Entrevista | Janaína de Souza, Diretora do Centro Infantil Municipal Sônia Maria Ferreira

Janaina de Souza, diretora do Centro Infantil Municipal Sônia Maria Ferreira, em Betim, Minas Gerais, foi enfática ao falar sobre o projeto Crescer Lendo, inciativa UWB realizada em parceria com Klabin por meio dos recursos do BNDES. “Após o projeto, a literatura infantil ganhou um sentindo maior na vida das crianças aqui na escola. Contar histórias é agora uma prática diária que faz parte do processo educativo”, disse Sônia, que acumula cinco anos de experiência na educação infantil.

Durante o ano de 2014, sete educadores do Centro Infantil participaram de uma formação virtual sobre como melhorar o contato das crianças com o livro. De acordo com Janaína, a iniciativa irá impactar diretamente na qualidade da educação das 250 crianças de 4 meses a 5 anos que são atendidas. “Os educadores se revezam entre as turmas de berçário e pré-escola, então, o conhecimento adquirido será aplicado em benefício de todos”, diz.

Em entrevista a UWB, Janaina fala sobre o impacto positivo do ‘Crescer Lendo’ no Centro Infantil Municipal Sônia Maria Ferreira.

Como você avalia o impacto do projeto na rotina da escola?
Foi uma iniciativa excelente! Provocou uma mudança significativa na rotina da escola. Em certo momento do dia, em todas as salas, todos professoras contam histórias para as crianças. Aprendemos que, diante de tantas possibilidades com relação ao mundo da leitura, é preciso despertar esse interesse em nossos alunos. Ler com eles e para eles aflora e amplia o gosto dele pela leitura. Para tanto, é necessário que o ambiente seja adequado, permitindo o contato direto da criança com o livro. Além do conhecimento, o projeto também proporcionou um Cantinho de Leitura, que é um espaço com livros de muita qualidade.

Qual foi a importância da formação para os professores e como foi a experiência de participar desta iniciativa em um ambiente virtual?
A formação mostrou uma nova maneira de encarar a leitura em sala de aula. Nós tivemos a oportunidade de aliar o conhecimento teórico com a prática. Foi sugerido colocar em prática ações fáceis de serem replicadas no dia a dia. Entre todas as ferramentas do ambiente virtual, os fóruns foram espaços muito proveitosos, que possibilitavam troca de experiência, conhecimento e tornaram o curso prazeroso e leve. Para mim, foi uma experiência nova e que deu muito certo.

Qual principal legado do ‘Crescer Lendo’ para o Centro Infantil Municipal Sônia Maria Ferreira?
Estou muito satisfeita e orgulhosa com a nossa nova biblioteca. Quando fomos convidados para participar do projeto, não imaginei que seria oferecida tamanha qualidade com o mobiliário e principalmente com o acervo de livros. Além do que, o espaço foi planejado de maneira que a própria criança consiga acessar as obras de forma ágil e fácil, proporcionando mais conforto e autonomia. O projeto também despertou para a importância de envolver os pais neste processo de ensino aprendizagem. No dia da inauguração da biblioteca, os pais vieram e receberam da United Way Brasil um treinamento sobre como contar história para os seus filhos. No final do evento, fiquei surpresa como eles ficaram gratos pela oportunidade e disseram que descobriram, enfim, o motivo pelo qual não conseguiam envolver os seus filhos e conquistar a atenção deles durante o momento. O projeto foi realmente muito completo. Ofereceu conhecimento aos educadores, uma biblioteca para a escola e um treinamento para os pais.