Educadores recebem formação e produzem Guia de Atividades para replicar aprendizado

Entre as razões de existir da United Way Brasil, o investimento direcionado ao desenvolvimento das crianças pequenas por meio do programa com foco na educação, ‘Crescer Aprendendo’. Com essa crença, a UWB busca empresas parceiras e doadores individuais para captar recursos financeiros. A Avery Dennison está entre os parceiros da UWB e soma esforços para a formação de educadores de crianças de 0 a 12 anos, projeto em desenvolvimento desde início de 2014.

Na região de Vinhedo, município de São Paulo, estão as instituições sociais beneficiadas: Lar Afeto e ARCA- Associação de Responsabilidade Cristã e Assistencial. Com 35 horas de formação ao longo do ano, o projeto contempla 20 educadores que impactam diretamente em 235 crianças.

A iniciativa propõe aos participantes a produção de um Guia de Atividades, que será disseminado entre os educadores no intuito de ajudá-los no planejamento de atividades lúdicas e recreativas para as crianças que são atendidas pela instituição no contra turno escolar. No intuito de potencializar o alcance do projeto, a United Way Brasil tem como objetivo entregar o material educativo a Secretaria Municipal de Assistência Social de Vinhedo.

O Guia de Atividades é um dos resultados do projeto de Formação dos Educadores. “Percebemos que, embora a ONG não seja considerada uma escola, as práticas desenvolvidas com as crianças são extremamente escolarizadas. Essa constatação serviu para compreendermos a necessidade de um guia para ajudar no desenvolvimento de atividades diversificadas com os atendidos da instituição”, diz a formadora.

Em 2015, a United Way Brasil e Avery Dennison realizarão o projeto de Formação de Educadores na instituição Lar Ternura, localizada na região de Campinas.

Nos dois últimos anos, o programa ‘Crescer Aprendendo’, com eixos de atuação direcionados para a educação, já beneficiou mais de 10.500 crianças e 3.300 pais nos dois últimos anos.