Dez novas bibliotecas para Educação Infantil

Em parceria com a Klabin por meio de recursos do BNDES, a United Way Brasil desenvolveu em 2014, o projeto Crescer Lendo. Um dos eixos do projeto foi a instalação de dez novas bibliotecas para educação infantil nas escolas das seguintes cidades: Betim (MG), Guapimirim (RJ), Feira de Santana (BA), Otacílio Costa (SC), Correia Pinto (SC), Lages (SC), Jundiaí (SP), Goiana (PE) e São Leopoldo (RS).

“O projeto Crescer Lendo contribuiu muito para o meu aprendizado sobre a importância de um Cantinho de Leitura em uma escola infantil e de como este espaço deve ser construído, como preparar e contar historias para as crianças. Com esta experiência, refleti e cheguei a conclusão de que a historia é a base de tudo, amplia os horizontes, desperta a imaginação, possibilita viajar junto com os personagens, facilita a superação de medos ou traumas. Cabe a nós, educadores, transmitirmos tudo isso as nossas crianças para que elas também vivam neste mundo dos livros e das historias. Aprendi também que estes espaços ajudam as crianças no processo de letramento, quando ela toma consciência dos conhecimentos relacionados ao texto escrito. Uma grande oportunidade!”, fala Rosângela do Couto Barbosa, educadora da CEI Sônia Maria Ferreira, em Betim – MG, participante do curso de formação, outra frente de atuação do projeto.

O intuito é que estes espaços se tornem referências para as Secretarias de Educação. O ciclo de inaugurações dos Cantinhos se iniciou em novembro e vai até março de 2015. Neste dia, uma atividade de contação de histórias é realizada com crianças, pais e voluntários da Klabin. A ação foi pensada como uma forma de chamar atenção das escolas e dos alunos para a novidade como também estreitar o relacionamento dos pais e dos voluntários da Klabin com as instituições de ensino.