Dupont apoia no desenvolvimento de projetos junto com jovens de Barueri a mobilizarem sua comunidade em torno de temas globais

Alimentação, proteção (água) e energia são três grandes desafios globais enfrentados na atualidade. Levar à reflexão acerca do consumo consciente dos alimentos, bem como do uso racional dos recursos hídricos e energéticos foi o objetivo dos jovens do CEPAC – Associação para Proteção das Crianças e Adolescentes, em seu projeto de conclusão de mentorias do Programa Cultivando Cidadãos Teen, da Dupont.

Realizado em parceria com a United Way Brasil, o Cultivando Cidadãos Teen, adaptação do Student United Way Brasil, tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens, para que eles se tornem agentes de mudança nas comunidades onde vivem. A iniciativa mobilizou 35 voluntários da Dupont, no período de julho a outubro deste ano, para ministrarem a cerca de 40 jovens assistidos pelo CEPAC aulas que incluíram temas como gestão de risco, planejamento financeiro, comunicação e marketing.

Como parte de seu trabalho de conclusão de mentorias, os jovens do CEPAC desenvolveram um projeto com três frentes de atuação: alimentação, energia e proteção. Sob a orientação dos voluntários da Dupont, a iniciativa tem beneficiado escolas públicas e uma instituição filantrópica, a GOAS, todas da região de Barueri, onde CEPAC e Dupont se localizam. Para tratar do tema alimentação, os jovens mobilizaram empresas da região e o próprio público do CEPAC para que doassem materiais para reciclagem à GOAS.

Por meio da venda dos materiais, a instituição obtém recursos financeiros que são destinados à compra de alimentos para famílias assistidas pela organização. Já os assuntos energia e água foram levados a alunos do ensino fundamental de escolas públicas, por meio de brincadeiras, palestras e distribuição de materiais educativos, produzidos pelos próprios jovens, com o apoio da Sabesp e da AES Eletropaulo.

Para Fabrício Tintiliano, 17 anos, um dos estudantes engajados no projeto, a experiência resultou em grata surpresa. “É uma grande honra ter participado dessa aventura, isso mesmo, aventura. Acredito que cada jovem que participou da elaboração desse projeto jamais tinha imaginado que teria essa chance de poder ajudar as pessoas, ou melhor, as pessoas da própria comunidade.”