Entrevista com Denise Toniolo, Diretora do CEI Casa da Criança, beneficiado com o Escuta das Crianças

Denise Toniolo é Diretora do CEI Casa da Criança, localizado na região de Ermelino Matarazzo, zona leste de SP. Logo no início de 2014, a United Way Brasil convidou a instituição para participar do projeto ‘Escuta das Crianças’, iniciativa com foco no desenvolvimento infantil. Denise achou o projeto ousado, mas decidiu arriscar e concordou que o CEI participasse. Hoje, Denise tem a certeza de que esta foi uma decisão certa e que teve todas as suas expectativas superadas.

Quais eram as suas expectativas quando a United Way Brasil convidou o CEI Casa da Criança para participar do projeto de ‘Escuta das Crianças’?
Confesso que não era das melhores. A principio, eu estava insegura e achava que o projeto não ia dar certo. Acreditava que não precisávamos de uma metodologia para escutar as crianças! E foi ai que eu me enganei. Fiquei impressionada com o envolvimento dos educadores e entendi a importância de termos um diálogo ativo com as crianças para melhorar a qualidade do seu processo educativo.

Durante o desenvolvimento do projeto com as crianças do CEI, qual foi o seu aprendizado mais significativo?
Aprendi que nós que temos o conceito de ‘feio’ e ‘bonito’, as crianças são simples, gostam do ‘brincar’ por si só.

Como o projeto superou suas expectativas?
Além da melhoria pedagógica que o projeto está proporcionando a nossa instituição, destaco o engajamento dos Voluntários na reforma do nosso parque. Eles literalmente colocaram a mão na massa e estavam todos muito organizados. As crianças amaram os novos brinquedos que foram instalados e a fachada da creche se manteve intacta e não foi pichada. Foi tudo exatamente realizado conforme o desejo das crianças! Sou eternamente grata a United Way Brasil que nos proporcionou a oportunidade de participar de um projeto tão completo.

Notícias relacionadas:
Projeto ‘Escuta das Crianças’ em oito creches impactando a educação de mil crianças
Voluntários da Owens Illinois proporcionam novo parque ao CEI Casa da Criança