Gente que Faz: Fábio Sicone, 25 anos, Voluntário

Uma frase o fez refletir: “A gente deve educar os jovens para não precisar culpar os adultos”. Fábio Sicone, 25 anos, colaborador da DuPont, é voluntário United Way Brasil- UWB. No ano passado, em 2013, Fábio estava cheio de boas intenções para atuar em prol da sua causa pessoal – educar jovens-, mas, não sabia o que fazer. Foi quando viu a oportunidade de participar de uma iniciativa que a DuPont realiza em parceria com a UWB no intuito de beneficiar jovens de baixa renda e proporcionar aos colaboradores o compromisso com o social.

Esse é o segundo ano que Fábio participa do projeto de Mentorias da UWB, no qual o colaborador de empresas parceiras dá aulas para os jovens de organizações sociais. Na DuPont, acontece a Mentoria Student United Way, que tem o nome de Cultivando Cidadãos Teen, no qual desenvolve habilidades empreendedoras nos jovens e os estimula a realizar um projeto que melhore a comunidade sob as temáticas de alimentação, energia e segurança.

Em entrevista, Fábio conta sua experiência como Mentor Voluntário no projeto.

Visto que foi sua primeira experiência em sala de aula com jovens, qual foi a sua sensação?
De acordo com o planejamento de aulas da Mentoria, eu fiquei responsável por falar sobre segurança alimentar, área em que atuo na Dupont. Fiquei nervoso sobre a melhor maneira de transmitir o conceito. Mas depois de alguns momentos de preparação, o conteúdo fluiu de maneira muito natural. Fiquei impressionado como os jovens ficaram interessados, interagiram e fizeram perguntas!

Conta uma situação em que você se surpreendeu com a desenvoltura dos jovens
Eles foram apresentar o projeto que desenvolveram para uma escola e fui junto com eles. Percebi que se empenharam e tinham um material de apresentação muito bom. Mas, por alguns probleminhas técnicos, não conseguiram apresentá-lo. Apesar da decepção, logo encontraram outra forma de passar o conteúdo proposto com o material que tinham disponível. Foi uma ótima oportunidade para vivenciar a necessidade de lidar com imprevistos e de ver a importância de sermos resilientes no mundo corporativo.

E o que te levou a participar novamente do projeto em 2014?
Quero estar mais próximos deles! Na primeira vez, não acompanhei o desenvolvimento do projeto. Agora, quero acompanhar do nascimento da ideia até a implantação. Dei a aula de brainstorming junto a outros voluntários e surgiram muitas ideias boas. Eles já pensaram nos problemas e nos trouxeram as soluções! Foi realmente incrível participar desse momento.

O que você diria sobre essa experiência para um colega de trabalho?
Participe que você vai ficar surpreso com a capacidade que temos de ajudar e a capacidade que eles têm de nos ajudar, e isso com tão pouco do nosso tempo!

Para saber mais sobre o projeto de Mentoria UWB realizado na Dupont, acesse o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=aQEsHeFmlWg