United Way Brasil amplia o diálogo junto à comunidade

A UWB incluiu uma nova iniciativa em seu programa de primeira infância Crescer Aprendendo. Por meio do projeto ‘Escuta das Crianças’, a United Way Brasil pretende ajudar escolas a aprimorarem seu projeto pedagógico por meio de um diagnóstico de necessidades, opiniões e desejos das suas crianças.

O projeto piloto terá duração de 7 meses e será aplicado junto a crianças das CEI (Centro de Educação Infantil) de Ermelino Matarazzo, Jardim São Luís e Parelheiros (São Paulo) e Louveira (Interior SP), com a ajuda de pais, professores e voluntários corporativos. Observadores acompanharão as atividades, que incluem rodas de conversa, oficinas lúdicas e brincadeiras, e farão registros que funcionarão como base para a elaboração de um relatório de recomendações para a escola sob a perspectiva das crianças pequenas.

De acordo com Cristiane Kanashiro, Coordenadora de Programas e Projetos, a iniciativa de escuta da comunidade já têm sido realizadas com sucesso nas United Ways dos Estados Unidos, onde o projeto é direcionado a diferentes atores. “A ideia é começarmos com esse projeto-piloto junto às crianças que já foram beneficiadas por outras iniciativas do Crescer Aprendendo. . Nossa expectativa com processos de escuta é a de sermos mais relevantes e efetivos no atendimento aos beneficiários dos projetos que desenvolvemos, gerando dessa forma maior impacto em nossas ações.”, diz.