Jovens de Ribeirão Preto impactam comunidades com iniciativa verde

Conscientização ambiental de porta em porta e distribuição de mudas de árvores foram as iniciativas escolhidas para o trabalho de conclusão de mentorias dos estudantes do Student United Way em Ribeirão Preto. Sob a orientação de voluntários da 3M Ribeirão Preto, 10 jovens entre 15 e 17 anos – aprendizes da empresa provenientes da ONG Corassol – planejaram a ação de serviço à comunidade e conquistaram o apoio da prefeitura local.

Idealizado em meados de maio até outubro deste ano, o projeto foi executado ao longo de três sextas-feiras, nas quais os jovens percorreram nos bairros de Ribeirão Preto, orientando os moradores sobre a importância da conservação do meio ambiente e distribuindo mudas aos interessados em contribuir para bairros mais verdes. Ao todo, 130 mudas de árvores de pequeno e médio portes foram distribuídas.

E o exercício da cidadania não parou por ai. Os jovens também prepararam um teatro para conscientizar crianças de uma creche sobre a importância da preservação ambiental. A apresentação foi realizada durante a reunião pedagógica da instituição, alcançando 200 pessoas, entre crianças, professores e pais. A formatura dos estudantes acontece no dia 1 de novembro.

Também chamado Ser a Mudança, o Student United Way Brasil tem o propósito de despertar o espírito empreendedor nos jovens, para que se tornem agentes de mudança nas comunidades onde vivem. Os voluntários, funcionários das empresas parceiras da United Way Brasil, recebem um treinamento e, em seguida, começam a ministrar as aulas. O conteúdo é transmitido em 11 encontros semanais que contemplam temas como brainstorming, gestão de risco, orçamento, desenvolvimento de serviço, comunicação e prática do projeto. Durante esse período, os jovens são incentivados a pensarem em necessidades reais das comunidades onde vivem para que, ao final dos encontros, com o auxílio dos voluntários, possam construir e viabilizar seus projetos.