Projeto Student United Way completa dois anos no Brasil

Semear agentes de mudança para colher um mundo melhor. É esse o ponto focal do Projeto Student United Way, uma das principais iniciativas da organização para o público jovem, que em 2013 completa seu segundo ano de vida no Brasil.

Também chamado Ser a Mudança, o Student United Way Brasil tem o propósito de despertar o espírito empreendedor nos jovens, para que eles se tornem agentes de mudança nas comunidades onde vivem. O programa teve início nos Estados Unidos, onde mobiliza universitários para o desenvolvimento de projetos de transformação social. No Brasil, a metodologia foi trazida pelo líder voluntário Rafael Volpe e adaptada por voluntários da PwC de Sorocaba para aplicação a jovens de escolas públicas do ensino médio.

Os voluntários, funcionários das empresas parceiras da United Way Brasil, recebem um
treinamento e, em seguida, começam a ministrar as aulas. O conteúdo é transmitido em 12
encontros semanais que contemplam temas como brainstorming, gestão de risco, orçamento, desenvolvimento de serviço, comunicação e prática do projeto. Durante esse período, os jovens são incentivados a pensarem em necessidades reais das comunidades onde vivem para que, ao final dos encontros, com o auxílio dos voluntários, possam construir e viabilizar seus projetos.

Para Flávia Bellaguarda, consultora de projetos da United Way Brasil, trata-se de uma iniciativa desafiadora para todos os envolvidos. “É um projeto desafiador, pois depende da vontade dos jovens de querer ser a mudança na comunidade em que vivem. Essa vontade é despertada pelo grupo de voluntários, que acredita que os jovens têm potencial para serem agentes de mudança. A mudança nos jovens é nítida ao longo do processo, pois eles “colocam a mão na massa” e descobrem que é possível dar o primeiro passo para realizar sonhos. Todo o processo é apaixonante, pois, a cada projeto finalizado, criam-se novos voluntários e novos agentes de mudança.”

Desde seu lançamento no país, o Student United Way Brasil já engajou mais de 400 pessoas, entre jovens e voluntários das empresas PwC, 3M, Bombardier, DuPont, Monsanto e Votorantim. Dentre as iniciativas realizadas, estão arrecadação de alimentos e insumos para organizações, campanhas de conscientização, limpeza e revitalização de áreas públicas.