Gente que Faz: Shirley Soares, 15 anos, aluna da Mentoria UWB

Com 15 anos, Shirley Soares da Silva está focada em aprender como investir financeiramente vale a pena. Ela está entre a turma de 15 jovens que participam da Mentoria de Educação Financeira da United Way Brasil-UWB, realizada em parceria com a Deloitte por meio dos 22 Voluntários Mentores.

Os jovens são atendidos pela ONG Obra do Berço, localizada na zona sul de São Paulo, e a Deloitte é parceira da UWB em prol da educação. “O papel da UWB é conectar os voluntários da área empresarial e o terceiro setor, mobilizando recursos e e direcionando-os às áreas de educação”, diz Paula Pisaneschi, gerente institucional da United Way Brasil.

Grata pela oportunidade de aprendizado, Shirley escreveu um depoimento para a United Way Brasil. “Está sendo muito importante participar da Mentoria ‘Investir Vale a Pena’ que a United Way e a Deloitte estão me proporcionando. Esse curso está fazendo com que eu acredite mais em mim, no meu potencial! Eu não conseguiria absorver essas informações em outros espaços. Tenho certeza que levarei o que estou aprendendo para toda a minha vida. Por fim, agradeço o voto de confiança que a United Way e Deloitte depositaram em mim por meio da Obra do Berço.”

O conteúdo da Mentoria de Educação Financeira se baseia em uma apostila com 12 capítulos, por meio dos quais os jovens aprendem a: organizar contas, poupar, fixar metas de curto e longo prazos, avaliar rentabilidade e medir riscos, além de entender crédito e impostos. Quem participa das aulas recebe dicas de liderança, ética, responsabilidade social, voluntariado e direitos do consumidor. Outro ponto é o planejamento do futuro, a partir de discussões sobre carreira e orientação sobre como investir na formação educacional contínua. Ao fim do curso, os participantes recebem certificados firmados pela United Way Brasil e Deloitte.