Entrevista com Fernando Paiva

A primeira entrevista do ano destaca a relação de longo prazo de Fernando Paiva, CFO da Otima, com a United Way Brasil. Foram 13 anos de dedicação e muito trabalho em prol das comunidades. Em 2004, foi presidente da instituição e a partir de 2006, tornou-se membro do Conselho. Em entrevista, Paiva contou sobre sua atuação como Conselheiro e importância da United Way Brasil, que ajudou a fundar em 2001, junto a um grupo de líderes de grandes corporações.

Como teve início sua relação com a United Way Brasil?

Em 2001, eu trabalhava na Rohm and Haas. Nesse ano, a empresa uniu-se à Dupont, P&G e AES Eletropaulo, Morgan Stanley, entre outras, abrindo suas portas para receber o primeiro escritório da United Way no Brasil. Nessa época, o conceito de responsabilidade social ainda não era tão difundido. Existia a noção de doação, filantropia e atividades isoladas, mas não programas de voluntariado organizados e sistêmicos.

No período de 2004 a 2006, assumi como presidente da United Way Brasil. Nessa época realizamos muitas atividades e iniciativas de voluntariado junto às ONGs parceiras, com contribuições financeiras e compartilhamento de conhecimento em prol da comunidade. Pouco depois deixei o país e no meu retorno, em 2009, assumi como membro do conselho da United Way Brasil.

Como atua o conselho da UWB?

O conselho é formado por um presidente e entre seis a doze conselheiros. Trata-se de um grupo multidisciplinar de especialistas em áreas como finanças, planejamento estratégico, negócios, marketing, comunicação, entre outras, que se reúnem para promover o desenvolvimento da ONG e contribuir para seus processos decisórios. Como membro do conselho, ao longo desses 13 anos, tive o privilégio de conviver com muitos talentos.

Porque as empresas devem apoiar a organização?

Nem toda empresa possui conhecimento em voluntariado ou uma equipe dedicada para fazer a ponte com a comunidade. Além disso, em megalópoles como São Paulo, muitas pessoas têm dificuldade de se dedicarem de forma ativa e regular para a doação de recursos financeiros, de tempo, de conhecimento… Isso porque suas agendas são muito complicadas e elas não sabem por onde começar.

A United Way Brasil aproxima empresas e comunidade de maneira séria e competente, de modo que as pessoas tenham oportunidades de voluntariado com segurança e todo o apoio necessário. Ela é pioneira nesse formato de atuação que facilita muito a execução das atividades.