Projeto Scholas Occurrentes, iniciativa do Papa Francisco, conta com parceria da United Way

Por Brian Gallagher, presidente da United Way Worldwide, em 09/09/2014

“Eu estava em Roma na semana passada para assinar um Memorando de Entendimento com Scholas Occurrentes, uma iniciativa de educação do Papa Francisco quando ele era bispo de Buenos Aires.

Tive a honra extraordinária de conhecer o Papa Francisco. Ele é um homem incrivelmente acolhedor, aberto e informal, com uma expressão calma e serena. Para ser honesto, não sei se consigo descrevê-lo de forma tão precisa. Estar em sua presença deixa a mente um pouco confusa, mas segura quando o Papa aborda a temática da desigualdade. Além do que, ele também compartilha da nossa crença de poder unir as pessoas por meio de um propósito comum. Neste caso, a de garantir que todas as pessoas tenham a oportunidade de ter uma educação de qualidade.

Nossa parceria tem como foco fazer a conexão das escolas ao redor do mundo para que os alunos e educadores se conectem. O objetivo é possibilitar a troca das melhores práticas como também possibilitar a construção de um relacionamento entre eles para que todas as crianças alcancem o sucesso acadêmico por meio do apoio da comunidade e acesso às oportunidades para as artes e também esportes. O projeto Schola já conecta mais de 200 mil escolas em todo o mundo virtualmente por meio de um aplicativo do Google.

É por meio de parcerias como estas que a rede United Way realmente brilha. Para que este esforço seja bem sucedido, o projeto Schola precisa tanto de uma rede virtual como também do apoio de ‘tijolo e argamassa’. Para isso, eles precisam de organizações e de pessoas de comunidades ao redor do mundo para que se unam por meio de um propósito compartilhado. Isso é o que fazemos todos os dias. A United Way promove o bem comum. Criamos oportunidades para todas as pessoas. E fazemos isso ao convidar pessoas e instituições para fazer a diferença, seja doando tempo e expertise para ações voluntárias ou recursos financeiros para programas e projetos da instituição.

Estamos ansiosos para trabalhar com o projeto Schola nas próximas semanas para explorar meios de construir o conteúdo desta nova parceria. Esta é uma tremenda oportunidade, mutuamente benéfica para aprofundar e ampliar ainda mais o nosso trabalho individual.”