Investir Vale a Pena certifica os primeiros formandos de 2013

No dia 13 de julho, aconteceu a formatura dos 35 jovens alunos do Programa Investir Vale a Pena – IVP. Realizado em São Paulo, o evento contou com a presença de alunos e voluntários e conferiu homenagens a ambos os grupos.

A formatura teve início com o depoimento de André Lima, voluntário da PwC, que agradeceu aos jovens a oportunidade de aprender ao ensinar no IVP. A seguir, dois formandos relataram sua experiência com o curso, incluindo mudança de postura e de percepção sobre a oportunidade de se desenvolverem.

Para André, é extremamente gratificante participar do IVP. “Durante o projeto, vi jovens que buscam mudar suas vidas. Eles estudam em escolas tradicionais, buscam aulas de reforço ou de capacitação nas ONGs que participam do projeto (Pro-Morato e CEPAC); alguns deles trabalham e, todos os sábados, durante 12 semanas, dirigem-se para a Barra Funda, que é relativamente longe de suas residências, apenas para estudar. A minha compreensão sobre estes jovens é que não se trata apenas de estudar, mas acredito que eles buscam algo a mais na sua vida, querem ir mais longe”, diz.

Os jovens receberam não apenas o certificado como também um exemplar do livro “Jovens Falcões”, que conta 14 histórias reais de jovens brasileiros que do nada chegaram a tudo, demonstrando o grande potencial criativo da juventude de nosso país.

Para Jessica Regina, voluntária da PwC, a experiência com o IVP a ajudou a melhorar habilidades pessoais e a estreitar laços com as pessoas. “Eu nunca tinha participado de um programa de voluntário voltado para a educação, mas sempre tive vontade de dar aula. Essa foi a minha primeira experiência e foi maravilhosa, pois, além de ensinar as matérias, eu aprendi a ouvir mais, a ser mais paciente e também a melhorar meu relacionamento com as pessoas. Desenvolvi uma amizade muito bacana com os alunos e, no dia da formatura, essa amizade ficou bem clara para mim, ao receber muito carinho durante o evento.

O programa de educação financeira Investir Vale a Pena tem como objetivo desenvolver habilidades e competências de jovens de 16 a 25 anos nas áreas de liderança, empreendedorismo e finanças pessoais. Desde maio de 2013, o programa passou a contemplar também um módulo prático sobre mercado de trabalho, com orientação profissional e para produção de currículo, além das atividades práticas – simulação de entrevista e de dinâmicas de grupo.