro para fora. Esse é o caminho que vai me levar a conquista dos meus objetivos pessoais e profissionais.