Crescer Lendo, projeto que fortalece o contato dos pequenos com os livros, impacta 2.000 crianças, 250 profissionais da educação

Em 2014, um novo parceiro somou esforços com a United Way Brasil em prol da educação de crianças pequenas. A Klabin, maior produtora de papéis para embalagens do Brasil, por meio de recursos do BNDES, apoiou o projeto Crescer Lendo, um dos eixos do programa Crescer Aprendendo da UWB. A iniciativa, realizada em nove localidades, contou com a parceria da Secretaria de Educação de cada município e teve como objetivo fortalecer o contato dos pequenos com os livros por meio de um trabalho em conjunto com as escolas. Para a UWB, o projeto significou a oportunidade de fortalecer uma metodologia à distância que potencializará o número de atendidos.

O projeto Crescer Lendo contemplou três frentes de atuação implementadas ao longo do ano: a formação continuada de profissionais da educação infantil e corpo técnico das secretarias sobre como inserir a literatura na rotina das escolas; atuação voluntária dos colaboradores da Klabin na atividade de contação de história e instalação de cantinhos de leitura em dez escolas infantis nas seguintes cidades: Betim (MG), Guapimirim (RJ), Feira de Santana (BA), Otacílio Costa (SC), Correia Pinto (SC), Lages (SC), Jundiaí (SP), Goiana (PE) e São Leopoldo (RS).

Com duração de seis meses, a formação continuada foi realizada pelo Instituto Avisa Lá por meio da plataforma de educação à distância, Formar em Rede, que faz parte do Guia de Tecnologias Educacionais do MEC. Durante a capacitação, foi formada uma comunidade virtual na qual se utilizou vídeos, chats e fóruns como ferramentas para troca de experiências, circulação e produção de conhecimento educacional e pedagógico. A ação também estimulou a troca de livros entre famílias, incluindo assim os pais das crianças nesse processo de disseminação da leitura. O número de impactados chegou a quase 250 profissionais participantes.

Nas escolas, os cantinhos de leitura foram instalados com um acervo inicial de 140 livros. O intuito é que estes espaços se tornem referências para as Secretarias de Educação. O ciclo de inaugurações dos cantinhos se iniciou em novembro e vai até março de 2015. Neste dia, uma atividade de contação de histórias é realizada com crianças, pais e voluntários da Klabin.

O Crescer Lendo apresentou resultados significativos e superou a estimativa de público-alvo atingido. De uma estimativa inicial de 900 crianças, o projeto beneficiou diretamente 2.000 crianças e impactou 37.670 crianças de forma indireta nos nove municípios. Nas escolas, os livros que antes ficavam guardados, já são oferecidos como parte da rotina das crianças e livros sem qualidade não são mais oferecidos na escola. São resultados que comprovam a importância da parceria público privada para contribuir com a difusão da leitura e desenvolvimento da educação infantil brasileira.