Gente que Faz

Na família dele, existia um ciclo vicioso de não estudar, só trabalhar. Ele mais trabalhou que estudou entre os 10 e 15 anos. Com 16 anos, Alex Simão decidiu mostrar para a família que os ganhos da vida poderiam vir de outra forma. Decidiu participar de um curso gratuito de administração e mecânica e após 8 meses, estava como Aprendiz na United Way Brasil, sendo parte da maior rede global de filantropia do mundo. Após um ano e meio de dedicação e muita experiência, Alex vai em busca dos seus sonhos e abraça um novo desafio: ser músico.

Em clima de despedida e desejos de boa sorte, entrevistamos Alex, que deixa de ser colaborador para se tornar um admirador da United Way Brasil. “Sou muito fã do trabalho que fazemos aqui porque sei que são oferecidas muitas oportunidades para os jovens mudar de vida”, diz.

Qual foi o seu estímulo para se dedicar os estudos e não apenas o trabalho?

Queria ter uma vida diferente dos meus pais. Além disso, sou o mais velho de três irmãos. Sabia que precisava ser exemplo e eu estava certo. Desde o momento que decidi que iria investir nos meus estudos, tive muitas conquistas. Entre elas, trabalhar na United Way Brasil, onde tive a oportunidade de conhecer a dinâmica do mercado e diversos profissionais renomados.

A United Way Brasil tem a Missão de melhorar a vida de jovens por meio da educação. Visto que você foi um jovem atendido pela instituição, pode-se dizer que a UWB está cumprindo com a sua Missão?

Sim! Hoje, só tenho condições de ir em busca de um sonho porque a United Way Brasil me deu todo o suporte. Conclui a Mentoria de Educação Financeira na Monsanto e lá aprendi a importância de se planejar financeiramente. Tive a oportunidade de aprender inglês e enriquecer a minha rede de relacionamento com o contato de diversos profissionais que podem me ajudar futuramente. Sinto que as portas estão abertas.

Quais eram os seus sonhos aos 16 anos e hoje, quais são? O que mudou na sua vida?

Antigamente, eu guardava dinheiro para comprar um tênis. Hoje, invisto em uma faculdade de Administração, pago o curso de inglês da minha irmã, ajudo em casa e o próximo objetivo é guardar dinheiro para fazer um intercâmbio no Canadá. Tenho uma perspectiva de futuro mais desenhada e o melhor: sou o exemplo na minha família e agora, todos querem estudar.

A história de Alex é muito parecida com a de tantos jovens atendidos pela United Way Brasil em parceria com ONGs e empresas. Ele estava em uma organização social, participou de uma Mentoria, foi Aprendiz, tornou-se estagiário e hoje, sonha grande. Acompanhar essa trajetória é ter a certeza que provocamos mudanças na vida de muitos jovens.