Celebrar o voluntariado com ações que apresentam resultados

Em comemoração ao Dia Internacional do Voluntário, a United Way Brasil realizou junto a Ecolab uma ação especial com as crianças do CEPAC- Associação para Proteção das Crianças e Adolescentes, no dia 4 de dezembro, em São Paulo. Durante todo o período da tarde, as crianças estiveram imersas em diversas brincadeiras, jogos e atividades lúdicas que foram proporcionadas pelos 13 voluntários da Ecolab.

O voluntário Rafael Cerencovich afirmou que atuar com projetos sociais é um benefício mútuo, pois, além de contribuir com o desenvolvimento dos adolescentes, os mesmos podem ajudar a enxergar algumas situações de outras maneiras, mostrando que a vida não é tão complicada como pensamos. “Outra situação que despertou bastante minha atenção foi o espírito competitivo construtivo. Eles trabalhavam muito bem em equipe, o que trouxe resultados bem positivos para todos. Esse sentimento de equipe deveria estar mais presente em nossas vidas.”, afirmou Rafael.

Já no dia 06 de dezembro, a United Way Brasil apresentou aos funcionários da Ecolab Suzano, o resultado do projeto ‘Brincar e Alimentação Saudável’, realizado durante os anos de 2012 e 2013, na EMEIF José Francisco Alves. Entre os ganhos da ação, foi constatado uma otimização do tempo de brincar na educação infantil. Após a implementação do projeto, as crianças passaram a brincar 60% a mais. Ainda nesse mesmo dia, os funcionários da Ecolab Suzano realizaram piquenique e brincadeiras no parque com as crianças da instituição.

Simonia Santos, que participou da atividade como voluntária, afirma que só tem a agradecer e que espera ter contribuído para o desenvolvimento e a personalidade nos aspectos físico, intelectual, afetivo e moral dessas crianças. “Como diz Paulo Freire, nenhum professor passa por seus alunos sem deixar a sua marca. Nenhuma dessas crianças passaram pelos voluntários sem deixar a sua marca”, fala Simonia.

São iniciativas sociais como essas, realizadas com planejamento, acompanhamento e resultados, que são capazes de transformar condições aparentemente difíceis em ações voltadas para a redução da pobreza e desigualdade social no Brasil.