À frente do Instituto General Motors, Pedro Dias fala sobre a importância da parceria com a UWB

Em julho, o Instituto General Motors firmou parceria com a United Way Brasil somando esforços para contribuir efetivamente no resgate da cidadania de jovens de comunidades carentes por meio da educação. Á frente do Instituto GM, o presidente Pedro Luiz Dias fala sobre a importância da parceria com a United Way Brasil.

UWB – Qual a missão do IGM e como a United Way Brasil pode contribuir para o seu fortalecimento? – Quais são as expectativas desta parceria?
O Instituto General Motors – IGM, criado em 1993 e que completou 20 anos em novembro de 2013, é o braço social da General Motors do Brasil na coordenação e incentivo a projetos educativos, culturais, ambientais e filantrópicos nas comunidades próximas às fábricas e instalações comerciais da empresa. A missão do IGM é contribuir efetivamente no resgate da cidadania de jovens e adultos de comunidades carentes por meio da educação, proporcionando-lhe condições para seu desenvolvimento pessoal e sucesso profissional. A parceria com a United Way é uma grande alegria para nós, já que o propósito do IGM é justamente investir em ações que possibilitem o resgate da cidadania e a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda.

UWB- Por que investir no voluntariado e em que contexto está inserido na estratégia do IGM?
Ao desenvolver um projeto de voluntariado, a empresa atende o anseio de muitos dos seus empregados e estimula outros a uma contribuição que ajude vivenciar experiências em que poderá estabelecer vínculos sociais profundos com o outro de forma a melhorar a qualidade d‎e vida nas comunidades.

UWB- Quais benefícios de uma ação voluntária para os funcionários e para a comunidade?
A ação voluntária é uma excelente forma da empresa aproximar seus empregados no diálogo social estabelecendo contatos e obtendo conhecimentos para que possa colaborar de forma mais estratégica e efetiva. A empresa poderá contribuir para a mudança da realidade em que se encontram algumas pessoas.

UWB- Segurança e Família são Valores importantes para a GM. Nesse contexto, como os voluntários podem contribuir para a formação de jovens?
Os conceitos de Segurança e Família estão intrínsecos nos valores da empresa e consequentemente nos nossos empregados, que podem contribuir nas ações de voluntariado.

UWB – Como você entende o papel do líder como um potencializador no engajamento do voluntariado e investimento social privado?
Primeiramente é preciso que o empregado esteja comprometido e engajado com seu trabalho e entenda como a companhia enxerga o mundo, os negócios, os relacionamentos e o seu papel. Entendo que quando o empregado e organização se alinham em suas identidades e valores, cria-se um propósito comum que enseja um nível superior de comprometimento. Com esse conceito, conseguimos potencializar o engajamento do voluntariado.